Últimas

4 dicas para estimular a criatividade no ambiente escolar

União de criatividade e tecnologia em conjunto a um plano educacional estruturado pode ajudar na personalização dos processos de aprendizagem em sala de aula

Guilherme Camargo, CEO da Sejunta
Divulgação
 

A educação pode ser um importante elemento para o desenvolvimento da criatividade na vida acadêmica de diversos alunos ao longo dos anos. A Sejunta - startup de tecnologia e educação que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino, proporciona, por meio de parcerias com colégios, que a tecnologia se torne aliada deste processo.

A seguir, Guilherme Camargo, CEO da Sejunta, traz quatro pontos fundamentais para o estímulo à criatividade dos alunos:

1) Estruturação de projeto

As escolas devem ter estruturas pedagógicas e tecnológicas para que o processo de criatividade seja  algo cada vez mais natural no ambiente escolar. Metodologias e planos de ensino devem fazer parte do planejamento educacional como estratégias para essas finalidades.

“As escolas devem adotar um conjunto de estratégias que despertem o potencial criativo dos alunos, utilizando metodologias ativas que estimulem a criatividade, com auxílio da tecnologia, como potencializador deste processo”, explica Guilherme Camargo.

2) Tecnologia como aliada à criatividade para resolução de problemas

A utilização dos iPad em sala de aula, auxilia no uso da criatividade para a resolução de problemas de diversas maneiras. Os aplicativos presentes ajudam o aluno a criar e percorrer uma própria trilha de conhecimento, a partir do tema abordado pelo professor em sala de aula. 

Por exemplo, ao lecionar uma aula sobre história ocidental, o educador pode desafiar os alunos a produzirem jornais sobre o tema, com o auxílio do iPad. A partir disso, os jovens podem utilizar dos diversos recursos educacionais que a ferramenta proporciona, para criar diversos projetos com auxílio de fotos e vídeos, e compartilhar com os demais alunos, o processo criativo que o levou aquela específica resolução.

Além deste fator, jogos, programação e criação de conteúdo estão disponíveis dentro dos iPad, o que pode tornar uma aula básica de matemática ou física em situações mais interessantes para os alunos explorarem diversas resoluções dos conteúdos.

3) Importância do estímulo à criatividade desde cedo

O estímulo da criatividade, praticado desde cedo, ajuda não só o desenvolvimento acadêmico, mas também o pessoal dos educandos. A resolução de problemas complexos por meio da criatividade, pode apresentar caminhos inesperados e soluções diversificadas.

As maneiras de estimular a criatividade nos pequenos podem ser variadas. Desde o uso de brincadeiras até a exploração de novos ambientes, com o intuito de que além de se divertir, a criança passe a raciocinar criativamente as soluções dos problemas encontrados.

Passeios culturais a museus, parques, bibliotecas, teatros, cinemas e outros locais devem fazer parte da vida das crianças, o que ajudará na criação de um indivíduo mais criativo a partir de toda informação recebida de diversas maneiras, não apenas dentro da escola.

4) Papel dos educadores no processo de criatividade

Parte fundamental do processo de estímulo à criatividade são os professores. São eles que executam metodologias e planejamentos, para que os alunos possam desenvolver projetos em sala de aula.

Por isso, a estruturação e planejamento escolar são importantes, para o auxílio e diretrizes dos educadores em sala de aula. “Não basta ter apenas a tecnologia ou apenas a metodologia, a junção dos dois ao planejamento escolar é o que pode fazer os alunos resolverem problemas de maneira criativa”, afirma o especialista.

O auxílio da tecnologia é ponto fundamental para a criação de soluções que estimulem o uso da criatividade por parte dos alunos e o educador deve criar um ambiente com troca de informações constante, a fim de ouvir e ajudar os estudantes na resolução dos problemas apresentados.

 

Sobre a Sejunta

Apaixonados pela transformação digital e oportunidades que a tecnologia pode trazer para instituições educacionais. A Sejunta foi criada para transformar escolas com metodologias integradas com tecnologias Apple para educação e foi reconhecida como Apple Authorised Education Specialist no Brasil por conta dos projetos em educação que desenvolveu. Saiba mais em https://sejunta.com.br/educacao

Nenhum comentário