Inovação na Educação: o que mais há a fazer?
Passamos por um período muito desafiador nos últimos dois anos devido às mudanças de metodologia de ensino que a pandemia impôs.
Da noite
para o dia, tivemos que aprender a trabalhar de uma forma muito diferente, as
escolas tiveram que muito rapidamente implementar sistemas de videoconferência
para aulas on-line, os professores aprenderam em tempo recorde a operar esses
sistemas e os alunos e seus pais criarem dentro de casa condições para assistir
essas aulas.
Foi uma
inovação que, provavelmente, aconteceria de forma gradual, feita muito
rapidamente, onde aconteceriam erros e acertos, como já era previsto numa
situação emergencial.
Essa
inovação foi importante, mas não podemos parar por aí. A educação está em
constante evolução. Do retroprojetor aos projetores, da lousa com giz às lousas
eletrônicas, da sala de atividades ao espaço Maker, estamos em constante busca
de novidades que auxiliem no aprendizado.
Uma
tecnologia que vem crescendo de forma exponencial dentro do setor educacional é
a Impressão 3D.
Essa
tecnologia auxilia os professores, dando-lhes objetos ligados à sua disciplina
produzidos na própria escola. Ela ensina os alunos a desenhar em 3D para
resolver problemas propostos.
Entre
alguns dos benefícios de utilizar a Impressão 3D, podemos citar:
· Mostrar
ao aluno um objeto com proporções e detalhes que uma foto ou desenho não
mostra;
· Impactar
o aluno com objetos que ele não imaginaria ver em sala de aula, prendendo assim
sua atenção;
·
Desenvolver a criatividade e raciocínio lógico, dando-lhes problemas reais para
serem resolvidos;
· Aprender
errando, ajustando e acertando;
· Fazer o
aluno se sentir capaz;
· Encurtar
a distância entre o aprendizado a vida profissional;
· Mostrar
aos pais que inovação e tecnologia fazem parte do programa da escola.
Quando se
trata de educação, todo projeto a ser implementado deve ser muito bem
planejado. Para ter um planejamento perfeito, deve-se levar em conta a
qualidade da impressora, capacitação da equipe e garantia de manutenção do
equipamento.
*João Alexandre Macluf, pai de 4 filhos, formado pela Escola Senai Suíço-Brasileira em Mecanica de Precisão, começou seus estudos em engenharia na Unip, mas migrou para Análise de Sistema na Fasp. Fez diversas especializações, inclusive em 3D, na Makerbot, em Nova Iorque. É diretor da 3D Delta, divisão de impressão 3D da Delta Informática.
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