Aeroporto Internacional de Belo Horizonte completa 38 anos
História
mostra a transformação pela qual o terminal passou, sobretudo na gestão da BH
Airport, o que o torna pronto para receber 10 milhões de passageiros em 2022
Crédito: Divulgação BH
Airport
Belo
Horizonte, março de 2022 – Fundado em 28 de março de 1984, o
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte celebra, nesta segunda-feira, 38
anos. Ao longo desse período, o terminal se fortaleceu como porta de entrada do
Estado, assim como ampliou o seu papel no desenvolvimento socioeconômico da
região. Nos últimos sete anos, período em que está sob a concessão da BH
Airport, o aeroporto viveu uma fase de transformação. Os investimentos em
infraestrutura e na modernização das instalações foram superiores a R$ 1
bilhão. O aeródromo ganhou em conectividade e em movimentação de passageiros.
E, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos, a
expectativa é chegar, em 2022, a fluxo de 10 milhões de pessoas.
“É preciso
valorizar toda a história do aeroporto. Minas Gerais está no centro do país,
tem uma localização estratégica e conta, hoje, com um equipamento cada vez mais
inovador, sustentável e eficiente para conectar o Estado com o mundo. Durante
esses 38 anos, muitas foram as mudanças realizadas e, desde que assumimos a
concessão, tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para elevar o
patamar dos serviços prestados a passageiros, visitantes e comunidade
aeroportuária. Os desafios foram intensos, mas os resultados mostram que
estamos no caminho certo. Em 2020, fechamos o ano com 4,8 milhões de
passageiros. No ano passado, foram cerca de 7 milhões e, agora, caminhamos para
novo crescimento”, avalia Kleber Meira, CEO da BH Airport.
Todos os
investimentos realizados até o momento contribuíram para que o aeroporto se
tornasse referência nacional e internacional. Durante a concessão, foi
construído o Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e
ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano. Essa
infraestrutura possibilitou a atração de novos voos, tanto domésticos como
internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros.
No final do
ano passado, foi dado início ao projeto de modernização do Terminal de
Passageiros 1, o que demandará recursos da ordem de R$ 100 milhões. Nas obras
estão previstas a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos
e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e
portões de embarque. O objetivo é oferecer ainda mais conforto e comodidade aos
usuários e também ampliar o mix de lojas.
“Quando
você olha rapidamente para o passado e para o aeroporto hoje, vê claramente que
temos um equipamento moderno, eficiente, que atende as necessidades dos
usuários. Do terminal, nos conectamos diretamente a 50 aeroportos, sem
necessidade de nenhuma conexão aérea, entre destinos domésticos e
internacionais. Recebemos novamente a Certificação de Saúde da ACI, o que
comprova a nossa preocupação com a segurança das pessoas em tempos de pandemia.
Além disso, temos o Selo Verde, o que também demonstra o nosso compromisso com
as práticas globais de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance - Governança
Ambiental, Social e Corporativa). Tudo isso reflete no mercado e
também na avaliação dos passageiros”, avalia o CEO da BH Airport.
O melhor
aeroporto do Brasil
Nesta
segunda-feira, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte participa da edição
2022 do Prêmio Aeroportos + Brasil. O terminal está entre os finalistas por
estar entre os mais bem avaliados pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro ao longo
de 2021.
Nos
levantamentos, realizados pelo Ministério da Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria Nacional de
Aviação Civil, o aeroporto permaneceu entre os melhores. Foram
registrados resultados favoráveis em diversos aspectos, como limpeza geral,
inspeção de segurança, processo de check-in, bem como em conforto da sala de
embarque.
Inaugurações refletem na experiência do
passageiro
De olho na experiência dos passageiros e
visitantes, o aeroporto inaugura também hoje a Passarela Mineira, uma área de
convivência, localizada ao lado da Starbucks, no primeiro pavimento.
Futuramente, esse espaço será ponto de conexão com outras áreas do aeroporto.
Para completar, neste dia 28, será lançado o
retrofit dos sanitários localizados em frente ao check-in 1. Em fevereiro, já
havia sido entregue a reforma dos banheiros localizados em frente ao check-in
2. Com as obras, os sanitários ganharam um
novo conceito visual com troca de itens, como iluminação, torneiras, espelhos,
sanitários, lixeiras, papeleiras, bem como a inserção de um espaço
instagramável para que os usuários possam garantir um clique do seu aerolook.
Com essas conclusões, está prevista a modernização de outros sanitários pelo
saguão.
Malha aérea em expansão
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
está atento em ampliar a sua conectividade nacional. No dia 27 de março,
começaram as operações das novas rotas da Latam para Vitória, no Espírito
Santo, e Curitiba, no Paraná. A primeira contará com 14 frequências semanais e
a segunda dez frequências semanais.
“Estamos em um momento de alta gradual da
movimentação de passageiro e atentos as necessidades dos passageiros. O lançamento
de novas rotas pelas companhias aéreas é sempre uma oportunidade de oferecer
mais conectividade e impulsionar ainda mais o aumento de voos. Certamente,
essas duas conexões da Latam para Vitória e Curitiba vão atender os mineiros”,
conclui o CEO da BH Airport.
Aeroporto em números
- Capacidade para operar 32 milhões de passageiros
por ano;
- 26 pontes de
embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
- 9 esteiras
para devolução de bagagens;
- 17 canais de
inspeção de passageiros;
- 27 elevadores
e 14 escadas rolantes;
- 4.625
vagas de estacionamento;
- 44 posições
para aeronaves;
- 70 toneladas/ano
de capacidade atual de carga;
- 40% dos
passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo
Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo
CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América
Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o
principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo,
além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na
gestão de aeroportos no Brasil.
Nenhum comentário