Com nova estratégia, VOA Hotéis se prepara para 1ª rodada de investimentos
A startup já tem em sua carteira nomes como o
Hotel Nacional, com 413 apartamentos.
RIO DE JANEIRO, MARÇO
DE 2022 - No
início, o objetivo era elevar os resultados de hotéis independentes de pequeno
e médio porte. Agora, dois anos depois de sua estreia no mercado e com 85
empreendimentos em seu portfólio, a VOA Hotéis muda de estratégia de
crescimento, mirando em propriedades maiores, e se prepara para sua primeira
rodada de investimentos da série A. A startup fundada por José Eduardo
Mendes já tem em sua carteira nomes como o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro,
com 413 apartamentos. Com a absorção de estabelecimentos nesse perfil, a rede
online percebeu que os mesmos têm mais dificuldades, pois os custos são mais
altos.
O segmento entrou,
então, no radar da empresa, que está focada em abraçar praças com
empreendimentos de porte grande e médio que necessitam de força comercial,
distribuição e tecnologia. Desta forma, os times da rede estão em fase de
prospecção em mercados como Natal, Fortaleza e Bahia. “Vamos voltar
nossa atenção ao Nordeste para abrir novas frentes e incorporar mais hotéis da
região. No Sudeste, já temos um portfólio considerável, mas também queremos
expandir, assim como no Sul, em praças como Curitiba, Foz do Iguaçu e
Florianópolis”, revela Karol Garrett, head Comercial, de Distribuição e
Performance da VOA.
Além do time comercial
e do trabalho de gerentes regionais, a rede aposta em parcerias com entidades,
como as ABIHs estaduais e secretarias de Turismo. “As ABIHs de Goiás, São
Paulo e Rio têm nos ajudado em âmbito institucional, pois acreditam em nosso
modelo de negócio. Também estamos trabalhando com a Secretaria de Turismo de
Minas Gerais”, afirma a executiva.
No dia 22 de março, a
VOA promoverá um evento em Goiânia, a convite da ABIH-GO. O objetivo é levar
capacitação aos hoteleiros da região, exaltando os potenciais de distribuição
para o faturamento dos hotéis, trazendo cases da VOA.
Novos
planos, novas medidas
Para 2022, a rede está
focada nos grandes e médios hotéis, mas continuará atuando com os pequenos
hoteleiros e se diz aberta a eles. Os planos são de chegar a 250
empreendimentos sob gestão da rede. Buscando alcançar novos números, a VOA
optou por realizar flexibilizações em seus modelos de negócio. Por exemplo, a
startup retirou a multa para rescisão de contrato, buscando atuar de forma mais
leve com seus parceiros. Além disso, eliminou a obrigatoriedade da padronização
das propriedades, que passa a ser opcional.
Balanço
Após um 2021 em que
recuperou os danos causados pela pandemia, as apostas para 2022 da VOA são de
um ano promissor. No ano passado, a maior parte de sua fase ultrapassou os
resultados de 2019, salvo algumas exceções. “Estamos com a mesma sensação do
início de 2020, quando tivemos janeiro e fevereiro com ótimos resultados.
Conseguimos igualar a taxa de defasagem dos hotéis frente aos níveis
pré-pandêmicos”.
A startup alcançou
ótimos resultados desenvolvendo um trabalho forte de distribuição em
localidades como interior paulista e Região dos Lagos, no Rio, e centro-oeste.
Segundo Karol, um hotel de Bonito (MS) chegou a crescer 226% em faturamento
entre janeiro de 2021 e 2022.
Nesse mesmo período, a
VOA Hotéis elevou sua capacidade de distribuição em 100% em canais que
convertem vendas — o que ajudou a empresa a atingir níveis tão altos. No início
do ano passado, a startup atuava com 135 canais com vendas, número que subiu
para 280.
Grandes mudanças,
grandes negócios. A VOA se encontra pronta para subir mais um degrau. Prestes a
participar de uma rodada de investimentos de série A, a estimativa é crescer 10
vezes, assegurando seus principais pilares: tecnologia e inovação.
“Ao contrário de muitas startups, ainda não entramos em rodadas de captação, mas estamos iniciando este processo para chegar a um novo patamar. Nesses dois anos, recuperamos os prejuízos e estamos gerando caixa, com uma operação sustentável que traz valor aos hotéis”, finaliza Karol.
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