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DIA DO CONSUMIDOR: conquiste seu cliente nas redes sociais todos os dias

Com os brasileiros ficando quase quatro horas por dia conectados às plataformas digitais, negligenciar seu poder para estreitar relacionamento com o cliente é quase que um crime de estratégia

Redes sociais trouxeram mais poder aos consumidores, porém mas oportunidades para empresas estreitarem relacionamento com clientes
Divulgação

Segundo a edição de 2022 do Digital Global Overview Report, relatório publicado anualmente pela plataforma Hootsuite em parceria com a We Are Social, em 2021 as pessoas passaram, em média, 6h58m conectadas à internet, desse tempo 2h27m foram dedicados à navegação nas redes sociais. No Brasil, esse tempo de conectividade no ano passado foi ainda maior: 10h19m (o 3º maior no mundo), dos quais 3h41m (o 6º maior do mundo) foram de acesso às redes sociais. 

Portanto, negar ou negligenciar a importância da presença de uma marca nas redes sociais chega ser quase que um crime estratégico para uma empresa. Por isso, neste 15 de março, Dia do Consumidor, é bom lembrar que ele tem um poder até então nunca imaginado. 

Ao mesmo tempo, segundo explica a publicitária Tauhana Porto, diretora da agência Prosa Marketing, as redes sociais também trouxeram para as empresas, novas e infinitas possibilidades de estreitar relacionamentos e fortalecer a marca junto aos mercados. “Se antes as marcas precisavam elaborar campanhas caríssimas, impactando os consumidores com propagandas milionárias, hoje você precisa conquistar seu cliente todos os dias, com ações menores, mas contínuas, como postar um vídeo engraçado no Instagram ou Tik Tok, ou divulgar um conteúdo interessante no FaceBook ou YouTube”, afirma Tauhana.

Entre os clientes atendidos pela publicitária está a Marajoara Laticínios, grupo comandado pelo empresário André Luiz Rodrigues Junqueira. Ele conta que, embora a empresa tivesse um trabalho básico de marketing e relacionamento com o cliente, percebeu que ao entrar com sua marca em outros estados seria necessário um trabalho diferente de fortalecimento da mesma nas plataformas digitais. "Às vezes seu produto ou marca até consegue penetrar num determinado mercado, mas para se manter é difícil. É aí que acredito que as ações de marketing e comunicação ajudam muito”, avalia o empresário.

Poder e liberdade
Com a internet, segundo explica Tauhana, além de ter mais poder para expor sua opinião e preferências, o consumidor também passou a ter mais liberdade. “Os tempos mudaram. Hoje, ninguém mais quer ser interrompido por propagandas enquanto navega em um site ou assiste à TV; ou então receber uma ligação de telemarketing enquanto está na correria do dia. Por isso, hoje, essa abordagem das empresas precisa ser de forma mais livre e criativa”, analisa a publicitária.

Dentro desse diverso ambiente das redes sociais, para fortalecer a marca e estreitar relacionamentos com consumidores, uma das principais estratégias de marketing que muitas empresas têm lançado mão é o Inbound Marketing, em uma tradução para o português, “marketing de atração".

Trata-se de um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado, de acordo com o que a pessoa busca na internet. Um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade — como postagens em blogs e em redes sociais, vídeos etc. — para trazer as pessoas certas à sua empresa.

Case
Tauhana conta que a Marajoara é um case interessante entre seus clientes já que a marca tem investido na elaboração de diversos tipos de conteúdo trabalhados em diferentes tipos de mídias e plataformas sociais nos últimos três anos. “Parcerias com chefs e confeitarias para vídeos de receitas, E-books de receitas gratuitos, programas de capacitação para microempreendedores e até o uso do humor para fortalecer a marca e sua origem goiana, foram usados como estratégias para atrair e manter clientes”, conta.

A publicitária cita como exemplo o projeto Casa de Bolos, lançado em 2020 pela indústria de alimentos. A iniciativa, que ainda segue disponível internet, consiste num programa de capacitação on-line para pequenos confeiteiros e microempreendedores da área de alimentação, que além de acesso a sugestões de receitas que podem ser facilmente comercializadas, ensina aos seus participantes como organizar o negócio explicando conceitos como fluxo de caixa e precificação de produtos. “Só com o E-book que montamos para esse programa, conseguimos levantar um lead de 5 mil pessoas. Ou seja, cinco mil pessoas que passaram a ter um relacionamento profundo e muito rico com a marca”, pontua Tauhana.

De acordo com André Luiz Rodrigues Junqueira, o objetivo específico dessa campanha do Casa de Bolos era fomentar especialmente as vendas do leite condensado Marajoara, hoje o carro-chefe da marca. “Queríamos atingir especialmente os pequenos confeiteiros ou pessoas que fazem doces para vender como uma forma de renda extra e isso nos ajudou muito. Hoje, por exemplo, somos a primeira marca de leite condensado em volume consumido nas regiões Norte e Nordeste do País e somos também a segunda na Grande São Paulo, um mercado que entramos há pouco tempo”, relata o empresário.

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