DIA DO CONSUMIDOR: conquiste seu cliente nas redes sociais todos os dias
Com
os brasileiros ficando quase quatro horas por dia conectados às plataformas
digitais, negligenciar seu poder para estreitar relacionamento com o cliente é
quase que um crime de estratégia
Redes sociais trouxeram mais poder aos
consumidores, porém mas oportunidades para empresas estreitarem relacionamento
com clientes
Divulgação
Segundo a edição de
2022 do Digital Global
Overview Report, relatório publicado anualmente pela plataforma
Hootsuite em parceria com a We
Are Social, em 2021 as pessoas passaram, em média, 6h58m conectadas
à internet, desse tempo 2h27m foram dedicados à navegação nas redes sociais. No
Brasil, esse tempo de conectividade no ano passado foi ainda maior: 10h19m (o
3º maior no mundo), dos quais 3h41m (o 6º maior do mundo) foram de acesso às
redes sociais.
Portanto, negar ou negligenciar a importância da presença de uma marca nas
redes sociais chega ser quase que um crime estratégico para uma empresa. Por
isso, neste 15 de março, Dia do Consumidor, é bom lembrar que ele tem um poder
até então nunca imaginado.
Ao mesmo tempo, segundo explica a publicitária Tauhana Porto, diretora da
agência Prosa Marketing, as redes sociais também trouxeram para as empresas,
novas e infinitas possibilidades de estreitar relacionamentos e fortalecer a
marca junto aos mercados. “Se antes as marcas precisavam elaborar campanhas
caríssimas, impactando os consumidores com propagandas milionárias, hoje você
precisa conquistar seu cliente todos os dias, com ações menores, mas contínuas,
como postar um vídeo engraçado no Instagram ou Tik Tok, ou divulgar um conteúdo
interessante no FaceBook ou YouTube”, afirma Tauhana.
Entre os clientes atendidos pela publicitária está a Marajoara Laticínios,
grupo comandado pelo empresário André Luiz Rodrigues Junqueira. Ele conta que,
embora a empresa tivesse um trabalho básico de marketing e relacionamento com o
cliente, percebeu que ao entrar com sua marca em outros estados seria
necessário um trabalho diferente de fortalecimento da mesma nas plataformas
digitais. "Às vezes seu produto ou marca até consegue penetrar num
determinado mercado, mas para se manter é difícil. É aí que acredito que as
ações de marketing e comunicação ajudam muito”, avalia o empresário.
Poder e liberdade
Com a internet, segundo explica Tauhana, além de ter mais poder para expor
sua opinião e preferências, o consumidor também passou a ter mais liberdade.
“Os tempos mudaram. Hoje, ninguém mais quer ser interrompido por propagandas
enquanto navega em um site ou assiste à TV; ou então receber uma ligação de
telemarketing enquanto está na correria do dia. Por isso, hoje, essa abordagem
das empresas precisa ser de forma mais livre e criativa”, analisa a
publicitária.
Dentro desse diverso ambiente das redes sociais, para fortalecer a marca e
estreitar relacionamentos com consumidores, uma das principais estratégias de
marketing que muitas empresas têm lançado mão é o Inbound Marketing, em uma tradução para o
português, “marketing de atração".
Trata-se de um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento
de materiais específicos para um determinado público que será impactado, de
acordo com o que a pessoa busca na internet. Um dos pilares do Inbound
Marketing é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e distribuição de
diversos tipos de materiais de qualidade — como postagens em blogs e em redes
sociais, vídeos etc. — para trazer as pessoas certas à sua empresa.
Case
Tauhana conta que a Marajoara é um case interessante entre seus clientes já
que a marca tem investido na elaboração de diversos tipos de conteúdo
trabalhados em diferentes tipos de mídias e plataformas sociais nos últimos
três anos. “Parcerias com chefs e confeitarias para vídeos de receitas, E-books
de receitas gratuitos, programas de capacitação para microempreendedores e até
o uso do humor para fortalecer a marca e sua origem goiana, foram usados como
estratégias para atrair e manter clientes”, conta.
A publicitária cita como exemplo o projeto Casa de Bolos, lançado em 2020 pela
indústria de alimentos. A iniciativa, que ainda segue disponível internet,
consiste num programa de capacitação on-line para pequenos confeiteiros e
microempreendedores da área de alimentação, que além de acesso a sugestões de
receitas que podem ser facilmente comercializadas, ensina aos seus
participantes como organizar o negócio explicando conceitos como fluxo de caixa
e precificação de produtos. “Só com o E-book que montamos para esse programa,
conseguimos levantar um lead de 5 mil pessoas. Ou seja, cinco mil pessoas que
passaram a ter um relacionamento profundo e muito rico com a marca”, pontua
Tauhana.
De acordo com André Luiz Rodrigues Junqueira, o objetivo específico dessa campanha
do Casa de Bolos era fomentar especialmente as vendas do leite condensado
Marajoara, hoje o carro-chefe da marca. “Queríamos atingir especialmente os
pequenos confeiteiros ou pessoas que fazem doces para vender como uma forma de
renda extra e isso nos ajudou muito. Hoje, por exemplo, somos a primeira marca
de leite condensado em volume consumido nas regiões Norte e Nordeste do País e
somos também a segunda na Grande São Paulo, um mercado que entramos há pouco
tempo”, relata o empresário.
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