Empreendedorismo Feminino, autoestima e luta contra a gordofobia
Conheça a história de Renata Poskus, uma das
pioneiras na luta contra gordofobia, no empreendedorismo com foco em pessoas de
corpos diversos e no incentivo ao autoconhecimento e autoestima das mulheres
gordas
Independente da profissão e do sucesso
alcançado, o corpo da mulher parece sempre ocupar o debate, as críticas e
elogios que deveriam ser direcionados ao potencial de cada uma delas.
E quando a mulher está acima do peso
considerado ideal pelos padrões estéticos o caminho para o sucesso e realização
profissional é ainda mais árduo, pois é preciso enfrentar a gordofobia
que geralmente não é assumida, mas que existe por trás dos discursos de
"cuidados com a saúde", em apelidos e na desvalorização do corpo
gordo em todos os postos como se a gordura influenciasse na inteligência e/ou
nas capacidades profissionais.
Dia de Modelo - Empoderamento e
Autoestima
Em 2009, Renata Poskus criou o
blog Mulherão para compartilhar e trocar experiências com outras mulheres acima
do peso convencional, e foi percebendo o quanto a gordofobia e os padrões de
beleza que enaltecem apenas mulheres magras minam a autoestima de mulheres
incríveis que não se encaixam no estereótipo "capa de revista".
Em um momento que precisava recuperar
autoestima após um rompimento amoroso em que seu peso foi julgado, Renata
pensou em fazer um ensaio fotográfico e chamou outras mulheres acima do peso
padrão para também fazerem fotos. Assim nasceu o Dia de Modelo que a princípio
teria apenas uma edição e que devido ao sucesso é realizado até hoje.
Renata percebeu que em um dia de modelo
ganhava mais que seu salário no local que trabalhava e que para as mulheres que
estavam sendo fotografadas aquilo era muito mais que uma sessão de fotos com
profissionais (além da fotógrafa, tinha produção da Renata e maquiagem) e
com valor que cabia no orçamento delas.
Era uma oportunidade única de
trabalhar autoestima, de trocar experiências com outras mulheres que vivem as
mesmas questões de luta contra a gordofobia, de aceitação de seus corpos.
Fashion Weekend Plus Size
Meses depois, Renata sempre atenta ao
"espírito do tempo" percebeu que faltava um evento de moda plus size
para atender mulheres fora do padrão. Já tinha uma rede de mulheres lindas que
poderiam ser modelos e que desejavam roupas modernas, dentro das tendências da
moda. Mesmo sem ser da área de moda, Renata já dava dicas sobre looks e
como sempre foi mulher de fazer, de investir em seus sonhos e projetos, saiu em
busca de marcas que quisessem participar do Fashion Weekend Plus Size.
O Fashion Weekend Plus Size foi sucesso
instantâneo, com um público engajado e feliz por se ver finalmente representado
em uma passarela, a grande imprensa deu destaque em matérias mostrando o
tamanho do mercado plus size até então inexplorado e para o pioneirismo do
evento.
Em 2022 o Fashion Weekend Plus Size
voltará a ser realizado presencialmente, quando comemora 12 anos. Começou
apenas com desfiles e um clima de festa entre amigas, se transformou,
contribuiu para evolução e profissionalização do segmento de moda GG, ampliou
para desfiles, salão de negócios e conteúdos relevantes sobre mercado,
empoderamento feminino, amor próprio.
Em sua trajetória de sucesso o Fashion
Weekend Plus Size foi palco de lançamento de novas marcas especializadas em
corpos diversos, para modelos que hoje brilham em espaços até então
restritos para pessoas de corpo padrão.
Maria Abacaxita
Muitas marcas plus size nasceram do
início do Fashion Weekend Plus Size para cá, e em um determinado
momento, Renata Poskus sentiu que o segmento estava crescendo,
profissionalizando, mas ainda faltava uma marca de roupa Plus size com pegada
fun, com foco nas adolescentes e jovens. Assim criou a Maria Abacaxita.
Empreendedora desde criança
Renata Poskus conta que sua veia
empreendedora vem desde criança: "Com cerca de 5 anos vi uns clipes
coloridos na feira, numa banca de brinquedos, não tinha dinheiro para
comprar, mas cheguei na escola e contei para minhas amigas que tinha visto uns
lindos clipes, que seriam febre, e que se alguém quisesse eu poderia comprar.
Assim uma garota me deu dinheiro para trazer para ela, lógico que o preço que
falei dava para comprar o dela e o meu. E assim acabei vendendo clipes
coloridos para quase a classe inteira".
Novos projetos
E para 2022, após quase dois anos sem
poder trabalhar com os eventos presenciais, Renata resolveu ampliar horizontes
e ir além do segmento Plus Size.
A Grande Feira, seu novo empreendimento, além dos já consagrados Fashion Weekend Plus Size e Grande Feira Plus Size, vai produzir eventos para outros públicos como Grande Feira dos Andes, Grande Feira Árabe, e Grande Feira Verão. Além do Babadó, com foco na comunidade LGBTQIA, durante a semana que acontece a Parada do Orgulho LGBTQIA, em São Paulo.
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