Frango no Pote inaugura unidade em Formosa, nona no estado de Goiás
Faturamento da rede cresceu 126% no ano passado
em comparação com 2020. Meta é encerrar 2022 com 120 lojas abertas, mais que o
dobro das 60 em operação atualmente
A rede de franquias Frango no Pote acaba
de inaugurar uma nova unidade em Formosa. Com essa nova loja, a rede passa a
totalizar 09 unidades no estado de Goiás. No Brasil são, atualmente, 60
franquias em operação.
Em 2021, a Frango no Pote, fundada em
2012, triplicou o número de unidades abertas. Em faturamento, a rede cresceu
126% no ano passado comparado a 2020.
Prestes a completar 10 anos de vida, a
Frango no Pote se espalhou pelo Brasil. Hoje está presente em 22 estados e no
Distrito Federal, e mesmo com as incertezas em relação aos rumos da pandemia e
em um ano eleitoral, a expectativa é fechar 2022 com 120 lojas abertas,
dobrando o tamanho da rede, obtendo um faturamento mensal superior a R$ 16
milhões.
Da churrasqueira de casa para todo o
Brasil
Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma
forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011,
Carlos Augusto Nepomuceno da Silva, conhecido como Carlão, hoje diretor
financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado
pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria.
“Desenvolvemos uma marinada do gosto do
brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta
Carlos Augusto Jr, 23 anos, filho do fundador da rede e CEO da
empresa. Formado em gastronomia, Jr é responsável pelo cardápio que a
Frango no Pote oferece hoje aos clientes.
Na época da fundação da empresa, no
entanto, ele tinha apenas 12 anos. “Meu pai fritava os frangos e eu cuidava das
embalagens”, lembra. “Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários
programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu
próprio dinheiro.”
Os frangos começaram a ser fritos em uma
fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco
pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo
ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.
Com o sucesso das vendas, os amigos
começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade,
e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à
Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo
sistema de franquias.
Cada unidade aberta da Frango no Pote
emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três
colaboradores, hoje emprega cerca de 45 funcionários.
Uma curiosidade sobre o CEO de 23 anos.
Aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. “Eu era o mais
novo da minha turma”, diz. Aos 18 concluiu o curso. Depois foi para os Estados
Unidos passar uma temporada de trabalho e em 2018 voltou para assumir a Frango
no Pote.
Já Carlos Augusto, o pai e fundador, é
formado pedagogo e tem pós-graduação em administração escolar. “Alimentação não
é a minha área, foi um aprendizado constante ao longo desses últimos anos.”
FICHA DA FRANQUIA
Fundação: 2012
Início no Franchising: 2014
É associado ABF: Sim
Associada ABF desde: 2014
Investimento total aproximado: a partir
de R$ 299 mil
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30
mil
Royalties: 5% do faturamento
Fundo de propaganda: 2% do faturamento
Área mínima de uma unidade: 50 m²
Número de pessoas na operação: de 8 a 16
Faturamento médio: R$ 130 mil
Taxa de lucratividade: de 12% a 25%
Prazo de retorno do investimento: de 18
a 36 meses
E-mail da área de expansão: mauro@frangonopote.com.br
Para mais informações: : 61 98133-7039
Nenhum comentário