Mercado Livre vai investir R$ 17 bilhões no Brasil em 2022
O plano de investimento está alinhado à
estratégia de expansão da malha logística e força competitiva do marketplace no
Brasil. Os recursos também serão destinados ao crescimento do Mercado Pago,
para dar continuidade à estratégia de oferecer soluções bancárias cada vez mais
completas e inclusivas.
São Paulo, 22 de março de 2022 - O Mercado
Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços
financeiros da América Latina, anunciou que investirá R$ 17 bilhões no Brasil
em 2022, valor 70% maior na comparação com o último ano. O alto investimento
faz parte da estratégia de crescimento e consolidação da liderança da
companhia, que já anunciou recentemente a inauguração de quatro novos centros
de distribuição no estado de São Paulo, aumentando para mais de 2 milhões de
pacotes a sua capacidade diária de transação logística. Parte significativa
desse investimento também será destinada ao avanço da oferta do Mercado Pago, com novos
serviços, produtos e experiências integrados à conta digital, reforçando o seu
objetivo de concentrar a gestão financeira dos usuários em um mesmo lugar.
"A aceleração nos investimentos é
reflexo do nosso crescimento sustentável e constante no país, em conexão com o
nosso compromisso de democratizar o comércio e os serviços financeiros para
pessoas e empresas por meio da internet”, destaca Fernando Yunes,
vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil. No ano passado, a empresa
conquistou resultados recordes, com forte crescimento, melhores margens e
resultado operacional. Ao final do ano, o Mercado Livre contabilizava mais de
76 milhões de usuários, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos e grandes
marcas, responsáveis pelas mais de 32 vendas por segundo na plataforma.
A expansão do quadro de colaboradores,
que deve se manter neste ano, representou parte importante dos investimentos,
com destaque para os profissionais de logística, tecnologia e serviços
financeiros. O Mercado Pago, por sua vez, atingiu 34,5 milhões de usuários
ativos, encerrando o ano de 2021 com a entrega de mais de 1/3 do faturamento de
todo o grupo no Brasil. “Nossa rápida transformação nos permite acelerar a
inclusão financeira dos brasileiros em um momento muito importante. Seguiremos
investindo em tecnologia para proporcionar acesso simples e seguro aos serviços
financeiros”, ressalta Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no
Brasil. Em ambos os negócios é alto o investimento em tecnologia voltada a
soluções, experiência dos usuários e segurança.
E-commerce
Com os quatro novos centros de
distribuição, o Mercado Livre passará a contar, até o final do ano, com uma
estrutura logística de: 12 centros de distribuição fulfillment, 1 receiving
center, 17 cross dockings, mais de 100 services centers e 3 mil agências
Mercado Livre. Esses ativos aumentam a infraestrutura logística para 1.029 km
em operações de fulfillment, onde a empresa é responsável por todo o processo
logístico, desde o estoque de produtos até a entrega ao consumidor final. A
companhia tem uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3
mil caminhões, 1.100 vans, 3 aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13
mil veículos atuando na última milha.
Atualmente, na modalidade em que é
responsável por todo o processo logístico, o Mercado Livre realiza envios de
produtos no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas, e em até
1 dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas, e em até 2 dias para
4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 90% das entregas.
Fintech
O Mercado Pago se destaca pela expansão
das operações com criptomoedas a partir da sua conta digital. Em pouco mais de
dois meses oferecendo a possibilidade de compra, venda e reserva desses ativos,
o Mercado Pago alcançou a marca de 1 milhão de usuários do serviço no país, o
que reafirma o potencial de crescimento. A expansão de serviços e produtos,
assim como o investimento em iniciativas de inclusão e educação financeira, são
objetivos para 2022.
Grande incentivador do Pix, o Mercado
Pago registrou crescimento de mais de 700% em transações com o meio de
pagamento, no acumulado de 2021. Diante da grande adesão dos brasileiros ao
serviço, a empresa também está investindo em atrelar inovações à modalidade,
como fez recentemente ao lançar o parcelamento com QR Pix por meio de crédito
pessoal, antecipando aos usuários a experiência de fases futuras dessa agenda.
Além disso, a fintech foi a primeira instituição a oferecer depósitos com o
iniciador de pagamento, melhorando a experiência do usuário e abrindo portas
para ampliar o uso do Pix no e-commerce. O avanço da agenda de Open
Finance, que é fundamental para a estratégia da companhia, traz a oportunidade
para a empresa continuar inovando e oferecendo soluções financeiras simples e
acessíveis.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em
tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que
oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar,
anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma
de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas
de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços),
Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América
Latina, o Mercado Livre tem 76 milhões de usuários ativos, sendo mais de 9
milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 32 vendas
por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 34,5 milhões de usuários ativos,
oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita,
soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o
Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil,
sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América
Latina.
Sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago, maior fintech da América Latina, tem como missão democratizar o acesso aos serviços financeiros e de pagamentos, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na região. Com mais de 34,5 milhões de usuários únicos, o Mercado Pago oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros e serviços de pagamento online. A fintech também está presente em milhões de pontos de venda físicos com seu portfólio de maquininhas Point e soluções de código QR. Empresa do grupo Mercado Livre (Nasdaq: MELI), o Mercado Pago atua no Brasil desde 2004 e está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
Nenhum comentário