Gestão financeira de clientes é fundamental para a saúde do negócio
Controle dos pagamentos feitos pelos pacientes
deve ser minucioso para que a clínica se organize para pagar suas contas
A boa gestão financeira
de uma clínica médica é essencial para sua sobrevivência. E um dos itens mais
importantes a serem observados é o controle de pagamentos feitos pelos
pacientes, que deve ser tratado de forma minuciosa para que o estabelecimento
de saúde se organize para custear suas despesas, como funcionários, aluguel,
água, luz, internet, insumos, entre outros itens.
Ao fazer o controle de
pagamentos, a clínica consegue saber com qual montante poderá contar ao final
de cada mês. “Essa informação é essencial para um bom planejamento financeiro e
para manter as contas fixas e variáveis sempre em dia”, orienta Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria,
que atua há mais de 27 anos auxiliando clínicas e hospitais a melhorarem a sua
gestão, performance e processos internos.
Segundo o especialista,
dependendo do meio de pagamento utilizado pelo paciente, os responsáveis pelo
setor financeiro da clínica conseguem saber até quando esperar por aquele
valor. “Por exemplo, se o paciente parcelou um pagamento, é possível prever
durante um período de tempo o recebimento de um determinado valor por mês”,
detalha. “Isso proporciona previsibilidade para que o setor financeiro possa
organizar os prazos com fornecedores, evitando atrasos e multas”, completa.
Além disso, o CEO da SIS Consultoria ressalta que o bom controle de pagamentos dos pacientes ajuda a manter uma rotina de cobranças saudável em casos de inadimplência dos clientes.
Feltrim recomenda a
adoção de softwares para o gerenciamento de todas as atividades e processos da
clínica. Para as empresas que não dispõem desse tipo de sistema, ele indica um
registro atualizado das operações financeiras, com a organização dos
recebimentos por categorias, classificando-os de acordo com a forma de
pagamento e projetando quando o valor integral da conta será compensado.
O CEO da SIS
Consultoria recomenda essa classificação porque algumas formas de pagamento
demoram alguns dias para concluir a operação como, por exemplo, boleto
bancário, cartão de crédito e convênios.
Outro ponto importante
destacado por Feltrim que ajuda a manter o fluxo de caixa da clínica é a
diversificação das formas de pagamento para os pacientes. Além dos meios
tradicionais como dinheiro, cheque, cartões de crédito e débito, hoje as
clínicas podem contar com meios como o pagamento on-line, boletos e Pix. “Esse é um dos
fatores que determinam a decisão dos pacientes em continuar os cuidados em
sua clínica ou não. Dessa forma, você garante a competitividade de sua
empresa, oferecendo uma experiência completa do atendimento”, recomenda.
Sobre Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão
de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após
alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco
conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da
saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua
formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento
e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria
de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 27 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 150 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria
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