Últimas

Iniciativa conjunta estuda o descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios usados de pintura

Campanha Pintou, Sobrou, Levou, a ser realizada na cidade de São Paulo, convida o consumidor a participar e refletir sobre o destino adequado dos resíduos de pintura que não podem ser mais aproveitados

Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem a qualidade ao longo do tempo, e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar a ação Pintou, Sobrou, Levou, que será realizada de 5 de março a 5 de abril, das 10h às 17h, em quatro pontos na cidade de São Paulo, direcionada aos consumidores residenciais.

A iniciativa permitirá obter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.

Os responsáveis por idealizar a ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas; grandes varejistas do segmento; entidades setoriais; fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens; empresas de pintura; construtoras; incorporadoras; lojistas; áreas de transbordo e triagem; transportadoras de resíduos; e empresas de logística reversa.

Orientações

A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do item: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizá-las, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doá-las, o mais rápido possível (a fim de preservar as características das tintas) a uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso ou instituição social, ou, ainda, para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.

Os interessados podem obter informações sobre como participar, quais os itens que serão recolhidos e todos envolvidos na iniciativa pela página: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou.

Serviço:
Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura
Data: 5 de março a 5 de abril de 2022
Horário: das 10h às 17h
Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)
Endereços:

C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000
Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201
Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378

Mais informações: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou

Execução: Abrafati, Senai, Instituto Senai e Rafa Resolve.

Realização: C&C, Telhanorte, Tintas MC, Leroy Merlin, FecomercioSP, Sincomavi, SindusConSP, Abeaço, Abiplast, Prolata, Sitivesp, Adolpho Lindenberg, Coral, Suvinil, Bomix, Engelux, Imangai, Ibratin, Rafa Entulhos, Plano&plano, Quartzolit, Multilix, Tegra, Trisul, Universo Tintas, Luca Ambiental.

Apoio: Cetesb e Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Nenhum comentário