Últimas

O que é gestão de crise? Confira este guia



 Para acompanhar e ter controle das ameaças que podem afetar uma organização, é necessário saber o que é gestão de crise? confira guia. Esse modelo de planejamento também facilita na prevenção de riscos.

Pelo fato de alguns acontecimentos serem tão imprevisíveis, diversas empresas tentam identificar crises potenciais antes que elas ocorram, a fim de esboçar planos de prevenção para lidar com esses perigos.

Caso ocorra uma crise, a organização deve ser capaz de mudar drasticamente o rumo de suas estratégias para conseguir sobreviver, o que é feito através do departamento de RH em um planejamento chamado gestão de crise.

Considere a pandemia do Covid-19, que chegou ao país no início do ano de 2020 e pode se tornar um exemplo de gestão de crise para os futuros livros didáticos. Afinal, empresas de todo o mundo foram forçadas a fechar suas portas.

Milhões de funcionários foram enviados para trabalhar em casa ou foram desligados, e os serviços essenciais lutaram para funcionar. A história julgará o quão eficazes foram os poderes que estavam em suas habilidades de gerenciamento de crise.

Qualquer empresa, grande ou pequena, pode se deparar com problemas que afetam negativamente suas operações normais. Nesse sentido, é primordial possuir diretrizes sobre como lidar com estas situações.

Assim como um profissional possui guias pré-estabelecidos para fazer a montagem e desmontagem de moveis planejados, sua empresa também precisa de direcionamentos em como atuar, inclusive em épocas de ventura.

Um incêndio no escritório, a morte de um colaborador, um assalto ao ponto de vendas, a violação de dados ou um desastre natural podem levar a custos tangíveis e intangíveis para uma empresa em termos de perda de vendas.

Além disso, há a possibilidade de danos à sua reputação, ou até mesmo uma diminuição de sua renda.

As empresas que implementam um plano de continuidade em caso de imprevistos podem mitigar os efeitos de um evento negativo e, por sua vez, evitar danos que podem sim ser irreparáveis ou chegar a ser fatais.

Por que uma gestão de crise é necessária?

Em um primeiro momento, a gestão de crise se mostra fundamental, posto que estar preparado economiza dinheiro, valoriza o tempo disponível, foca na reputação e pode até mesmo salvar vidas.

Além disso, as consequências de não lidar bem com uma crise podem variar desde as relativamente menores (pense em ter que responder a um número odioso de feedbacks negativos), até as totalmente devastadoras (fábrica em chamas e paredes caindo).

Mas quase todas as situações de crise compartilham alguns riscos em comum. Estes incluem riscos de processo judicial, interrupções operacionais, danos à reputação e, nos casos extremos, ferimentos, morte ou danos financeiros fatais.

A maioria das crises tem outro ponto em comum, ou seja, os danos poderiam ter sido evitados ou significativamente reduzidos através de um plano de gestão que seria incorporado aos negócios diários.

Ou seja, um negócio que oferece serviços de impermeabilização de estofados automotivos deve contar com uma liderança preparada e estar atento para os possíveis riscos, capazes de levar uma firma à falência.

Mas, por que tantas empresas não investem em um plano de gestão de crises?

Uma série de empresas não investem no gerenciamento de crises porque, em seu raciocínio, há quase zero chance de que uma empresa comum venha a sofrer qualquer uma das perdas descritas anteriormente.

Além disso, é possível identificar que essa linha de pensamento tem sido massacrada pela pandemia do coronavírus, principalmente se considerarmos que esse desastre causado no sistema de saúde não foi previsível.

É verdade que seu negócio pode nunca ser atingido por uma crise grave, mas se uma vier a ocorrer, o negócio poderá ser completamente anulado.

O que queremos dizer com isso é que, em alguns casos, o impacto causado por acidentes e crises pode surgir tão brutalmente que a empresa acabará com problemas financeiros ou legais irremediáveis.

Ao passo que você, enquanto gestor do negócio, poderá ficar com traumas que o assombrarão por muito tempo depois que o negócio for fechado.

Portanto, seja a sua empresa especialista na oferta de serviços como lavagem de estofados automotivos ou quaisquer outros produtos, tenha em mente que algumas das vantagens apresentadas com a adoção de uma gestão de crise, são:

  • Diminuição de erros;

  • Fortalecimento da marca no mercado;

  • Rapidez para solucionar problemas;

  • Antecipação para situações que comprometem a imagem do negócio;

  • Cultura organizacional mais forte.

Além disso, há uma melhora nos relacionamentos internos e externos da organização. Por essa razão, saia do comum e comece o quanto antes a estabelecer uma gestão de crise para seu negócio.

Como esse planejamento é aplicado dentro das empresas

A maioria das organizações começa pela realização de análises de risco em suas operações. Esta etapa do processo é a que identifica os eventos adversos que podem ocorrer e estimar sua probabilidade de ocorrência.

O processo acontece seguindo uma ordem lógica, a começar pela análise. Ao executar simulações e variáveis aleatórias, um gerente de riscos pode avaliar a probabilidade da ocorrência de uma ameaça no futuro.

Além disso, o melhor e o pior dos resultados são verificados, além dos danos que a empresa enfrentaria caso essa ameaça se concretizasse.

Nesse sentido, uma empresa que fabrica brise de alumínio pode contratar um gerente de risco, para que então este profissional observe que existe uma certa probabilidade de uma inundação ocorrer dentro da área de operação da empresa.

Em seguida, ocorre a separação de prioridades. Aqui, foi possível analisar que um dos possíveis cenários seria a danificação dos sistemas de armazenamento da organização, o que leva à perda de dados sobre clientes, fornecedores e projetos em andamento.

Por fim, a resposta e solução mostram que, uma vez que o gerente soube com o que está lidando em termos de possíveis riscos e impactos, um plano foi desenvolvido pela equipe de gestão de crise para conter qualquer emergência, caso ela se torne realidade.

Assim, a empresa que enfrenta o risco de inundação pode criar um sistema de backup para todas as áreas que fazem uso do armazenamento do negócio. Desta forma, ela ainda teria um registro de seus dados e processos de trabalho. 

Embora o negócio possa desacelerar por um curto período, enquanto compra novos equipamentos de informática e se prepara para o evento, as operações não seriam completamente interrompidas. Isso salvaria muito tempo e dinheiro para o negócio.

Ao ter uma resolução de crise em vigor, uma empresa e suas partes interessadas podem se preparar e se adaptar, mesmo que seja uma simples ação de contratar serviços de limpeza de carpete empresarial, para manter a higienização em dia.

Além disso, é importante ressaltar que existe uma variedade de tipos de crise. Uma crise pode ser auto-infligida ou causada por forças externas. 

Exemplos de forças externas que podem afetar as operações de uma organização incluem desastres naturais, quebras de segurança ou falsos rumores que ferem a reputação de uma marca, seja por um erro que responsabilize o negócio ou uma tragédia.

Crises auto-infligidas são causadas dentro da organização, tais como quando algum funcionário fuma em um ambiente que contém produtos químicos inflamáveis ou causa a explosão de uma bateria 60 hp por má manipulação.

Uma crise interna pode ser gerenciada, atenuada ou evitada se uma empresa aplicar diretrizes e protocolos rígidos de conformidade relativos à ética, políticas, regras e regulamentos entre os funcionários.

Não importa qual tipo de crise atinja seu negócio, uma gestão de crise insuficiente e inadequada vem com altos custos financeiros, ao mesmo tempo em que afeta a reputação, que com certeza serão sempre demasiados para quantificar.

Assim, determinar que a limpeza de cortinas e persianas seja feita apenas uma vez ao mês ou que os pisos sejam antiderrapantes, não são estratégias caras. A gestão de crise, num sentido preventivo, pode ser simples e ainda assim salvar um negócio.

Ademais, em casos de acontecimento de uma crise que afete a reputação da empresa, é essencial ter uma posição a respeito da situação, mostrando-se transparente para o público externo e interno, que diz respeito aos colaboradores da organização.

Considerações finais

Contar com um plano de gerenciamento de crise de antemão pode salvar sua empresa, manter os funcionários seguros, salvaguardar a reputação e a receita da organização, bem como aderir e estar a par das exigências legais locais.

Com a gestão de crise em ação, seu negócio de aluguel de pano estará um passo à frente das adversidades, e, no momento em que ela ocorrer, não restará dúvidas quanto à sua preparação e modos de lidar com a situação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário