Má qualidade dos dados tem impacto negativo nos resultados das empresas
Pesquisa global da Validity mostra que as
empresas pretendem ampliar orçamento visando à melhoria da sua gestão de dados
de CRM
São Paulo, março de 2022 – Para muitas empresas, manter dados de
alta qualidade continua sendo um desafio. Isso está claro no estudo “The State
of CRM Data Quality” realizado pela Validity, fornecedora líder em soluções de
inteligência para e-mail marketing e gestão de dados de CRM. Independente da
indústria, em muitas empresas a deterioração dos dados de CRM levou a uma
significativa perda de clientes, queda nas vendas e alta rotatividade de
funcionários.
No entanto, os usuários de CRM têm uma
confiança irreal na qualidade dos seus dados, mostrando que essa desconexão tem
impacto negativo no resultado final dos negócios.
De acordo com o estudo, 76% dos
entrevistados classificam a qualidade dos seus dados de CRM como “boa” ou
“muito boa”. Ao mesmo tempo, revelam que a baixa qualidade dos dados de CRM
está diminuindo a chance de novas vendas para a empresa. Nesse mesmo
levantamento, 75% afirmaram que uma abordagem inadequada impulsionada por dados
ruins leva à perda de clientes.
Esse paradoxo entre a confiança e a
realidade dos dados de CRM se acentuou com a crise do Covid-19. Entre os
entrevistados, 79% concordam que a deterioração dos dados se acelerou em um
ritmo sem precedentes. E isso foi gerado pela pandemia.
Uma das principais preocupações dos
participantes em relação à piora da situação é que a equipe de liderança da
empresa não reconhece ou apoia a correção das informações. Ou seja, não
prioriza iniciativas que visam a qualidade de dados. Esse cenário se estende a
todos os níveis da organização e pode rapidamente se transformar em práticas
antiéticas que prejudicam a reputação da marca e a confiança do cliente.
De fato, 75% dos entrevistados admitem
que os funcionários fabricam dados para contar a história que eles querem que
os tomadores de decisão ouçam. Enquanto isso, 82% dizem que são solicitados a
encontrar números que apoiem uma história específica, ao invés de fornecer
informações precisas. Isso significa que a maioria dos líderes está tomando
importantes decisões de negócios com base em informações manipuladas e
incorretas.
Dados de baixa qualidade também podem
afetar as relações entre colegas de trabalho. Mais da metade (67%) dos
entrevistados disse que a baixa qualidade dos dados cria tensões entre a equipe
que mantém o CRM e o departamento de marketing. Essas tendências também se
estendem à equipe responsável pelo CRM, que têm menos paciência com dados de
baixa qualidade e obstáculos de usabilidade que dificultam seu trabalho.
“Tudo o que uma organização faz começa e
depende de dados precisos que um CRM fornece. De campanhas de marketing a
atividades do ciclo de vendas, oferecimento de uma ótima experiência ao cliente
e muito mais”, diz Kate Adams, vice-presidente sênior de Marketing da Validity.
“À medida que os efeitos da pandemia
diminuem, muitas organizações estão reajustando orçamentos e planejando
investir na melhoria da qualidade dos seus dados. É muito encorajador notar que
há uma tendência ascendente de as empresas dedicarem uma parte de seu orçamento
à contratação de um funcionário que se dedique em tempo integral à qualidade
dos dados de CRM e leve a sério esse trabalho à luz do declínio de informações
que ocorreu como consequência do Covid-19”, observa a executiva.
Outras descobertas importantes do
estudo:
• 44% dos entrevistados estimam que a sua empresa perde mais de 10% da receita
anual em razão de dados de CRM de baixa qualidade;
• No entanto, apenas 19% deles dizem que a qualidade dos dados do CRM é uma
iniciativa de alta prioridade para a liderança;
• 25% afirmam que a gerência está ciente dos problemas de qualidade de dados,
mas não oferece suporte a nenhuma iniciativa específica que busque resolvê-los;
• 14% dizem que a direção da empresa não leva em consideração os problemas de
qualidade;
• 95% dos participantes declaram que problemas de qualidade de dados prejudicam
seriamente sua capacidade de tirar o máximo proveito do seu sistema de CRM;
• Além disso, eles estimam que a qualidade dos seus dados de CRM se deteriorará
em 34% até o fim de 2022 se a empresa não investir em melhorias;
• Por outro lado, as empresas estão planejando resolver esses problemas com
orçamentos maiores e funcionários em tempo integral. 57% esperam que a sua
empresa aumente os orçamentos de gestão de dados em 2022, enquanto 56% daquelas
sem funcionários em tempo integral dedicados à qualidade de dados de CRM têm
planos ativos para contratar nos próximos seis meses. Isso vai preencher uma
lacuna muito importante, uma vez que organizações em todo o mundo relegaram o
trabalho de CRM para estagiários e temporários.
Sobre
a Validity
Por mais de 20 anos, dezenas de milhares de organizações em todo o mundo
confiaram nas soluções da Validity para atingir, contatar, engajar e manter
clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem importante. Os principais
produtos da Validity – DemandTools, BriteVerify, Everest e GridBuddy Connect –
são soluções altamente avaliadas para gestão de dados de CRM, verificação de
endereço de e-mail, entregabilidade na caixa de entrada evitando a pasta de
spam e aplicativos de CRM. Essas soluções oferecem campanhas mais inteligentes,
leads mais qualificados, vendas mais produtivas e, por fim, crescimento mais
rápido. Para obter mais informações, visite Validity.com/br e conecte-se
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