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Marketing de Conteúdo: o que é e como aplicar em seu negócio?

 


Os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado muito nos últimos tempos, isso não é novidade. Contudo, o que muitas empresas ainda não compreenderam é a importância de investir no Marketing de Conteúdo, como forma de se adaptar a essas mudanças.

Isso porque, a produção de elementos de marketing é uma estratégia que visa a criação e compartilhamento de materiais digitais qualificados, permitindo que a empresa conquiste a atenção do público-alvo e efetue com sucesso a conversão e retenção dos clientes.

Assim, é através desses conteúdos que os compradores, durante a pesquisa sobre um produto ou serviço – segundo o estudo “State Of Search Brazil”, 82% dos consumidores nacionais pesquisam no Google antes do consumo –, passam a:

  • Conhecer a sua marca;

  • Relacionar a empresa com uma figura de autoridade no mercado;

  • Se relacionar melhor com a instituição;

  • Dar preferência a realização de compras na sua loja;

  • Gastar mais em cada compra realizada.

Além disso, com esse investimento os empresários são capazes de gerar mais tráfego para o site, disponibilizar educação para o mercado, aumentar o LifeTime Value (LTV) da marca e reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC). 

Tudo isso torna a empresa mais competitiva e consolidada no mercado.

Como é constituído um plano estratégico de conteúdo

Assim como as demais ações institucionais, a introdução do marketing de conteúdo precisa ser baseada em um amplo planejamento estratégico. 

Esta organização é capaz de determinar o nível de sucesso obtido no controle de leads e no investimento como um todo.

Desta forma, o plano estratégico de conteúdo deve ser constituído de forma a determinar com precisão quais são as metas a serem atingidas, tarefas que precisam ser desempenhadas, quem são as pessoas responsáveis por cada uma dessas ações, etc.

Além disso, também é responsabilidade desse plano definir as características da persona da empresa, delimitar os tipos e formatos de conteúdos que precisam ser produzidos, planejar a distribuição desses materiais e mensurar os resultados de cada estratégia.

Formas de introduzir essas técnicas à sua empresa

Após definir o plano estratégico de Marketing de Conteúdo é preciso partir para a produção desses materiais, certo? Bem, não exatamente.

Antes de começar de fato a escrever os conteúdos digitais, é preciso realizar diversos planejamentos que são essenciais para a conquista de bons resultados.

Afinal, é por meio desse planejamento que será possível definir o tipo de linguagem que deve ser adotado nos seus materiais, quais as palavras-chave devem ser utilizadas, quais os temas que mais chamam a atenção dos potenciais clientes, entre outros.

Por isso, esta etapa deve ser dedicada à:

  1. Determinação das características da sua persona

Também conhecido como Buyer Persona, esse termo estrangeiro diz respeito a uma construção semi fictícia das características do cliente ideal de uma instituição comercial.

Ou seja, aquela pessoa que tem maiores probabilidades de consumir na sua empresa e de ser fidelizada por ela.

Por isso, além do uso de um crm plano para analisar as informações demográficas e descrições do seu público-alvo, a determinação da Persona envolve também entrevistas aprofundadas com os melhores clientes.

Outros dados relevantes incluem a identificação dos traços em comum entre esses indivíduos, conhecimento sobre suas preferências e necessidades etc.

  1. Criação de conteúdos humanizados

Um dos erros cometidos por profissionais do marketing de conteúdo é se preocupar excessivamente com as exigências dos algoritmos do Google e a posição no ranqueamento das pesquisas, esquecendo-se que aquele material deve ser agradável para os usuários.

Por isso, é essencial certificar de que os textos sejam bem estruturados, possuam informações relevantes, que eles possam agregar valor à vida dos leitores e que sejam atraentes e compartilháveis.

  1. Investimento na promoção por SEO

Ainda que não seja a única importância dos redatores, com certeza o SEO é muito relevante para o sucesso das estratégias.

Isso porque, essas técnicas auxiliam na promoção orgânica do conteúdo, atraindo mais cliques para a sua página e um número ainda maior de novos leads.

Em conjunto com o crm online free, as empresas são capazes de determinar as palavras-chave que conduzem os compradores de um nível no funil de vendas para o outro e ainda podem deixar a página em evidência nas páginas do Google, Yahoo Search ou Bing.

  1. Monitoramento do progresso de cada um dos investimentos realizados

Para garantir que essas estratégias de fato proporcionem resultados satisfatórios para a empresa, fornecendo informações relevantes que possam ser integradas ao sistema de crm.

Tudo isso é muito importante para fazer a definição dos KPIs – também conhecido como Indicadores-chave de Performance.

Esses indicadores funcionam como métricas para definir o nível de sucesso que a empresa está sendo capaz de obter com o Marketing Digital e com as técnicas de Marketing de Conteúdo. Alguns tipos de KPIs são:

  • Brand Awareness;

  • Engajamento com a marca;

  • Geração de Leads;

  • Tempo de vida (LTV) dos consumidores;

  • Custo por venda, entre outros.

Essas informações, quando compiladas em um software de crm gratis podem ser analisadas, resultando na identificação de falhas no projeto, ações que precisam ser adotadas para trazer resultados positivos e retorno financeiro que esses esforços proporcionaram. 


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