Últimas

Mulheres no mercado financeiro: iniciativa de fintech global visa aumentar a proporção de mulheres dentro da empresa

A ação Woman at Stake contempla as operações da Austrália, Brasil, Reino Unido e Nova Zelândia,com o objetivo de criar um ambiente inclusivo, empoderador e melhorar a satisfação e retenção de talentos

O mercado financeiro é popularmente conhecido por ser majoritariamente masculino, ainda assim, já é possível notar uma movimentação maior de mulheres no setor, incluindo ações que buscam equiparar essa proporção dentro do mercado. A Stake, plataforma que conecta pessoas de diferentes países a oportunidades de investimentos, principalmente o mercado de ações americano, inicia no próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, a ação de marca empregadora Women at Stake, cujo objetivo é aumentar a proporção de mulheres dentro da fintech. A ação inclui a operação global da plataforma, presente na Austrália, Brasil, Reino Unido e Nova Zelândia.

Dados de mercado apontam que ter uma mulher posicionada em cargos de liderança ou correlacionados move toda uma cadeia de valor ao seu redor. Segundo um estudo da Kauffman Fellows em 2019, empresas com ao menos uma fundadora mulher e uma c-level empregam seis vezes mais mulheres que times compostos por apenas homens fundadores. 

Olhando especificamente para o mercado financeiro, dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), constatou que apenas 6% das pessoas que tiraram a Certificação de Gestores de Carteiras ANBIMA (CGA), direcionada para quem quer trabalhar com carteira de investimentos e gestão de fundos, são mulheres.

“Quando mulheres se enxergam dentro das empresas, fica mais fácil de se projetarem na mesma. Desta forma, precisamos de representatividade, com mais mulheres ocupando cargos de liderança, mais mulheres serão atraídas. Atualmente, a grande maioria dos currículos que recebemos são de homens, então o caminho para contratação de mulheres acaba sendo mais longo, por isso é necessário se engajar no objetivo não só de atrair mulheres, mas reter e promover”, avalia Denise Abramovici, Head de Marketing da Stake. 

O propósito da ação

A Women at Stake será usada para diversas iniciativas ao longo do ano, começando com o Dia Internacional da Mulher, o objetivo é aumentar a proporção de mulheres na fintech, criando um ambiente inclusivo, empoderador e melhorando a satisfação e retenção de funcionários. Desta forma, a ação visa apresentar a plataforma de investimentos como um local de trabalho que entende as nuances quando se trata de mulheres na força de trabalho.

“Embora o lançamento do programa aconteça no dia de uma efeméride, queremos garantir que este não seja apenas um ‘dia simbólico para as mulheres’. Ao invés disso, vamos usar o dia como uma plataforma de lançamento para anunciar uma série de iniciativas que lançaremos ao longo do ano, não se atendo apenas a isso. Assim, estaremos nos posicionando e dizendo 'sabemos que ainda não estamos no ponto ideal, mas estamos determinados a melhorar', pontua Aline Van Koninckxloo, Head de People da Stake.

Dentre as práticas que iniciarão na próxima semana estão: 

  • Café da manhã e apresentação sobre a atual situação das mulheres quanto a proporção de gênero, diferença salarial, etc;
  • Almoço para mulheres nos escritórios da Austrália e Brasil; 
  • Treinamento de Viés Inconsciente: Será oferecido para a Austrália, Brasil, Reino Unido e Nova Zelândia; 
  • Série de workshops sobre temas que dizem respeito às mulheres no local de trabalho. As oficinas são abertas a todos os participantes (não apenas às mulheres);
  • Implementação de políticas de licença parental em todos os países onde há presença da Stake, oferecendo mais do que folgas e benefícios. Os detalhes ainda estão sendo construídos, mas os objetivos são: criar um local de trabalho inclusivo e de apoio para todos os novos pais; proporcionar segurança no emprego, continuidade e igualdade de oportunidades de carreira aos novos pais; apoiar o retorno ao trabalho após um longo período de afastamento; e reconhecer que os novos pais têm responsabilidades adicionais em casa, independentemente do sexo.

Sobre a Stake

Fundada em 2017 na Austrália, a Stake é uma plataforma que conecta pessoas a oportunidades de investimentos. Aqui no Brasil, ela facilita o investimento no mercado de ações americano, levando aos brasileiros as oportunidades de Wall Street de forma rápida e descomplicada. Com 450 mil clientes na Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia, a plataforma chegou à América Latina em 2020 oferecendo atendimento em português, taxa zero de corretagem, sem investimento mínimo e acesso a mais de 6 mil ações e ETFs listados nas bolsas americanas, além da possibilidade de investir de forma fracionada, ou seja, comprar qualquer quantia em dólar de qualquer ação.

Em maio, a empresa anunciou uma bem-sucedida rodada de investimentos Serie A. Liderada pela Tiger Global e sócios da DST Global - que investiram juntos R$ 165 milhões - além de incluir investidores Family and Friends, a empresa captou R$ 210 milhões para impulsionar a expansão de seu produto, bem como a sua presença global. No Brasil, a fintech se prepara para aumentar sua presença no mercado e crescer sua base de clientes locais.

Nenhum comentário