Negócios da intercooperação Unium fecha 2021 com mais de R$ 4 bilhões de faturamento
Atuando em diversos segmentos do agronegócio, como
leite, carne suína e trigo, modelo de intercooperação reúne mais de 5 mil
cooperados dos Campos Gerais
Indústria de lácteos da Unium, em Ponta Grossa
(PR)
Créditos: divulgação
Marca institucional das indústrias da
Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos nos quais as
cooperativas paranaenses atuam em parceria. Com mais de 5 mil cooperados, a
marca pioneira no conceito de intercooperação no Brasil fechou 2021 com mais de
R$ 4 bilhões de faturamento, somando seus negócios industriais.
Lácteos
No segmento de lácteos, as cooperativas
da Unium faturaram mais de R$ 2,8 bilhões em 2021 - um crescimento de
aproximadamente 18% em relação a 2020. O investimento realizado no último ano
(em equipamentos de última geração, ampliação de unidades, treinamento dos mais
de 1.140 colaboradores das indústrias e em outras áreas) superou os R$ 23,6
milhões - R$ 4,2 milhões a mais que no ano anterior.
A grande inovação do período foi o
lançamento do MPC (Milk Protein Concentrate, proteína concentrada de leite, em
inglês) no formato “em pó”, produzido pela primeira vez no Brasil. Além disso,
todas as unidades de leite da marca passaram a contar com a certificação FSSC
22000 (Food Safety System
Certification) versão 5.1, além de receberem diversos
reconhecimentos e liderarem diversos rankings do setor. O objetivo para 2022 é
continuar inovando, ampliando mercados e, também, melhorando ainda mais a
qualidade dos produtos para atender aos anseios dos consumidores.
Trigo
Já no ramo do trigo, que opera com a
marca Herança Holandesa, mais de 145 mil toneladas de trigo foram processadas e
o faturamento passou dos R$ 280 milhões - nada menos que 33% de crescimento
sobre o último ano. Esse resultado se deve, principalmente devido à alta do
preço do trigo e seus derivados, aliado a melhorias de processos e novas
estratégias de distribuição e, também, graças à certificação FSSC 22000
versão 5.1.
Carne suína
Na Alegra, indústria de carne suína da
Unium, o faturamento passou de R$ 1 bilhão - 20% a mais que no ano anterior.
Apesar do aumento no faturamento, o ano de 2021 foi marcado por fortes
oscilações no preço da carne suína, pressionados pelo mercado Chinês.
Números consolidados e novos
investimentos
Todos esses resultados foram celebrados
nos últimos dias, durante as assembleias e pré-assembleias feitas em cada
cooperativa para apresentar os resultados aos mais de 5000 cooperados.
“Nós seguimos investindo nas pessoas, na qualidade dos nossos produtos, em
tecnologia e na expansão de mercado, aumentando nossa presença nas gôndolas e,
por consequência, na mesa dos brasileiros. E estamos muito entusiasmados com os
projetos futuros”, destaca o diretor-presidente da Frísia Renato
Greidanus.
No final de 2021, o governador do
Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, recebeu representantes da Unium, que
anunciaram um investimento de R$ 460 milhões para a instalação de uma queijaria
na cidade de Ponta Grossa (PR). O projeto, que deve demandar 30 meses até o
início das operações, prevê a produção de 96 toneladas de produtos e
subprodutos por dia.
Para o diretor presidente da Castrolanda
e um dos diretores da Unium, Willem Berend Bouwman, esse projeto demonstra
ainda mais a força da intercooperação. “Vendo o crescimento da produção de
leite dos nossos cooperados, o grupo se adiantou e buscou uma solução rentável
para mostrar aos parceiros que todo o aumento será revertido em produtos com
ainda mais valor agregado. Isso reforça e reafirma o conceito da
intercooperação, já que, em três cooperativas, o investimento para um projeto
dessa magnitude se torna possível e viável”, finaliza.
Sobre a Unium
Marca institucional das
indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os
projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas
reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e
excelência.
A Unium também conta com
três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia
Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança
Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO
22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.
Nenhum comentário