O que é giro de estoque?
Giro de estoque é uma técnica que ajuda a verificar o desempenho do estoque da companhia. Além disso, os dados coletados mostram a qualidade dos produtos armazenados e o quanto foi vendido em determinado período.
Com os dados obtidos por meio dessa metodologia, é possível avaliar como anda a saúde financeira da corporação. Também é a melhor forma de administrar as mercadorias, considerando a frequência das vendas.
Por meio desse processo, é possível fazer uma gestão mais eficaz, que aumenta a lucratividade e com foco na redução de custos.
O estoque é uma das partes mais importantes de uma empresa porque armazena os insumos para fabricação de produtos e os próprios itens que serão vendidos para os clientes futuramente.
É fundamental administrá-lo bem para garantir a eficiência dos processos internos, bem como a satisfação dos clientes.
Atualmente, as companhias podem usar diversos recursos e ferramentas para cuidar de seu estoque, mas ainda assim, é necessário compreender seu funcionamento. Somente dessa forma ele será bem administrado e suprirá as necessidades da companhia.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é giro de estoque, como gerenciar essa desova e quais são as estratégias que ajudam a aumentar o giro de estoque.
Entenda o conceito de giro de estoque
O giro de estoque é uma metodologia que mostra o tempo que uma empresa precisa para vender um produto e substituí-lo. Quando existe um alto giro de estoque é porque o número de vendas é bastante alto, enquanto o índice baixo significa um volume de vendas inferior.
Esse processo também pode ser chamado de rotatividade de estoque, sendo popularmente expresso como um índice eficiente que avalia o quanto a empresa é capaz de transformar os ativos em lucros.
Quando um fabricante de solda ponto industrial mede seu giro de estoque, é preciso entender como solicitar novos insumos aos fornecedores, caso seja necessário reabastecer ou atualizar o estoque.
Seu funcionamento consiste em mostrar para o gestor quais são os produtos com maior ou menor volume de vendas em determinado período. Se eles passam muito tempo em estoque, acabam impactando a receita e os lucros.
Por outro lado, quanto mais rápido for o giro, mais estoque a empresa precisa, uma vez que vende mais.
O giro de estoque costuma ser calculado pelo período de 12 meses, pois é o suficiente para verificar quantas vezes o produto girou em 1 ano. Contudo, existem algumas exceções, como no caso da venda de produtos perecíveis.
Quando a companhia faz o cálculo, o ideal é que o resultado não seja inferior a 1, pois isso indica que durante certo tempo não houve giro.
Se um fabricante de perfil de alumínio para vidro considerar 12 meses para fazer o cálculo e perceber que os produtos continuam no estoque, significa que pode gerar custos e ocupar espaço.
O cálculo ajuda a encontrar um equilíbrio entre os níveis e a demanda. Essa situação acontece frequentemente, principalmente com as micro e pequenas empresas.
Elas costumam presenciar um acúmulo grande de estoque, que por sua vez ocupa um espaço valioso, sem gerar vendas que superam os custos.
Como gerenciar o giro de estoque
Para fazer o gerenciamento do giro de estoque, é necessário colocar em prática algumas estratégias. São elas:
Ampliar a rotatividade
É importante diminuir a quantidade de mercadorias no estoque e adquiri-las de um fornecedor mais frequente, pois isso evita a falta de dinheiro no caixa e a perda de mercadorias. Só que, antes de fazer isso, o gestor precisa conhecer:
Os números da empresa;
Prazo de entrega dos fornecedores;
Tempo médio de produção;
Frequência das vendas.
São fatores que vão ajudar a planejar o estoque com calma, além de agilizá-lo, o que acaba por ampliar o giro de mercadorias. Se a empresa tiver muitas mercadorias paradas, uma promoção pode ajudar a aumentar a rotatividade dos produtos.
Acompanhar as vendas
Um fabricante de placa de homenagem formatura deve conhecer suas vendas no que diz respeito ao volume de saídas e frequência de vendas.
Ao fazer isso, é possível ter um controle maior do estoque e garantir a eficiência ao lidar com as mercadorias e compras. Afinal, o empreendedor ou gestor precisa estar ciente dos dados reais e monitorá-los, atentando-se às tendências do mercado.
Gestão de inventário
Sabe-se que os níveis de armazenamento dos produtos são relevantes, o que faz com que as empresas tenham cuidado caso os níveis estejam muito altos ou muito baixos.
A corporação precisa avaliar a cobertura de estoque e assim saber se será possível cumprir suas demandas futuramente.
A gestão de inventário também ajuda a evitar despesas com manutenção de mercadoria e ainda ajuda a controlar produtos com pouca saída. Se o responsável acompanhar de perto as entradas e saídas, terá mais facilidade para prevenir falhas.
Como é possível aumentá-lo?
Um fabricante de equipamentos para especialista em oftalmologia veterinária pode investir em várias estratégias para aumentar seu giro de estoque. Dentre elas estão:
1 - Fazer um diagnóstico
Uma das melhores maneiras de aumentar o giro de estoque é se basear em dados e informações. Por meio deles, é mais fácil monitorar e traçar estratégias eficientes para as compras.
O primordial é focar nos produtos que mais vendem e que correspondem a, pelo menos, 80% do faturamento.
No que diz respeito às mercadorias que não vendem tanto, procure conhecer o que pode ser mais vantajoso, como fazer uma promoção ou simplesmente deixar de vender esses produtos.
2 - Expandir a rotatividade
Aumentar a rotatividade dos produtos é um desafio, mas toda vez que a marca identificar uma mercadoria de baixo giro, precisa repensar a maneira como a comercializa.
Ao fazer uma análise aprofundada, um fabricante de forno de fusão pode descobrir que precisa mudar a maneira como anuncia o produto, conhecer melhor o tipo de consumidor que se interessa por ele, além de maneiras de exibi-lo.
Muitas vezes, fazer uma promoção é o suficiente para desencalhar mercadorias, mas antes de trabalhar com qualquer uma dessas práticas, é necessário desvendar o que está acontecendo.
3 - Cuidar do armazenamento
O acúmulo de mercadorias paradas representa prejuízos, por isso, o ideal é manter apenas o necessário para não perder vendas ou atrasar as entregas.
Se o estoque estiver muito acima do necessário, a organização precisará investir mais dinheiro para mantê-lo, o que acaba facilitando o extravio de mercadorias, danos e produtos vencidos.
Para aliviar a situação, é recomendado negociar diretamente com os fornecedores assuntos como prazos de entrega e abastecimento de mercadorias. Em alguns casos, o próprio fornecedor faz a entrega e armazena os produtos.
4 - Categorizar as mercadorias
Uma confecção de uniforme eletricista nr10 deve repensar o estoque, uma vez que não é apenas um complemento ou um compartimento dentro da empresa.
Na verdade, é uma das partes mais importantes da corporação, independentemente de seu porte ou segmento.
Saber categorizar as mercadorias ajuda a melhorar a análise em relação às flutuações de vendas, fortalece a projeção de vendas e ajuda a organização na compreensão das tendências.
Quanto mais segmentado for o estoque, mais informações a corporação terá em mãos para identificar o que provoca problemas nas vendas.
5 - Vendas e treinamento
Uma empresa que fornece equipamentos para adestramento cachorro filhote também pode melhorar o giro de estoque por meio de treinamento para os responsáveis pelas vendas.
Esses profissionais costumam dar mais atenção aos produtos que aumentam a quantidade de vendas, mas poucos estudam e conhecem cada item produzido pela marca.
Ao aumentar o conhecimento da equipe, fica mais fácil vender itens que demoram para sair. A marca ainda pode incrementar a venda de produtos de baixo giro por meio de ações e promoções específicas.
6 - Trabalhar datas sazonais
Mercadorias perecíveis ou fabricadas em certas épocas sazonais devem ser trabalhadas de maneira diferente dentro da empresa.
São produtos que precisam de um giro de estoque intenso, sem que haja desperdícios e que realmente tragam benefícios para a organização.
7 - Investir em automação
Processos automatizados podem ser uma solução para aumentar o giro de estoque de uma empresa que fornece asfalto a frio.
Por meio de um sistema de vendas, a organização controla o número de mercadorias no estoque, e assim pode compreender de maneira transparente aqueles que estão em maior ou menor demanda.
Esse entendimento é essencial para planejar o estoque de maneira assertiva. O sistema também mostra as vendas faturadas e dá baixa no estoque automaticamente.
Com isso, é necessário apenas visualizar o giro e compreender a volatilidade das vendas, de modo a realizar previsões qualificadas.
Considerações finais
O giro de estoque precisa ser bem trabalhado para garantir o fluxo de vendas do negócio e evitar que as mercadorias fiquem paradas e gerem prejuízos financeiros.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e o que precisa fazer para aumentar o giro do estoque do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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