Últimas

O que é um consórcio?


 

O consórcio é uma das opções mais procuradas por quem quer conquistar a casa própria ou comprar um carro, sem se comprometer com o peso de uma dívida, como a do financiamento.

Para muitos, é o primeiro passo rumo aos sonhos, mas ele também requer planejamento. 

Entretanto, saber se planejar é algo difícil para muitas pessoas, mesmo porque, existem alternativas para chegar lá rapidamente.

Você já deve ter ouvido falar sobre o consórcio, uma modalidade que atrai muita gente por conta das vantagens que traz.

Por meio dele, o cliente consegue administrar seus bens, recursos financeiros e tem mais liberdade financeira. Isso é importante porque todos têm o sonho de comprar um imóvel e ter o próprio carro e isso é possível para qualquer um.

Tudo o que você precisa fazer é conhecer as modalidades de compra disponíveis e escolher aquela que mais combina com seu orçamento. O consórcio é um dos mais procurados por atender a muitas necessidades e aqui vamos falar sobre ele.

Você vai conhecer um pouco mais sobre seu conceito, como funciona e as vantagens de optar por essa modalidade. 

Entenda o que é consórcio

Consórcio é uma das modalidades de aquisição de bens e propriedades, que se baseia em um grupo de pessoas que possuem a mesma finalidade de adquirir algo.

Todos os meses, os integrantes desse grupo pagam uma quantia combinada para formar uma poupança, e até o fim do período, todos podem acessar a carta de crédito e adquirir a casa, carro, apartamento, ou qualquer outro bem.

Supondo que o bem seja uma van que pode ser usada como fretado para evento, se um dos participantes quiser aumentar suas chances, pode oferecer um lance, que nada mais é do que um valor antecipado de algumas parcelas.

O consórcio é uma modalidade de aquisição que contempla diferentes tipos de bens e propriedades, como:

  • Imóveis;

  • Carros;

  • Motos;

  • Caminhões;

  • Viagens;

  • Tratamentos estéticos.

É sempre organizado por empresas administradoras e seu funcionamento acontece pelo Banco Central do Brasil. 

Para se certificar acerca da idoneidade da empresa administradora, confira uma lista no site do Banco Central.

O consórcio é uma invenção brasileira, de 1961, desenvolvida pelo próprio Banco do Brasil e nessa época, Brasília estava em crescimento, e o projeto tinha como objetivo apoiar famílias que queriam se estabelecer na cidade.

Era algo bastante informal, em que os participantes de cada grupo contribuíam todos os meses e selecionavam por sorteio quem receberia o valor acumulado.

Na década de 1960, ter um carro era muito importante para garantir a locomoção, tendo em vista que o transporte público era bastante precário. Por conta disso, o objetivo das famílias era comprar o próprio carro.

Os imóveis também eram muito cobiçados, e apesar de não serem tão modernos e contar com facilidades como parede drywall, eles traziam mais conforto e proteção para as famílias novas.

Já em 1971, o consórcio passou a ser regulamentado e autorizado pela Receita Federal, fazendo com que se tornasse mais seguro e confiável.

Em 1991, o Banco Central passou a se responsabilizar pela fiscalização e regulamentação das empresas administradoras de consórcios, sendo que a principal mudança se deu por conta do lance.

No ano de 2021 cerca de 8 milhões de contratos estavam ativos, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Como o consórcio funciona?

Antes de adquirir um consórcio, é fundamental conhecer todos os detalhes de como ele funciona. Isso porque a compra de um bem requer tempo e planejamento.

Dentro dessa modalidade, existe a administradora do consórcio, uma empresa que autoriza o gerenciamento de grupos e comercializa os consórcios.

Ela estipula um prazo de duração, a quantidade de cotas negociadas, tipo de bem adquirido, condições para o lance e sorteio e o valor a ser pago pelo consorciado.

Uma distribuidora de segurança eletrônica pode adquirir consórcio e escolher entre diferentes créditos, prazos e parcelas.

Essa liberdade traz a possibilidade de poder optar por aquilo que seja compatível com sua realidade financeira. Depois de definir a melhor opção e assinar o contrato, o cliente é agora um consorciado.

Ele possui um número de cota, que é a parte que cada participante detém para formar o saldo do grupo. A cota garante que o consorciado participe das assembleias realizadas pelas administradoras.

Na hora de formar o grupo, cada cota recebe um número que vai identificar o participante. Por meio dele, também é possível analisar o histórico de pagamento e o plano que escolheu.

Um fabricante de caixa personalizada com logomarca pode ser contemplado de maneira aleatória, de acordo com o valor total disponível. Ao ser sorteado, tem acesso à carta de crédito com o montante correspondente.

Todos os consorciados serão contemplados e existem várias formas de fazer isso. Uma delas é pelo lance, que é quando o consorciado antecipa algumas parcelas.

Em um tipo de leilão, o consorciado oferece o pagamento de uma quantidade x de parcelas que podem antecipar, o que aumenta suas chances de ser contemplado e pegar a carta de crédito.

O lance acontece após o sorteio e cada oferta precisa ser enviada com certa antecedência, para informar a quantidade de parcelas que serão antecipadas e o percentual de carta de crédito ofertado.

As administradoras podem estipular períodos diferentes para oferecer o lance, o que ajuda a verificar o processo adotado.

Por fim, o objetivo da contemplação é liberar o bem para compra por parte do sorteado. Só que para ter acesso à essa carta é necessário estar atento aos detalhes do processo logo após a contemplação.

Em outras palavras, o consorciado que deseja comprar projeto comercial e residencial deve cumprir algumas obrigações. De qualquer forma, terá acesso a uma opção de compra extremamente vantajosa.

Vantagens do consórcio

Comprar um consórcio traz muitas vantagens para os clientes, e dentre as que mais se destacam estão:

Baixo custo

Os consórcios não exigem valor de entrada e a parcela inicial já representa um valor que será usado na compra do bem.

Também não existem juros, apenas uma taxa administrativa, mesmo assim, o custo final é inferior a outras modalidades de crédito que vemos por aí, como no caso do financiamento.

Colabora com o planejamento financeiro

Uma das maiores vantagens de optar por um consórcio é que ele ajuda o cliente a se programar para a compra, de acordo com sua realidade financeira.

Os clientes podem optar entre diferentes modalidades, como escolher o valor da carta de crédito, considerando o tipo de bem que deseja adquirir.

Uma empresa de panfletagem divulga vários tipos de consórcio, inclusive aqueles em que o cliente escolhe o valor da parcela e o prazo mais adequado para sua realidade.

Com essa facilidade, é possível adquirir o bem almejado sem prejudicar a saúde financeira da família. Tanto é que muitas pessoas procuram o consórcio como uma maneira de poupar dinheiro.

Tudo o que você precisa fazer é pagar o valor das parcelas e optar por não participar dos sorteios ou oferta de lances, dessa forma, pode resgatar todo o valor investido no encerramento do plano.

Tanto a oficina mecânica mais próxima quanto uma pessoa consegue fazer um investimento longo e usar a quantia para ter uma aposentadoria tranquila, aumentar o patrimônio, dentre outras possibilidades.

O que queremos dizer é que o consórcio é uma alternativa para quem quer se organizar financeiramente e equilibrar o orçamento.

Parcelamento total

Além dos prazos e ausência no pagamento de juros é o parcelamento integral. Quando o cliente escolhe o consórcio, o valor é dividido integralmente pela quantidade de parcelas que o consorciado se propôs a pagar.

Se ele quiser iniciar um novo consórcio, não é necessário descapitalizar com entradas, que muitas vezes dificultam a vida de quem quer comprar alguma coisa.

Mantém o poder de compra

Para garantir o poder de compra da sua carta, as administradoras promovem ajustes nas prestações mensais ao longo do tempo.

Assim como um laudo de constatação ambiental pode sofrer alguns ajustes de valores, as parcelas do consórcio também. É algo previsto em contrato e varia de acordo com a administradora.

Trata-se de uma resposta às variações econômicas que afetam o país, como no caso da inflação. Contudo, os ajustes fundamentais para que o valor poupado seja capaz de adquirir bem.

Isso é mais vantajoso do que as poupanças bancárias porque elas não costumam acompanhar as oscilações econômicas.

Considerações finais

Sendo assim, o consórcio é uma maneira simples de adquirir um bem ou propriedade, sem se envolver em dívidas, como no caso do financiamento.

Para adquirir, basta encontrar uma boa administradora e escolher a opção que combina com suas necessidades e condições financeiras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário