Passo a passo para uma prospecção eficiente no LinkedIn
*Almir Neves
Hoje em dia é normal
utilizarmos redes sociais para a prospecção de
novos clientes, inclusive existe uma prática para esse tipo de prospecção: o Social Selling. Em meio à
diversidade de redes e aplicativos, o LinkedIn é um que vem aumentando sua base
de usuários e tem um foco mais profissional.
É uma ótima rede social
para conquistar novos clientes e aumentar não só suas bases, mas também suas
vendas. Isso se for realizado de forma correta!
O LinkedIn é
considerado uma das principais ferramentas de negócios, se não a maior em
quesito de relacionamentos profissionais.
Dentro dele, é possível
criar conexões com potenciais clientes e também obter informações de
empresas. A plataforma possibilita que você encontre referências sobre
pessoas, visualize interesses da mesma e inicie uma conexão.
Resumindo, uma ótima
rede social para capturar novos leads
e ter sucesso em sua prospecção.
É importante buscar um
equilíbrio para não ser um vendedor “stalker”.
Isso acaba gerando certo desconforto ao cliente.
Separei algumas dicas
básicas para iniciar esse processo
- Comece tendo um primeiro
contato visitando o perfil. Assim, a pessoa saberá que você está
interessado em conhecê-la e sairá da zona do desconhecido.
- Interaja com o conteúdo.
Curtidas e comentários em publicações que são de comum interesse serão
bem-vindos.
- Por último, envie convite para
uma conexão. Comece com o pé direito.
- Escreva uma mensagem
personalizada para cada prospect
contando o motivo de seu interesse em se conectar com essa pessoa. Caso
seja aceito, envie um agradecimento.
- Inicie uma conversa. Não para
vender seu produto e sim para conhecer um pouco sobre o cliente, verificar
seus interesses e começar uma relação personalizada.
Qual tipo de conteúdo
devo postar?
O LinkedIn possui uma timeline onde aparecem todas
as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande domínio de seu
público e conhecerá seu interesse. Porém, uma boa estratégia é avaliar as
publicações compartilhadas em sua timeline
para gerar conteúdo relevante. Também aposte em conteúdos educacionais e
informativos.
Participe de grupos e
comunidades. Dentro da plataforma existem diversas comunidades e grupos sobre
diferentes temas, nelas é possível adquirir informações, mas não só isso. Você
também pode participar de discussões, postar e interagir com os outros, podendo
atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de prospectar no
LinkedIn com mais credibilidade.
Essas discussões também
te ajudam a entender melhor a necessidade e interesse de seus prospects e, além disso, te
ajudam a gerar conteúdos relevantes.
Dentro destes grupos,
você pode criar uma lista de possíveis clientes e mais para frente fazer uma
abordagem individualizada.
Utilize as ferramentas
da rede social
Uma boa ferramenta é o Sales Navigator. Ela permite
identificar um contato específico com base no fornecimento de alguns
parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha e o
seu cargo. Assim, você tem acesso ao perfil de clientes em potencial.
Relembrando que, para
uma boa prospecção é importante ter sua persona bem definida.
Outra ferramenta boa é InMail. Ela permite que você
envie mensagens diretamente para outros usuários do LinkedIn que não fazem
parte das suas conexões.
Você pode utilizar a
lista feita dentro dos grupos e comunidades que comentamos antes, lembra? Como
citamos no início, o Social
Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais
personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no LinkedIn nada mais
é do que construir uma relação com seu lead.
Então, não vá com muita
sede ao pote. Depois dessas dicas, tenho certeza de que vai conseguir fazer uma
boa prospecção!
*Almir Neves é fundador da hubkn,
empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento
de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da
Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização
em Finanças pela FAE.
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através de Inteligência Artificial, o Jordan.
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