Quais os benefícios de trabalhar o cultivo de alimentos em casa?
É perfeitamente possível cultivar diferentes tipos de alimentos em casa, mesmo para quem mora em apartamento, pois ter uma horta não é exclusividade de quintais espaçosos.
A horta caseira é sinônimo de saúde, pois além de incentivar o consumo de vegetais na alimentação todos os dias, tudo o que é plantado é totalmente livre de agrotóxicos.
Com isso, a alimentação é ainda mais saudável e com todos os nutrientes que precisamos.
Para as crianças, além de um incentivo, é uma forma de aprender sobre o cultivo de plantas e tornar o consumo mais prazeroso e menos trabalhoso para os pais.
Os cuidados com a horta também são uma excelente atividade para fazer em família, proporcionando aos pais mais momentos com os filhos, mais proximidade entre os casais e o contato total com a natureza.
Além dos benefícios para a saúde, também traz vantagens para os bolsos, depois você não precisa gastar tanto no supermercado para comprar algumas frutas, legumes e verduras.
Diante de tantas vantagens, é natural se interessar pelo assunto. Por isso, vamos explicar como cultivar alimentos em casa, por que adotar essa prática e o que é necessário para fazer uma horta.
Como cultivar alimentos em casa?
Para cultivar alimentos de qualidade em casa, é necessário seguir algumas dicas, e dentre elas estão:
Escolher um espaço adequado
A primeira dica é escolher um espaço adequado para o plantio, e ele precisa receber luz o suficiente por, pelo menos, algumas horas por dia.
E dentre os espaços mais comuns para receber uma horta estão:
Área de serviço;
Varanda;
Janela;
Prateleiras;
Quem tal;
Terraço.
Quem mora em locais mais espaçosos e constantemente contrata empresa de limpeza de poço artesiano, tem mais liberdade para escolher o local, mas a atividade também é perfeitamente possível para quem mora em apartamento pequeno.
Saber o que plantar
Agora que você já sabe onde será a horta, chegou o momento de saber o que vai plantar, e o ideal é variar os tipos, como ervas, leguminosas, hortaliças, temperos, verduras, dentre outras opções.
Procure se basear na sua alimentação para fazer a escolha certa, optando pelos vegetais que consome e que realmente fazem parte do seu dia a dia.
Escolher como plantar
Com o espaço escolhido em mente, considere as espécies que vai plantar de cada um dos tipos, e para quem mora em apartamento o que precisa é deixar os vasos nos cômodos da casa, lembre-se de escolher opções que combinem com a decoração.
Os meios para plantar são os mais variados, como direto na terra, em uma horta vertical, em vasos, caixas de madeira, floreiras, embalagens recicladas, dentre outras possibilidades.
Por que cultivar alimentos em casa?
Não é difícil responder a essa pergunta porque não faltam razões para cultivar alimentos em casa. Quem puder usar estrutura metálica para galpão para criar um ambiente exclusivo para plantação, melhor ainda.
Mas, mesmo aquelas pequenas hortas em apartamento já trazem muitos benefícios para quem as cultiva. São eles:
Melhora a decoração da casa
Quem mora em apartamento muito pequeno pode aproveitar os vasinhos da horta para decorar os ambientes. É possível cultivar manjericão, alface, cebolinha e outras opções, que além de saudáveis, enriquecem os ambientes.
O verde, independentemente do tipo de planta, sempre traz mais alegria e frescor aos ambientes, melhorando a qualidade do ar e colaborando com vários outros aspectos do dia a dia, como a concentração e a produtividade.
Mais economia para o bolso
Consumir alimentos de maneira consciente, dando preferência aos orgânicos que são produzidos de maneira sustentável e livres de agrotóxicos é algo caro no Brasil.
Mas, ter a própria horta é infinitamente mais barato e ainda te ajuda a economizar com as compras do mercado. O dinheiro poupado pode ser investido no próprio negócio, como no caso de um quiosque para alugar.
Melhora a educação alimentar
O que os pais mais querem é que os filhos comam de maneira saudável, mas eles precisam cultivar esses hábitos dentro da família, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do cultivo de hortas em casa.
As crianças podem aprender sobre como funciona o processo de crescimento e desenvolvimento das plantas, passam a conhecer os benefícios das vitaminas e nutrientes e se interessam por esse tipo de cuidado.
Terapia para a mente
Existem várias evidências científicas que mostram que o cultivo de plantas, independentemente de sua espécie, colabora com a manutenção da saúde mental.
O contato com a terra em uma estufa de Co2, bem como o carinho e o cuidado reduzem o estresse e a ansiedade de quem cuida das plantinhas.
Alimentação mais saudável
Infelizmente, o Brasil permite o uso de agrotóxicos perigosos nos alimentos vendidos em hortifruti e supermercados. Foi a forma que o governo atual encontrou de evitar os prejuízos em grandes plantações.
Só que ao longo do tempo, o consumo dessas substâncias químicas prejudica o nosso organismo, mas quando plantamos em casa, usamos apenas fertilizante e pesticidas naturais, o que garante mais qualidade para o alimento cultivado.
Todos terão fácil acesso a frutas e verduras, depois com apenas alguns passos é possível acolher o que foi produzido e cozinhar.
Isso garante uma alimentação muito mais saudável e cheia de nutrientes que as pessoas precisam para viver.
O que fazer para ter uma horta em casa?
Ter uma horta em casa é a melhor forma de escolher alimentos frescos e levá-los diretamente para o prato.
Além do frescor, também sentimos um sabor muito melhor, além de mais praticidade e conforto.
Para aproveitar todas essas vantagens, você pode criar um espaço exclusivo com porta veneziana alumínio no quintal de casa ou então escolher um lugarzinho apropriado.
Não é necessário morar em um local muito grande, pois é possível plantar vasinhos até mesmo em apartamentos bem pequenos. E algumas dicas para fazer isso são:
Escolher um espaço adequado
Espaço adequado é qualquer lugar que dê para você plantar e onde as mudas possam receber sol e ventilação, como no caso das jardineiras, vasos de barro, vasos de plástico, caixotes de madeira, garrafas pet, dentre outras possibilidades.
Se a ideia é construir um local mais refinado, existe a opção de casos alteráveis que trazem conforto para as regras e ajuda pessoas que não têm muito tempo para cuidar da horta.
Mas, independentemente do que você utilize, todos os compartimentos precisam ter furos na base, pois isso ajuda a fazer o escoamento da água e a evitar que as raízes apodreçam.
Garantir luz natural
Mesmo que você faça higienização ar condicionado split sempre no período certo, o ideal é fazer a horta em um ambiente com ventilação e luz natural.
Boa parte das hortaliças precisam de iluminação para que possam se desenvolver, mas caso não tenha um espaço livre na varanda, é possível plantar mesmo assim.
Tudo o que precisa fazer é notar em quais horários e por quanto tempo o sol bate em certas partes da casa, pois isso vai te ajudar a definir o melhor lugar.
Às vezes, a laje, um pedaço do quintal ou um parapeito da janela são os melhores lugares para esse tipo de plantação.
Saber plantar
Assim como um restaurante de entrega de marmita organiza a comida pronta no recipiente, também é necessário saber plantar as mudas do jeito certo.
É muito importante criar uma camada de drenagem que ocupe um quarto da capacidade do recipiente, fazendo camadas de baixo para cima, começando com pedriscos ou argila expandida, depois a manta para drenagem.
Depois, é necessário fazer uma camada de areia de construção de espessura média e logo após preencher com o substrato preparado, deixando espaço para as sementes ou mudas.
É possível comprar terra já adubada em lojas especializadas e quem não quiser plantar com sementes, na hora de inserir as mudas, é muito importante ter cuidado para que ela fique realmente bem acomodada no novo lar.
O quintal pode receber terraplanagem terreno residencial, e para criar uma terra nutritiva, é necessário misturar partes iguais de terra vegetal, matéria orgânica, podendo ser esterco, minhoca, dentre outros, e vermiculita.
Isso ajuda a evitar o surgimento de fungos no composto, ajudando a planta a crescer forte e saudável, totalmente pronta para consumo.
Considerações finais
Sendo assim, ter uma horta em casa é sinônimo de saúde, alimentação saudável e benefícios para todos.
O projeto é totalmente acessível para quem mora em casa ou apartamento, pois qualquer lugar pode se transformar em uma hortinha produtiva.
Seguindo nossas dicas, você consegue cultivar as espécies de vegetais que mais consome e se liberta do excesso de agrotóxicos no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário