Telecom solucionou 89,3% das reclamações na Consumidor.gov e registrou queda no número de queixas em 2021
Reclamações relacionadas às empresas de telecom tiveram queda de 4,9% em 2021. Índice de solução do setor foi o maior entre os 10 principais setores inscritos na plataforma.
Brasília, 17/03/22 – Em 2021 o setor de telecomunicações registrou
um índice de soluções de 89,3% na plataforma Consumidor.gov. Foi o maior índice
registrado entre os 10 principais setores participantes da plataforma e ficou
acima da média de 78,4%, segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon).
O índice de soluções de bancos, financeiras e administradoras de cartão foi de
79,3%, 77,7% para comércio eletrônico, 76,3% para transporte aéreo e 74,9% para
empresas de pagamento eletrônico.
Segundo informação divulgada pela Senacon, o setor de telecomunicações registrou
queda de 4,9% no número de reclamações registradas na Consumidor.gov. Entre os
10 setores mais reclamados, só telecom e comércio eletrônico apresentaram
redução.
Em 2020, as empresas de telecomunicações responderam por 26,6% das queixas
registradas na plataforma. O índice caiu para 21,1% em 2021.
“O trabalho feito pelas empresas para melhorar a relação com o consumidor, com
investimentos na prestação do serviço, mas também nos canais de atendimento,
tem surtido efeito e o resultado é a queda nas reclamações em todas as
plataformas. Além da redução nas queixas registradas na Consumidor.gov, as
reclamações de usuários de telecom registradas na Anatel caíram quase 25% no
ano passado”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos
Ferrari.
Essas quedas também refletem ações das empresas dentro do Sistema de
Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos
para melhorar a relação com o consumidor.
Além da plataforma Não Me Perturbe, que permite ao consumidor bloquear ligações
de telemarketing de empresas de telecomunicações e de crédito consignado, o
SART tem atuado em outras áreas, como a de oferta e atendimento.
Na área de oferta, por exemplo, o SART tem o compromisso de melhorar,
simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas, o que
reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a
automação de processos relacionados ao faturamento, como a emissão de segunda
via e envio de comprovante de pagamento.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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