5 dicas para saber se o seu negócio é franqueável
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente os dados que revelam o desempenho do mercado de franquias em 2021. Mesmo em um momento de pandemia, o setor faturou R$ 185 bilhões no ano passado, chegando bem próximo ao patamar registrado em 2019, período pré-pandemia, que foi de R$ 186 bilhões.
Segundo o
balanço, os 11 segmentos categorizados pela ABF apresentaram crescimento em
2021 comparado com 2020, sendo que Casa & Construção e Saúde, Beleza e
Bem-Estar foram os principais destaques. Para 2022, a Associação prevê um
crescimento de 9% no faturamento.
“Mesmo em um
momento de crise global, o franchising mostrou a sua força. Muitas franquias
ampliaram a sua maneira de atuação e passaram a ser mais digitais, para
conseguir atender mesmo com as medidas restritivas e isso contribuiu bastante
para esse bom desempenho”, disse Fred Ferreira, especialista em expansão de
franquias e consultor da Como Franquear.
O mercado de
franquias é uma modalidade que atrai empreendedores do mundo todo por ser um
investimento de menor risco, já que o negócio é testado e aprovado pelo mercado
antes de iniciar o plano de expansão.
Dessa forma,
muitas empresas que desejam ampliar a companhia como franchising, precisam
ficar atentos a alguns requisitos que tornam o negócio franqueável. Confira!
1. Maturidade do negócio
Antes de
franquear, é essencial que a empresa já esteja consolidada no mercado, com um
modelo de gestão eficiente e com clientes que confiam nos produtos e/ou
serviços.
É necessário
ter todos os dados sobre a operação registrados e detalhados, como fluxo de
caixa, todos os tipos de custo (produtos e serviços, mão de obra, operacional,
etc.), margem de lucro, retorno do investimento, legislação, entre outros.
2. Estruturação dos processos
Para ser uma
franquia, o negócio precisa ser replicável e para isso ser possível é
necessário estruturar todos os processos da empresa, criando metodologias
próprias de atuação, desde o controle de caixa, recrutamento e seleção dos
colaboradores até as operações comerciais.
3. Padronização da marca
Um dos
diferenciais do modelo de franquia é a padronização da marca, do produto/serviço
e do atendimento. Esse processo se inicia desde o layout do espaço físico até a
excelência no atendimento. As pessoas precisam encontrar a marca e saber do que
se trata e receber a mesma qualidade de atendimento e produto/serviço independente
de qual unidade ela for.
Para que isso
aconteça, o empresário que deseja franquear precisa padronizar tudo, modelando
todo o negócio para que no momento de replicá-lo, tudo saia exatamente como foi
definido.
4. Unidade piloto
A unidade
piloto é uma unidade teste comandada pela própria franqueadora e instalada nos
mesmos moldes de uma unidade franqueada. Nela, a franqueadora confere todo o
funcionamento e realize os ajustes necessários antes de começar a replicar a
operação.
Muitos
especialistas recomendam que a unidade piloto funcione por pelo menos um ano
até o empresário franquear a marca.
“A unidade
piloto é uma importante etapa do processo de franqueabilidade de uma empresa,
pois nesse momento o empresário pode avaliar a eficácia do modelo, checando os
custos fixos e operacionais, lucratividade, fluxo de caixa, etc. Também são
testados todos os processos operacionais, bem como os produtos e/ou serviços
oferecidos pela empresa. O franqueador pode até utilizar a unidade teste como
exemplo para os potenciais franqueados conferirem o funcionamento da franquia”,
explicou o consultor da Como Franquear.
5. Assessoria técnica e jurídica
Assim como
qualquer modelo de negócio, existe uma legislação por trás do franchising que
determina todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado
para que ele tome uma decisão consciente no momento de investir. Documentos
como contratos, Circular de Ofertas (COF) e manuais são alguns exemplos.
Para essa etapa
ser realizada o franqueador precisa ter profissionais técnicos e jurídicos
envolvidos, portanto, contar com uma consultoria especializada e experiente é a
melhor maneira de realizar todo esse processo.
“Muitas empresas têm dúvidas se estão prontas e maduras o suficiente para começar a expandir como franquia. Por isso é importante contratar uma consultoria desde o começo da etapa, ou seja, desde quando surge a ideia de franquear, assim esse empresário ou empresária poderá ser assessorado durante toda a trajetória de formatação do negócio”, concluiu Fred.
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