Últimas

7 dicas para se preparar para uma viagem


 

Colocar os pés na estrada e iniciar uma viagem exige planejamento e algumas recomendações. 

Para que tudo saia como o esperado e renda bons momentos, é essencial considerar dicas que podem fazer a diferença do início ao fim do trajeto.

A primeira questão é escolher o destino e o meio de transporte que o levará até ele. Carro, ônibus ou avião? Uma dessas alternativas deverá ser selecionada pelo viajante, para que tudo ocorra bem durante o percurso até o local desejado.

Em seguida, verificar a previsão de tempo para os dias de estadia na pousada, hotel, casa ou apartamento definido é primordial para um melhor aproveitamento das atividades planejadas nos dias de hospedagem.

Além desses detalhes que darão vida à viagem tão sonhada, é imprescindível que haja uma organização financeira, com meses ou dependendo do local que será visitado, até mesmo anos de economias e redução de gastos.  

Com esses requisitos básicos e iniciais, é possível encontrar os melhores preços. As companhias aéreas, por exemplo, costumam cobrar mais barato pelas passagens que são compradas com dias e até meses de antecedência.

Quanto maior for a lotação do avião e quanto mais a data de embarque estiver próxima, maior será o preço cobrado. O mesmo acontece com as passagens de ônibus, portanto, se algum desses meios de transporte for utilizado, é essencial planejamento.

Outra vantagem de se planejar com antecedência é a garantia de determinados passeios. Alguns deles, dependendo da cidade ou país a ser visitado, exigem a compra antecipada de ingressos, por conta do grande número de pessoas interessadas.

A criação de um roteiro também é essencial para que todos os cantos mais conhecidos e desejados sejam visitados pelo viajante. Estudar cada rota dias ou meses antes do grande dia de embarque deve ser uma das prioridades da preparação.

O planejamento antecipado também auxilia na redução e controle de possíveis imprevistos, principalmente, se o destino for internacional, que exige processos burocráticos, como documentação e acompanhamento da taxa de câmbio.

Todos esses cuidados proporcionam um aproveitamento muito maior da viagem, evitando situações de estresse e sufoco, e gerando somente alegria e momentos agradáveis na própria companhia ou na companhia de amigos, familiares ou cônjuge.

Vários outros benefícios podem ser alcançados com uma programação e organização antecipadas. 

Por isso, é primordial também cuidar dos processos burocráticos, como a seleção e verificação de documentos necessários, como os listados a seguir:

  • Carteira Nacional de Habilitação atualizada (para viagens pelo Brasil);

  • Documento Nacional de Identidade (para viagens nacionais e internacionais);

  • Passaporte atualizado (para viagens com destinos internacionais);

  • Carteira de vacinação atualizada e adequada para o destino.

Além desses itens necessários para que tudo ocorra como o desejado, é essencial realizar um passo a passo detalhado de preparação essencial para realizar uma viagem tranquila, proveitosa, segura e feliz, sozinho ou acompanhado de alguém especial.

Passo a passo para planejar a viagem dos sonhos

Além dos pontos abordados anteriormente, existe um passo que pode ser muito útil para quem deseja visitar um outro país ou cidade, com segurança, sem sufocos e imprevistos e com muitas experiências positivas.

Tudo começa no querer e no sonhar, o resto acontece na realidade, com uma programação muito bem elaborada e antecipada. 

Para isso, basta que o viajante ou os viajantes sigam as 7 dicas de planejamento que serão mencionadas a seguir:

1.Pesquisar antes de escolher o destino

Pesquisar não cobra nada e não exige muitos esforços, por isso, usar e abusar do colhimento de informações na internet, a respeito do destino desejado será essencial para iniciar os primeiros passos de um planejamento de viagem detalhado e organizado.

Se o trajeto precisar do uso de carro, por exemplo, o viajante deve verificar a necessidade de uma proteção de pintura automotiva e de outras manutenções para o automóvel, que deverá estar em ótimas condições de pegar a estrada.

Em outros casos, em que a viagem será feita de ônibus ou avião, é essencial pesquisar  como é possível chegar no destino, qual o local de embarque e desembarque, quais são os outros meios de transporte, além do nível de segurança da cidade ou país.

2. Listar lugares de interesse

Utilizar a internet, panfletos ou impressão digital PVC é primordial para criar uma lista com os nomes dos lugares mais interessantes para o orçamento, tempo de estadia e atividades preferidas da pessoa que irá viajar.

A partir dessa lista, as chances de ter as expectativas atendidas de forma positiva são muito maiores. Com boas alternativas em mãos, a garantia de um bom planejamento, e consequentemente, uma boa viagem é certa.

Ter alguns destinos prediletos ajudará a nortear as pesquisas a respeito das passagens, hospedagens, possibilidades de passeios na cidade ou país escolhido, e melhores temporadas para visita. Assim, tudo poderá ser bem pensado.

3. Reunir informações sobre a hospedagem

Após selecionar um local, em meio a lista de alternativas, é essencial colher todos os tipos de informações. Inclusive, a respeito da hospedagem e do que ela oferece, como limpeza de colchão a seco e refeições, por exemplo.

É essencial estudar muito bem o hotel ou pousada escolhido, para que não haja desalinhamento de expectativas a respeito do custo-benefício do local. Assim, não haverá possíveis surpresas desagradáveis ao chegar no destino.

Outro ponto de atenção é, ao escolher uma casa ou apartamento para alugar, verificar se são oferecidos itens básicos, como um fogão ou geladeira expositora pequena, isso ajudará nos detalhes do planejamento da alimentação, por exemplo.

4. Definir a duração da viagem

Dependendo do local escolhido para hospedagem e da duração da viagem, alguns detalhes são essenciais, por isso, para que nenhum falte, é essencial definir um dia específico para chegada e partida do destino.

Se o viajante escolher uma estadia de mais de uma semana em uma casa, certas particularidades, como uma persiana para teto de vidro, podem fazer toda a diferença durante os momentos de descanso e nas noites de sono.

Além disso, definir a duração da viagem ajudará no planejamento econômico destinado aos gastos necessários durante as visitações dos pontos turísticos e da estadia na cidade ou país selecionado.

5. Pesquisar sobre a melhor época

Viajar em alta temporada, como os meses de verão e primavera, por exemplo, pode ser mais caro, portanto, é imprescindível que, antes de comprar a passagem e reservar um quarto de hotel ou pousada, seja verificado qual a época mais favorável para isso.

Dependendo dos meses escolhidos, uma viagem pode custar até metade do preço que custaria em um período mais procurado. 

Esse ponto de atenção é essencial para quem deseja realizar a viagem dos sonhos com um orçamento mais curto.

Além disso, dependendo da estação do ano escolhida, alguns detalhes da hospedagem podem ser essenciais ou dispensáveis, como uma persiana rolô translúcida, que regula a luminosidade do local, ou um ar-condicionado, que climatiza o ambiente.

6. Avaliar os custos

Custo com passagens ou com gasolina, com alimentação e passeios devem ser detalhadamente calculados, para que não haja prejuízos financeiros e o viajante consiga fazer o máximo de coisas, pelo melhor preço.

Entre essas avaliações, estão alguns itens que podem encarecer uma hospedagem, como piscina, cobertura de vidro para varanda, banheira, wifi, e todas as refeições inclusas no valor da estadia.

A avaliação prévia dos custos ajudará a criar uma reserva adequada para todos os possíveis gastos que possam surgir antes, durante e depois da viagem, tornando toda a experiência o mais leve e divertida possível.

7. Escolher a hospedagem ideal

Como mencionado anteriormente, é necessário estudar todas possibilidades de hospedagem e avaliar os serviços e itens oferecidos em cada uma, de forma a atender as expectativas e necessidades durante o período de estadia no local.

Alguns locais, como hotéis, por exemplo, podem oferecer até mesmo serviço de limpeza que inclui a lavagem de poltrona. Todas essas particularidades influenciam na qualidade e no preço final de uma hospedagem.

Além disso, é essencial avaliar a localização do local escolhido, e verificar se ela é interessante para o tempo de deslocamento até os pontos turísticos oferecidos pela cidade ou país selecionado.

Considerações finais

Sendo assim, viajar parece ser simples, mas para quem deseja ter um momento de descanso e de muita diversão, é essencial um planejamento prévio de todos os detalhes, para que o momento de lazer seja aproveitado da melhor forma, sem possíveis imprevistos.

Para isso, a pessoa ou grupo que for viajar deve se preocupar com todos os detalhes que envolvem uma viagem, desde a etapa de pesquisa, até a etapa de planejamento financeiro e de pagamento da passagem, hospedagem e outros custos necessários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário