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7 livros sobre prospecção de clientes para você se destacar no mercado

A prospecção de clientes é o primeiro passo de todo o processo de vendas. Quando bem-feita, ela capta leads ideais para conduzi-lo pela jornada do consumidor e fechar o negócio. Mas, prospectar vai muito além de apenas atrair clientes em potencial.

Para que você se torne um expert nesse assunto, selecionamos uma lista completa com os 7 principais livros sobre prospecção de clientes.


Neste texto, você verá um breve resumo sobre cada um deles e entender o motivo de aprender ainda mais sobre como prospectar clientes de qualidade e iniciar a primeira etapa do funil de vendas. Boa leitura!

Por que aprender sobre prospecção de clientes?

Prospectar clientes é, na verdade, criar estratégias para atrair possíveis parceiros que tenham interesse em fazer negócio com você ou com a sua empresa.


Baseando-se no objetivo e no planejamento corporativo, há diversos caminhos a seguir durante as etapas de prospecção de clientes.


Porém, é necessário entender cada passo que deve ser dado para não prospectar de forma pouco assertiva e atrair clientes que não gerem conversão. 


Afinal, o que você vai aprender com a leitura dos livros sobre prospecção de clientes, envolve, por exemplo:


  • definição da persona ou do perfil do cliente ideal do negócio;

  • formas de buscar futuros clientes;

  • técnicas de abordagem e de vendas;

  • construção de um relacionamento mais próximo com o possível cliente.


Para encontrar leads qualificados, é preciso pesquisar, estudar, analisar, criar estratégias, desenvolver um plano de ação e agir. 


Percebeu como a prospecção de clientes é importante para aumentar as suas vendas?

Livros sobre prospecção de clientes

Por isso, trouxemos dicas de livros sobre prospecção de clientes para você começar agora a criar uma base sólida de conhecimento sobre as partes teóricas e práticas e evoluir profissionalmente.


Preparado para se destacar no mercado? Confira!

1. Prospecção Fanática

Um dos livros sobre prospecção de clientes mais indicados é o “Prospecção Fanática – O guia definitivo para iniciar vendas e encher o funil aproveitando ao máximo redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias”, de Jeb Blount.


Ele é um guia simples e prático que explica alguns segredos sobre prospectar clientes. Ele ensina estratégias e técnicas de abordagem frutíferas para nunca mais manter o funil de vendas vazio.


O autor Jeb Blount ensina diversas lições sobre prospecção de clientes, como a regra dos 30 dias, a lei da familiaridade, soluções para superar objeções e ainda técnicas para prospectar por telefone, e-mail , mensagem de texto, entre outros.

2. Como Conquistar Clientes e Fechar Negócios

Já o livro sobre prospecção de clientes, “Como construir clientes e fechar negócios - Os fundamentos da persuasão”, fala sobre como prospectar melhor com a contação de histórias. Técnica também conhecida como storytelling.


Para os autores, Richard Maxwell e Robert Dickman, afirmam que a história mais eficaz é a Lenda do Herói ou Monomito.


Os elementos da contação de história são a paixão que você conta a história, a criação do herói, um antagonista (obstáculo, problema que precisa ser resolvido), entre outros.

3. 151 ideias rápidas para conseguir novos clientes

Escrito por Jerry Wilson, este é um dos livros sobre prospecção de clientes que também funcionam como um guia.


Entre as 151 ideias rápidas para atrair novos clientes, ele fala sobre a necessidade de se estar preparado para ouvir o “sim” do cliente, a transmissão de confiança e segurança durante a negociação, a análise certeira sobre as opções oferecidas aos clientes e muito mais.

4. Receita Previsível

Esse é um dos livros sobre prospecção de clientes mais conhecidos mundialmente, considerado a “Bíblia de vendas do Vale do Silício”.


O título “Receita Previsível: Como implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa” já expressa qual será o conteúdo das páginas deste livro.


O autor Aaron Ross ensina o seu método de vendas outbound, que já ajudou milhares de empresas a melhorarem a previsibilidade de seu faturamento.


Com esse livro, você vai saber como reestruturar a área de vendas, separando-a por profissionais responsáveis pelo pré-vendas, vendas e customer success.

5. A arte de conquistar clientes 

A autora Adriana Costalunga explica como conquistar e manter clientes quando parece que todo o mercado oferece as mesmas coisas que você. E ainda com condições mais favoráveis.


Ela ensina técnicas de Comunicação unidas aos princípios da Psicologia Social para otimizar o diálogo com os clientes, principalmente pelo telefone ou e-mail.

6. Como usar a internet para alavancar suas vendas

Esse é um livro sobre prospecção de clientes de forma online. Se você precisa aperfeiçoar sua captação de leads por sites ou redes sociais, o "Como usar a internet para alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do zero" é escrito pelo especialista de marketing digital no Brasil, Erico Rocha.


Depois que virou empreendedor, ele precisou estudar marketing digital para alcançar o sucesso online que desejava. E conseguiu.


Erico Rocha contou todos os passos que o tornaram um sucesso de vendas pela internet.

7. A venda desafiadora

Matthew Dixon e Brent Adamson afirmam que os melhores vendedores não se limitam não apenas constroem relacionamentos com seus clientes, eles os desafiam.


Neste livro sobre prospecção de clientes, “A venda desafiadora: Assumindo o controle da conversa com o cliente”, os autores ajudam você a analisar suas competências e comportamentos. Além disso, falam sobre os principais conhecimentos para ter um alto desempenho em vendas.


Gostou das nossas dicas de livros sobre prospecção de clientes? Todos reúnem dicas e cases de sucesso reais de grandes empresas dos mais diversos segmentos.


É de suma importância dominar tudo sobre como prospectar clientes. Afinal, o funil que começa com poucos leads, termina vazio. Invista tempo de qualidade no seu desenvolvimento profissional e se destaque na área comercial.


E você, tem investido tempo em planejar e analisar o seu desempenho na prospecção de clientes? Concorda que o estudo de livros sobre prospecção de clientes pode aumentar a sua perspectiva sobre o assunto?


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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