Últimas

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS APRESENTA PALESTRA SOBRE O ACADÊMICO HONÓRIO ARMOND

A PROFESSORA ELIANA SCOTTI MUZZI FALA SOBRE O AUTOR EM PALESTRA DISPONÍVEL A PARTIR DE 14/04 NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

 

Em homenagem aos 130 anos de nascimento do poeta Honório Armond, a Academia Mineira de Letras convida a professora Eliana Scotti Muzzi para uma palestra especial sobreo escritor. “Nos 130 anos do acadêmico Honório Armond” estará disponível a partir das 11h do dia 14 de abril, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, Eliana Scotti Muzzi faz um resgate da obra de Honório Armond. “É um poeta mineiro injustamente relegado ao ostracismo, que merece ser ressaltado e reconhecido”, reforma a professora.

O público também irá conferir apresentação e análise de sua obra poética e sua contextualização no cenário cultural em que foi produzida, o que permite melhor compreensão sobre o autor.

Além disso, a professora fala sobre a amizade do escritor com Guimarães Rosa, que tinha grande apreço pela obra poética de Honório Armond.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Eliana Scotti Muzzi é professora de Língua e Literatura francesa da Faculdade de Letras da UFMG; doutorado em Letras Modernas pela Universidade de Besançon, França; professora convidada na Universidade de Poitiers, França.  Entre suas publicações destacam-se: 

“Vila Rica: epopeia e história” in  A poesia dos inconfidentes: Cláudio Manuel da Costa (edição org. Melânia Silva de Aguiar). Rio: Nova Aguilar, 1996; “A Arcádia e as douradas Minas na obra de Cláudio Manuel da Costa” Barrocos  y Modernos. Frankfurt AM Main: Vervuet Verlag,  1998; “Lettre et image dans Le baroque brésilien : les Prophètes de l’Aleijadinho » Berna : Peter Lang, 2003 ;  Vila Rica (ed. comentada)  Épicos (org. Ivan Teixeira. São Paulo : EDUSP/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008; Poesia Completa de Honório Armond (ed. org. com Nancy Maria Mendes) Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2011). “Epopéia e Civilização no Vila Rica”ensaio introdutório e edição do poema épico Vila Rica de Cláudio Manuel da Costa.  Épicos (org. Ivan Teixeira). São Paulo : EDUSP, 2008; Poesia Completa de Honório Armond . Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2011; Dom Quixote. Encenações tipográficas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2017. Memórias da Neblina. Belo Horizonte 2021.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Nos 130 anos do acadêmico Honório Armond”, com Eliana Scotti Muzzi

 Data: a partir de 14 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras 

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário