Com produtos diferenciados e sustentáveis, mercado pet registra crescimento de 27% no faturamento em 2021
De acordo com os dados divulgados pelo
Instituto Pet Brasil, o faturamento anual do mercado pet foi de R$ 51,7 bilhões
em 2021, ante os R$ 40,8 bilhões de 2020
De acordo
com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, o setor de produtos,
serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no
faturamento em 2021, no comparativo com 2020. Em 2021, o faturamento anual foi
de R$ 51,7 bilhões, enquanto que em 2020 o mercado pet concluiu o ano com
faturamento de R$ 40,8 bilhões. Só os produtos de bem-estar e higiene animal
movimentaram R$2,8 bilhões e tiveram um crescimento de 19,5%.
Mas engana-se quem pensa que o mercado
de produtos para pets se resume a shampoo, condicionar ou roupinhas para
vesti-los nos dias mais frios. O setor está investindo cada vez mais em
produtos diferenciados. “Se
olharmos para o passado, não havia rações próprias para cada tipo de raça ou
idade e também não existia produtos para proporcionar qualidade de vida e ao
mesmo tempo cuidar da saúde e da aparência dos pets”, explica Carol Vaz, criadora da
marca Dog´s Care.
Carol acabou descobrindo na prática o
potencial do mercado pet e como poderia faturar ao mesmo tempo que ajudava
outros tutores a enfrentarem alguns imprevistos com seus animais. Em 2006, sua
cachorrinha Jully, da raça Llhasa Apso, tinha a síndrome do ovário policístico
(SOP), o que fez com que a empreendedora vivesse o caos por conta do cio
bastante longo. “Fui atrás de
uma solução pro meu caos em lojas especializadas, mas tudo que encontrei não
resolveu o problema. Foi aí que surgiu a ideia de adaptar fralda infantil para
ver se dava certo. E foi a melhor coisa que fiz! Deu certo e ainda mudou minha
vida”, diz Carol.
Foi então que, depois de várias
tentativas, estudos e adaptações, a empreendedora finalmente conseguiu criar a
primeira fralda para pets do mundo. Se no começo os clientes acabaram
estranhando a ideia, com o tempo a fralda foi ganhando os consumidores e as
prateleiras dos pet shops. Sendo assim, Carol decidiu ampliar o portfólio da
marca e investir em outros produtos diferenciados, o que acabou se tornando a
marca registrada da Dog´s Care.
“Na verdade, quando eu desisti de seguir
com a carreira jurídica e me tornar uma empreendedora do setor pet, pensei
inicialmente em abrir um pet shop, mas percebi que esse mercado já estava saturado
mesmo naquela época, ía ser mais uma, então pesquisei para saber quais
produtos poderiam ajudar os tutores e que ainda não existiam no mercado”, ressalta a empreendedora. Hoje a Dog´s
Care possui mais de 15 produtos em seu portfólio, produzidos para diferentes
finalidades. Entre eles está o Ecotapete higiênico lavável e reutilizável, que
permite mais de 240 lavagens, ou seja, evita aquele descarte de jornais
constante, um diferencial pensado no consumo consciente e no meio ambiente.
Outro detalhe do produto é que ele imita fielmente um jornal, facilitando a
adaptação dos antigos jornais utilizados para esse fim.
Já para os
gatos, a marca desenvolveu o granulado higiênico feito com fibra de celulose.
Ele é três vezes mais leve do que a areia convencional e pode ser descartado no
vaso sanitário. Nos últimos anos, o carvão acabou se tornando um aliado à
saúde, higiene e cuidado pessoal, tanto que hoje em dia é possível encontrá-lo
com facilidade em produtos de perfumarias como shampoos, cremes de massagem e,
principalmente, cremes dentais. Pensando nisso, a marca criou um creme dental
com carvão ativado feito exclusivamente para os pets, para facilitar a higiene
diária e evitar o tártaro.
Crescimento em 2021
Com a pandemia e os brasileiros
trabalhando em casa, as pessoas acabaram passando mais tempo com seus pets e
isso fez os consumidores gastarem mais com eles. Sendo assim, a Dog´s Care
registrou crescimento de 35% em 2021 e dobrou o faturamento nos últimos dois
anos. “Lançamos recentemente
uma linha especial produzida com nanotecnologia, e queremos continuar
investindo em produtos diferenciados e que atendam diferentes necessidades
reais dos tutores com seus pets”, finaliza a empreendedora.
Sobre a Dog´s Care
Pioneira e inovadora, a empresa trouxe
ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis
para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa
e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a
vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre
pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios
para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no
adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets,
com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.
Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br
Nenhum comentário