Como a recapagem de pneus se tornou aliada na preservação do meio ambiente?
Entenda os principais impactos causados pelo descarte
incorreto de pneus na natureza e os desafios da indústria
A preservação do meio ambiente sempre
foi um desafio para o mercado automotivo. Sendo um grande extrator de recursos,
além de gerar resíduos que causam prejuízos à natureza, principalmente pelo
descarte de pneus, o setor tem se dedicado a desenvolver técnicas que
finalmente pudessem alinhar sustentabilidade com a oferta de produção
necessária para abastecer a cadeia de transportes.
Com uma economia altamente dependente de
rodovias, o Brasil descarta cerca de 450 mil toneladas de pneus anualmente,
segundo o último levantamento realizado pelo Serviço Social do Transporte e o
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST e SENAT) em 2020.
Giulio Claro, diretor comercial da NSA
Pneutec, acredita que o país está na vanguarda da busca por tornar o segmento
mais sustentável, principalmente pelo incentivo à reforma de pneus: “Hoje vemos
uma grande valorização para o setor de reforma de pneus. Além do grande apelo
sustentável, também é uma grande alternativa para os frotistas gerarem economia
nos seus custos com os pneus, principalmente em uma época tão difícil para os
empresários do setor de carga, e outros segmentos", explica.
A NSA Pneutec reforma pneus no sistema
pré-moldado, sendo que apenas 5% do volume total se concentra no sistema Matriz
Setorial (processo Hot Cap), este último está praticamente extinto no mercado,
mas a NSA ainda o mantém para atender seus clientes no ciclo total do pneu, e
algumas empresas que não dispensam esse processo.
Quais impactos os pneus causam no meio
ambiente?
A recapagem começou a ser praticada com
objetivo de prolongar a vida útil dos pneus. Neste tipo de reforma, é empregado
apenas 20% do material necessário para fazer um pneu novo, proporcionando a
mesma durabilidade do original, ou seja, custo menor e a qualidade sendo
praticamente a mesma.
Para a produção de pneus novos, existe
uma demanda média de 57 litros de petróleo, e a emissão de cerca de 26 kg de CO₂ na atmosfera. Já para reforma do mesmo
pneu e com desempenho semelhante, a necessidade é apenas de 25% da
matéria-prima, e diminuição da emissão de CO₂ na mesma proporção.
Além disso, ela é feita através de
energia limpa, ou seja, não gera nenhum tipo de efluente e torna todos os seus
resíduos recicláveis, diferente do descarte de um pneu novo. Segundo Giulio
Claro, caso os pneus sejam descartados de maneira incorreta, podem contribuir
para:
- agravamento de enchentes,
- entupimento de bueiros;
- proliferação de doenças como
dengue, malária e febre amarela;
- contaminação do solo;
- infeccionar pessoas e animais,
que se alimentam de recursos naturais.
“Várias ações estão sendo implementadas
para que, a longo prazo, não tenhamos um desequilíbrio na natureza. A reforma
de pneus é uma das principais medidas que podemos incentivar, visto que, nos
próximos anos, devemos observar um crescimento de 30% dessa atividade,
diminuindo cada vez mais a geração de resíduos (carcaças de pneus) atirados no
meio ambiente, cuja a decomposição pode chegar até 900 anos”, explica Giulio.
Escassez de borracha incentiva a busca
por pneus reformados
Mesmo antes do início do conflito entre
Rússia e Ucrânia, o mundo já enfrentava uma grande escassez de borracha, a
matéria-prima para fabricação de pneus. O principal motivo envolve as
companhias marítimas que estão apresentando atrasos no tráfego de carga do
produto.
Com a diminuição da oferta,
consequentemente os preços para a fabricação de pneus novos sofrem alterações
que pesam no bolso de caminhoneiros e frotistas. Atualmente, cerca de 80% dos
frotistas brasileiros já utilizam pneus reformados, e a expectativa do mercado
é de observar alta nos próximos anos.
“O valor de uma reforma representa, em
média, 40% do valor de um pneu novo. Portanto, se o transportador realizar a
reposição sempre com pneus novos, terá um custo maior de 60% em sua conta
pneus, um fato que poderia inviabilizar o negócio”, finaliza Giulio.
Sobre a NSA Pneutec
Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma
empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a
mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.
Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados,. www.nsapneutec.com.br,
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