Como a tecnologia NFT afetará o mercado criativo
por Thiago Tieri*
O termo NFT já não é mais uma novidade
para ninguém desde o ano passado, quando se tornou popular no Brasil e no
mundo. A sigla NFT significa “token não fungível” (token é a representação
digital de um ativo e fungível é algo que pode ser substituído por outro do
mesmo modelo). Com isso, é bom explicar que pode-se ter NFTs de todo tipo de
criação, como obras de arte, ilustrações, games, autógrafos, fotos exclusivas,
músicas, etc. Esse ativo é registrado em uma blockchain – sendo original e de
propriedade de uma pessoa, mas permitindo que todos que comprarem tenham direito
a uma cópia ou pedaço desse ativo.
Artistas, influenciadores e empresas já
lucram milhões de reais apenas vendendo uma pequena parte de uma obra, objeto
ou algo exclusivo. Podemos observar esses resultados em estudos já realizados.
Segundo o Google Trends, o termo cresceu constantemente em 2021. Se você buscar
atualmente “NFT” já vai encontrar mais de 2 bilhões de acessos no Google. Já um
outro estudo, publicado em outubro de 2021, para entender os hábitos de
investimentos dos brasileiros, pela plataforma Crypto.com, revelou que 74% dos
brasileiros pretender ter NFTs no futuro.
O sucesso das NFTs se tornou foco nos
setores criativo e tecnológico. Ao meu ver, há vantagens e desvantagens na
compra e venda de NFTs. Entre os benefícios para artistas e criadores de
conteúdo está o fato de que eles podem disponibilizar seus conteúdos com o
objetivo de se aproximar dos fãs, para que eles também tenham uma parte de seu
ídolo, além de gerar renda. E entre as principais desvantagens estão a
necessidade de ferramentas de cibersegurança constantemente atualizadas, pois
pode haver o roubo e exposição de dados. Além disso, outra questão que se deve
ter cuidado de verificar é a originalidade da NFT, porque elas podem ser falsas
- já há golpes com esse ativo digital. É importante ressaltar que ainda não há
uma fiscalização na venda desses ativos. O que torna preocupante para os
artistas digitais que estão investindo nessa nova tendência mundial.
Vale observar, também, as mídias sociais
de artistas que são ilustradores, designers e animadores e que estão investindo
nessa nova tecnologia, pois é um dos públicos de interesse e com quem eu tenho
contato diariamente. Então, entendo que pode ser a melhor foma de mostrar o
trabalho para as pessoas e conquistar novos admiradores e ou fãs. O
profissional tem que pensar no seguinte: se uma ilustração tem mais de 30 mil
curtidas no Twitter ou no Instagram, ela pode valer muito como NFT. Assim, é
possível comercializar esse trabalho por meio de entregas normais e com a venda
de NFTs de trabalhos exclusivos.
Ainda vejo outra vantagem nisso: além de
beneficiar estes artistas, as marcas parceiras ou que se relacionam diretamente
com esse influenciador serão impactadas também. Pois algo que o artista
transformar em um ativo digital, ele pode citar a marca que o ajudou com esse
trabalho. Para facilitar esse trabalho digital já é possível criar por meio de
ferramentas tecnológicas, como mesas digitalizadoras e monitores interativos.
Ao usar o conceito de “tinta digital”, além de auxiliar na sustentabilidade, os
artistas já conseguem otimizar a jornada de digitalização das criações
que serão comercializadas como NFTs.
E, por fim, as NFTs já estão em todos os
lugares. Essa já é uma forma de auxiliar profissionais do mercado criativo e
incentivar ainda mais o talento nacional. Acredito que esse ativo digital já é
uma tendência que com certeza irá ganhar mais visibilidade e segurança no
mercado criativo nos próximos anos.
*Thiago Tieri é Gerente de Marketing da
Wacom no Brasil.
Sobre a Wacom
Fundada em 1983, a Wacom é uma empresa
global com sede no Japão (Bolsa de Valores de Tóquio: 6727) com subsidiárias e
escritórios afiliados em todo o mundo para apoiar comercialização e
distribuição em mais de 150 países. A visão da Wacom de aproximar pessoas e tecnologia
por meio de tecnologias naturais de interface tornou-a a fabricante líder
mundial de tablets e displays interativos para canetas, além de stylus digitais
e soluções para salvar e processar assinaturas digitais. A tecnologia avançada
dos produtos da Wacom é usada para a criação de artes, filmes, efeitos
especiais, animação, moda, na educação e design e fornece aos usuários
corporativos e domésticos sua tecnologia de interface líder para expressar
ideias e criações. Para mais informações: www.wacom.com.
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