Empreendedora auxilia micro e pequenos negócios a se consolidarem no mercado do Vale do Paraíba
Empresária no segmento veterinário, Alessandra Rister,
é consultora de negócios e comenta dicas para quem está pensando em empreender
Cada vez mais em
alta, o empreendedorismo é tido como um grande sonho para a maioria dos
brasileiros. Só em 2021, o país somou 14 milhões de pessoas, com idades entre
18 e 64 anos, à frente do próprio negócio – o número compila apenas empresas com mais
de 3,5 anos de operação (chamados empreendedores estabelecidos). Essa
alavancada permitiu que o Brasil saltasse seis posições para ocupar o 7º lugar
no ranking de empreendedorismo mundial, como mostra a GEM – Global
Entrepreneurship Monitor 2021, divulgada no último dia 24 de março.
“O Brasil é um país cheio de oportunidades e problemas
a serem resolvidos. Então, apesar de toda a parte burocrática que pode envolver
a abertura de uma empresa, ainda somos um país propício ao empreendedorismo. A
pandemia foi um momento que potencializou essa gama criativa que o nosso povo
tem. Muitas soluções inovadoras foram criadas a fim de ajudar as pessoas a
enfrentarem esse período com uma certa leveza”, pontua Alessandra
Rister, empresária no segmento veterinário há 25 anos.
Embora tenha
aberto caminhos para múltiplas inovações, a pandemia colaborou para o
crescimento do empreendedorismo por necessidade que, de acordo com a pesquisa
realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e
Produtividade (IBPQ), caiu de 50,4% para 48,9%. “Quem empreende por
necessidade tende a abrir o seu negócio motivado pelo financeiro. Ou seja, o
objetivo é reverter uma situação pessoal de dificuldade, que pode ser um
trabalho estagnado (ou a falta de um) ou um salário defasado, por exemplo. Se
não houver um bom planejamento, um estudo de mercado, é possível que este novo
negócio entre para as estatísticas de encerramento de operação com menos de um
ano”, explica Rister, que é também consultora de negócios.
Focada no público
feminino, que tem conquistado um importante papel no mundo dos negócios,
Alessandra atua no Vale do Paraíba, onde ajuda micro e pequenas empreendedoras
a se consolidarem no mercado: “Me especializei em gestão e atendimento ao
longo dos últimos anos e, desde então, todo o conhecimento adquirido foi
aplicado no meu negócio, hoje já bastante sólido e em fase de expansão. Durante
esse processo, algumas pessoas me procuraram para buscar soluções para os seus
negócios também. A partir disso, criei uma metodologia própria que compreende
no entendimento da empresa e nas soluções que ajudam a alcançar a conversão que
ela precisa”.
Para Rister, a
essência de um negócio de sucesso está atrelada à capacitação. Por isso ela
indica buscar uma especialização ou unir forças com profissionais que ajudem a
tirar as ideias do papel: “Isso diminui as chances de erro na execução, bem
como a probabilidade do fechamento precoce da sua empresa. Para validar o seu
negócio, você precisa conhecê-lo, e isso se faz com planejamento e estudo
(inclusive de mercado). É fundamental conhecer seus concorrentes, analisar a
potencialidade dos clientes (entendendo as suas necessidades), descobrir o seu
diferencial e definir a sua persona. Assim, o caminho para o sucesso torna-se
mais fácil”.
Dicas para quem está começando
O primeiro passo é
entender o que está segurando a sua empresa, quais são as dificuldades. “É
muito comum as pessoas chegarem até mim pedindo soluções para vender mais. Mas
às vezes o problema não está relacionado à venda em si e sim ao atendimento, à
própria gestão, à falta de comunicação (e aqui se inclui o marketing do
negócio). Vender é uma consequência de uma série de passos que precisam estar
alinhados e que a gente consegue identificar durante o diagnóstico de cada
mentoria”, diz Alessandra.
Saber separar as
contas de pessoa física da pessoa jurídica também é fundamental e considerado
um dos erros mais comuns nos pequenos negócios. “Por isso é recomendado que
você tenha uma retirada mensal, um salário pré-estabelecido que garanta suas
despesas mensais sem comprometer a saúde financeira da sua empresa”,
pontua ela, que cita a estratégia de comunicação como um dos pilares do
sucesso: “Ser visto para ser lembrado é uma máxima que precisa ser
considerada sempre. Com absolutamente tudo no alcance das mãos, se fazer
presente onde seu público está é fundamental para ter bons resultados a médio e
longo prazo”.
Por fim, e não menos importante, ela aconselha paciência. “Nenhum negócio nasce sendo um sucesso estrondoso, nem trazendo retornos rápidos. Empreender é um processo que demanda tempo”, conclui.
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