Empreender se torna alternativa para brasileiros em meio a crise
Danilo Mendes, empresário e especialista em
gestão de empresas, revela os principais motivos por trás do fenômeno e dá
dicas para quem pensa em abrir seu próprio negócio
Empreender tem se
tornado uma alternativa para diversos brasileiros durante o período de crise
causado pela pandemia de Covid-19. No entanto, é necessário estar preparado
para iniciar uma jornada no caminho do empreendedorismo.
Para Danilo Mendes, empresário e
especialista em administração industrial e gestão de empresas, o início de um
empreendimento não depende apenas daquele que está idealizando o projeto. “O
segredo para começar é ter coragem, estar preparado e enxergar uma oportunidade
no mercado. A maioria das pessoas começa por necessidade e cria uma empresa
para ter uma renda principal, muitas vezes com uma visão muito limitada. É
preciso estar preparado, entender minimamente do negócio e ter coragem para
assumir um cenário repleto de incertezas e riscos”, relata.
De acordo com um Boletim
do Governo Federal, referente ao primeiro quadrimestre de 2021, o Brasil
contava na época com 17 milhões de empresas ativas, sendo que mais da metade,
aproximadamente 12 milhões, era composta por Empreendedores Individuais e MEIs
(microempreendedores individuais). Além disso, os micro e pequenos negócios
correspondiam, na época, por mais de 90% dos negócios ativos.
De acordo com o especialista, empreender exige
algumas habilidades que auxiliam na saúde financeira do negócio e diminui os
riscos. “É importante combinar o tempo de planejamento e a execução das ações,
ser resiliente e aprender com os erros cometidos, além de ter comprometimento
com o próprio negócio, se tornando um espelho para os colaboradores. Os
gestores devem ter uma fome constante por conhecimento e qualificação, afinal
isso traz a possibilidade de realizar análises mais precisas e
planejamentos mais robustos para futuras ações. Um bom relacionamento
interpessoal e construção de networking
também são valiosos, pois facilita movimentações com parceiros, sócios e
potenciais investidores”, pontua.
Estar presente no
ambiente digital pode fazer toda a diferença para os resultados de uma empresa
que está nos estágios iniciais. “Seja na construção de marca, geração de
conteúdo ou vendas, estar bem posicionado no digital pode trazer alcance e
expor seu empreendimento para diversas pessoas”, indica Danilo.
Mesmo com a vontade de
abrir um estabelecimento próprio, definir onde e de que forma empreender nem
sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando os recursos são limitados.
“Existem diversas opções em áreas de atuação e modelos de negócio, o que
dificulta a tomada de decisão. Para um negócio prosperar, é essencial que se
tenha um propósito. Para isso, reflita sobre o que você ama fazer, o que
faz bem, o que as pessoas precisam e o que elas pagariam para ter. Se as
pessoas não precisam, não será algo útil e, se o empreendedor não ama o que
faz, dificilmente verá sentido naquilo, aumentando as incertezas e dúvidas
sobre o sucesso da iniciativa”, relata Mendes.
Segundo dados
levantados pelo Sebrae em 2019, 67% dos empreendedores são homens. Para o
especialista, existem diversos fatores que contribuem para esse cenário
desfavorável ao sexo feminino. “Existe o fato dos homens estarem naturalmente
mais dispostos e propensos a assumirem riscos, mas o principal motivo por trás
desses números está em crenças sociais históricas que, infelizmente, colocaram
a mulher em um papel de ‘dona de casa’ durante muitos anos. Os dados trazem à
tona uma realidade alarmante, que revela o preconceito empresarial que as
mulheres sofrem, tendo como consequência ganhos reduzidos e maior dificuldade
em acesso a financiamentos e investimentos, além de, em muitos casos,
precisarem fazer jornadas múltiplas como empreendedora, mãe, esposa e chefe da
família”, finaliza.
Sobre Danilo Mendes
Empreendedor, empresário e engenheiro de produção, pós-graduado especialista em administração industrial, gestão de empresas e gestão empreendedora. Com carreira na área industrial, nos campos de qualidade e produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo apaixonado em potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da sexta temporada do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e cofundador da Martello Educação Financeira. Para mais informações, acesse @aqueledann
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