Festival Gastronômico aquece setor e movimenta retomada da economia
São Paulo Restaurant Week traz menus a preços
especiais até 30 de abril
Restaurante Rendez Vous, no bairro de Pinheiros
Foto: Divulgação
Depois do longo período de restrições,
após o país registrar milhares de restaurantes fechando suas portas por
definitivo, o setor de gastronomia começa a mostrar sua recuperação. Agora, com
a importante retomada presencial e um cenário mais otimista, é preciso buscar
uma nova conexão com o público, para resgatar a potência econômica dessa
categoria.
Para se ter uma ideia, pelas contas da
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2019, o setor
faturou 235 bilhões de reais, já no ano seguinte, os dados caíram
drasticamente, com 175 bilhões, que foram conquistados em sua maior parte com o
crescimento do serviço de delivery. Em 2021, o faturamento no ramo foi de 242
bilhões de reais e a expectativa é que para 2022 seja ainda melhor, com o
faturamento na casa dos 300 bilhões de reais.
Diante disso, para fomentar e aquecer o
mercado gastronômico e musical, a Restaurant Week, um dos festivais
gastronômicos mais esperados da América Latina, realiza em São Paulo sua 28ª
edição, explorando o tema Música e Gastronomia, com mais de 140 casas
participantes, espalhadas pela região metropolitana do estado, até o dia 30 de
abril.
O festival deste ano busca exaltar a
tradicional relação entre música e comida, desde a criação do prato até a hora
de servi-lo. Importante ressaltar que muitos dos restaurantes contam com a
oportunidade de trazer à mesa menus especiais criados a partir de referências
musicais e artistas conhecidos, como Carmen Miranda, João Bosco, Aldir Blanc e
Caetano Veloso, compondo um menu atrativo e cheio de emoção.
A liberdade de aproveitar o momento
propício para revelar novos talentos musicais, é outro destaque importante do
evento, já que cerca de 89% dos músicos tiveram perdas em função da pandemia,
em 2021, e 50% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda, conforme a
segunda edição da pesquisa Músicos/as & Pandemia, realizada pela União
Brasileira de Compositores (UBC).
Além do entretenimento, diversão e
lazer, a Restaurant Week também tem o propósito de movimentar e aquecer o
mercado gastronômico. Ainda de acordo com a Abrasel, 335 mil empreendimentos
fecharam desde o início da pandemia. No estado de São Paulo, foram afetados 50
mil estabelecimentos, sendo 12 mil deles apenas na capital.
“Além dessa visão da gastronomia, também
é uma forma de trazermos a atenção para os profissionais da indústria musical,
que foram impactados durante o período de isolamento, já que perderam grande
parte ou toda sua renda”, explica Fernando Reis, CEO da Restaurant Week no
Brasil.
O festival contempla cinco categorias de
experiência, com preços a partir de 39,90 reais. Nas opções Tradicional,
Plus, Premium e Diamond estão inclusos entrada, prato principal e sobremesa. Já
a categoria Burger Gourmet, traz o hambúrguer e acompanhamento, com um valor
único.
“A Restaurant Week é também um agente de
transformação social. A cada menu vendido, estamos estimulando a doação de 1
real para o Projeto Cozinha Escola Solidária, primeira escola de
profissionalização para pessoas em situação de rua da capital paulista,
iniciativa do Movimento Estadual da População em Situação de Rua em conjunto
com a Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul, Países Árabes, África
(Bibli-ASPA)”, finaliza Reis.
Confira a lista de restaurantes
participantes em www.restaurantweek.com.br
.
Serviço
28ª São Paulo Restaurant
Week
Data: até 7 de maio
Instagram: @restaurantweekbrasil
Site: www.restaurantweek.com.br
Opções de Menu
Entrada + Prato Principal
+ Sobremesa
Tradicional: Almoço 49,90 reais e Jantar 64,90
reais
Plus: Almoço
59,90 reais e Jantar 74,90 reais
Premium: Almoço
79,00 reais e Jantar 109,00 reais
Diamond: Almoço
99,00 reais e Jantar 139,00 reais
Burger Gourmet: 39,90
reais (valor único)
Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 15 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 15 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Nenhum comentário