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Festival Gastronômico aquece setor e movimenta retomada da economia

São Paulo Restaurant Week traz menus a preços especiais até 30 de abril

Restaurante Rendez Vous, no bairro de Pinheiros
Foto: Divulgação

Depois do longo período de restrições, após o país registrar milhares de restaurantes fechando suas portas por definitivo, o setor de gastronomia começa a mostrar sua recuperação. Agora, com a importante retomada presencial e um cenário mais otimista, é preciso buscar uma nova conexão com o público, para resgatar a potência econômica dessa categoria.

Para se ter uma ideia, pelas contas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2019, o setor faturou 235 bilhões de reais, já no ano seguinte, os dados caíram drasticamente, com 175 bilhões, que foram conquistados em sua maior parte com o crescimento do serviço de delivery. Em 2021, o faturamento no ramo foi de 242 bilhões de reais e a expectativa é que para 2022 seja ainda melhor, com o faturamento na casa dos 300 bilhões de reais.

Diante disso, para fomentar e aquecer o mercado gastronômico e musical, a Restaurant Week, um dos festivais gastronômicos mais esperados da América Latina, realiza em São Paulo sua 28ª edição, explorando o tema Música e Gastronomia, com mais de 140 casas participantes, espalhadas pela região metropolitana do estado, até o dia 30 de abril.

O festival deste ano busca exaltar a tradicional relação entre música e comida, desde a criação do prato até a hora de servi-lo. Importante ressaltar que muitos dos restaurantes contam com a oportunidade de trazer à mesa menus especiais criados a partir de referências musicais e artistas conhecidos, como Carmen Miranda, João Bosco, Aldir Blanc e Caetano Veloso, compondo um menu atrativo e cheio de emoção.

A liberdade de aproveitar o momento propício para revelar novos talentos musicais, é outro destaque importante do evento, já que cerca de 89% dos músicos tiveram perdas em função da pandemia, em 2021, e 50% dos trabalhadores do setor perderam toda a sua renda, conforme a segunda edição da pesquisa Músicos/as & Pandemia, realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC).

Além do entretenimento, diversão e lazer, a Restaurant Week também tem o propósito de movimentar e aquecer o mercado gastronômico. Ainda de acordo com a Abrasel, 335 mil empreendimentos fecharam desde o início da pandemia. No estado de São Paulo, foram afetados 50 mil estabelecimentos, sendo 12 mil deles apenas na capital.

“Além dessa visão da gastronomia, também é uma forma de trazermos a atenção para os profissionais da indústria musical, que foram impactados durante o período de isolamento, já que perderam grande parte ou toda sua renda”, explica Fernando Reis, CEO da Restaurant Week no Brasil.

O festival contempla cinco categorias de experiência, com preços a partir de 39,90 reais.  Nas opções Tradicional, Plus, Premium e Diamond estão inclusos entrada, prato principal e sobremesa. Já a categoria Burger Gourmet, traz o hambúrguer e acompanhamento, com um valor único.

“A Restaurant Week é também um agente de transformação social. A cada menu vendido, estamos estimulando a doação de 1 real para o Projeto Cozinha Escola Solidária, primeira escola de profissionalização para pessoas em situação de rua da capital paulista, iniciativa do Movimento Estadual da População em Situação de Rua em conjunto com a Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul, Países Árabes, África (Bibli-ASPA)”, finaliza Reis.

 

Confira a lista de restaurantes participantes em www.restaurantweek.com.br .

Serviço
28ª São Paulo Restaurant Week
Data: 
até 7 de maio
Instagram: @restaurantweekbrasil
Site: www.restaurantweek.com.br

Opções de Menu
Entrada + Prato Principal + Sobremesa
Tradicional:
 Almoço 49,90 reais e Jantar 64,90 reais
Plus: Almoço 59,90 reais e Jantar 74,90 reais
Premium: Almoço 79,00 reais e Jantar 109,00 reais
Diamond: Almoço 99,00 reais e Jantar 139,00 reais
Burger Gourmet: 39,90 reais (valor único)

Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 15 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 15 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

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