Especialista na Creator Economy dá dicas para vender conteúdo no digital
Entenda porquê monetizar seu negócio na
internet requer planejamento e uso de ferramentas específicas
2022 - O universo digital se tornou a
principal vitrine para criadores(as) de conteúdo compartilharem seus talentos e
trocarem experiências sobre os mais variados temas: o objetivo é transformar a
audiência em renda. Esse mercado, chamado de Creator Economy, foi acelerado
pela pandemia e vem mudando a maneira de fazer negócio, seja para vender
cursos, realizar workshops ou mentorias.
Uma pesquisa da SignalFire, empresa de
Venture Capital, mostrou que 50 milhões de pessoas no mundo se consideram creators ou influenciadoras
digitais. No Brasil, são 9 milhões de profissionais somente no Instagram.
Segundo o CEO da Livus, plataforma para
a criação e monetização de conteúdo digital, Alexandre Alvares, muitos desses
profissionais ainda não sabem como gerar lucro e ganhar a vida fazendo aquilo
que amam. “É preciso entender como se colocar na internet para atrair o público
e vender um produto que se encaixa tanto com seus conhecimentos como com as
necessidades de sua audiência”, explica.
Para ajudar quem sonha em fazer carreira
com serviços na internet, mas não sabe por onde começar ou sente dificuldades
em mexer nas ferramentas oferecidas pelo mercado, o especialista Alexandre
preparou algumas dicas.
Confira a seguir:
Explore a demanda, as necessidades da
audiência e defina o seu produto
Conhecer bem o mercado em que atua é
fundamental para qualquer tipo de negócio. No caso de quem trabalha com
produção de conteúdo, isso se torna crucial para engajar o público-alvo e fazer
com que cada vez mais pessoas consumam seus serviços digitais.
“Se você já cria conteúdo e tem uma
audiência engajada, existe um espaço muito poderoso de abrir um canal de
conversa com essas pessoas para entender suas realidades e desafios e a partir
disso, com certeza aparecerão diversas oportunidades de produtos”, diz Alvares.
Comece com um produto enxuto
Após descobrir que existe um determinado
grupo de pessoas com interesse pelos assuntos que você pretende vender na
internet, é hora de estruturar seu curso, workshop ou mentoria. Segundo o
especialista, uma grande dificuldade está em como criar e estruturar seu
primeiro produto. “As plataformas que o mercado oferece são complexas e pouco
amigáveis a quem está no início da jornada”, conta Alexandre.
Mesmo que você tenha as melhores ideias
e conhecimento suficiente, tornar seu sonho realidade requer planejamento e
estratégia. “Procure ferramentas que facilitem a construção do seu curso. Vale
também pedir ajuda de um especialista em produção de conteúdo e monetização”,
completa.
Construa uma estratégia de vendas
adequada
A conexão entre as necessidades da
audiência e a sua solução formam a proposta única de valor. Para atrair
potenciais leads, existem várias ferramentas disponíveis que possibilitam levar
seu produto para o conhecimento do público. “Se você conhece quem tem a
necessidade, pelo menos 10% dela está interessada em comprar”, analisa
Alexandre.
Depois de definir a ferramenta que mais
faz sentido para o seu negócio, a estratégia é construir uma comunicação
adequada e mostrar para quem precisa dessa solução. Em seguida, começar a
divulgar, criar conteúdos e escolher uma data de lançamento.
“Encontrar uma plataforma que te auxilie
tanto na construção do produto como que também possa te ajudar com a estratégia
de vendas é também um bom caminho a se procurar em alguns casos”, finaliza.
Sobre a Livus
A Livus é uma creator economy que oferece plataforma para a criação e venda de cursos, mentorias e workshops online e acredita no mundo onde as pessoas possam viver fazendo o que amam. A marca foi criada por quatro ex-executivos e sócios do Banco Neon, Alexandre Alvares, Luciano Sugiura, Guilherme Lorensini e Guilherme Rovai com o propósito de ajudar os criadores e criadoras que estão no início da jornada de monetização a avançar com seus talentos para venderem cursos, workshops e mentorias online, ao vivo e em turma.
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