Evollo lista três melhores práticas para garantir a satisfação do cliente
Automatização do seu atendimento, aliada a uma
tecnologia eficiente de análise de dados, aumenta as oportunidades de novos
negócios
São Paulo, abril de 2022 - Para auxiliar
as companhias na jornada de atrair e fidelizar clientes, a Evollo. startup
brasileira que oferece soluções tecnológicas de analytics através de IA
(Inteligência Artificial) para otimizar o relacionamento entre empresas e seus
clientes, lista três melhores práticas.
Segundo Danilo Curti, fundador e diretor
de operações da Evollo, é muito importante contar com uma equipe preparada e
ferramentas que garantam a satisfação do cliente durante a jornada na empresa.
“A automatização do seu atendimento, aliada a uma tecnologia eficiente de
análise de dados aumentará as oportunidades da empresa fechar negócios”,
acrescenta
Três melhores práticas para ter um
atendimento de excelência.
- Invista
em tecnologia
Não tem mais como ficar de fora: a
adoção de soluções tecnológicas é mandatória, se você não quiser ficar atrás da
concorrência. Ferramentas com Inteligência Artificial e análise de dados são
diferenciais que permitem que você conheça profundamente quem é cada um dos
seus clientes. Elas conseguem extrair informações a partir de interações por
texto ou voz que irão gerar insights valiosos para a tomada de decisão dos
gestores. Um atendimento mais assertivo resulta em uma melhor eficiência
operacional do seu negócio e ajuda a reduzir custos com desdobramentos de
reclamações, fraudes e golpes. O mesmo vale para minimizar os riscos, perda de
crédito e evitar inadimplência.
- Tenha
uma equipe bem treinada
Os treinamentos nunca devem ser vistos
como custo para o seu negócio, mas como investimento. “Uma equipe bem
capacitada, seja no atendimento inicial ao cliente (receptivo), vendas ou
cobrança, proporciona uma melhor satisfação do cliente na etapa final do processo.
Os gestores também precisam estar aptos a fazer a leitura correta dos dados
extraídos pelas ferramentas de analytics. Dessa forma, eles conseguirão
direcionar de maneira mais assertiva os atendentes de cada área. Além disso,
trabalhe com metas e KPIs bem definidos para que sua equipe saiba onde você
quer chegar e trabalhem para alcançarem os objetivos”, explica Curti.
- Faça a
monitoria de qualidade constante
Não é possível alcançar um nível
satisfatório de excelência no atendimento ao cliente sem contar realizar a
monitoria de qualidade continuamente. “Com base nos resultados obtidos, é
possível extrair insights que ajudarão a entender como funcionam os processos
internos e se eles estão sendo eficazes para atender o seu público. Os gestores
vão identificar mais rapidamente quando um atendente estiver fora do padrão
esperado, permitindo direcioná-lo para realizar um treinamento”, afirma o
executivo. Mas é muito importante ter uma solução de monitoria de qualidade que
apresente um panorama 360º da operação, por meio de gráficos, relatórios, notas
e insights. Isso permite avaliar a performance da equipe constantemente e
ajustar os KPIs sempre que for necessário.
Sobre a Evollo
A Evollo é uma startup brasileira que oferece soluções tecnológicas de analytics através de IA para otimizar o relacionamento entre empresas e seus clientes. Dentre as suas principais soluções estão o Speech Monitor, que realiza a análise do comportamento de clientes e agentes em comunicações via texto e voz, e o Quality Monitor, ferramenta para gestão de melhoria contínua de performance da equipe de relacionamento com o cliente. A empresa Telesul é a principal investidora na Evollo. Entre seus principais clientes estão VIVO, Banco Carrefour, entre outros. Mais informações: www.evollo.com.br
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