Games online se tornaram os melhores companheiros do home office
Segundo pesquisa "Consumo Online no
Brasil", realizada pelo PayPal, 9 em cada 10 brasileiros e brasileiras
compraram videogames para passar o tempo em casa durante a pandemia.
São Paulo, abril de
2022.
Os games online e videogames se tornaram os melhores companheiros de quem
trocou o escritório pelo trabalho em casa - 90,1% dos brasileiros que compraram
jogos online de forma eletrônica no último ano afirmaram que isso ajudou a
passar o tempo em casa, sozinho ou com a família.
Para se ter ideia do
que o novo normal significou para o setor, basta dizer que 56% dos brasileiros
compraram jogos de forma online em 2021 – crescimento de mais de 7 pontos
percentuais quando comparado com o cenário pré-pandemia.
A principal razão para
isso foi a necessidade de criar um ambiente mais lúdico em casa – para adultos
e crianças, que passaram a conviver quase que 24 horas por dia. Aliás, 84% dos
brasileiros afirmam que só não compraram mais games online no período por falta
de dinheiro. São dados da pesquisa Consumo
Online no Brasil*, realizada pela Edelman sob encomenda do
PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos, em sua vertical de jogos.
O estudo conversou com
1.000 compradores online no final de 2021 que fizeram pelo menos duas compras
nas categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas.
Destes, 314 responderam sobre a vertical de games – todos na faixa entre os 18
e os 44 anos de idade.
O PayPal descobriu que
os consumidores gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma
online, e consideram a tarefa fácil e prática. Para 84,7% dos entrevistados,
pagar de forma eletrônica por games é uma experiência muito mais satisfatória
do que em lojas físicas. E 78% deles afirmam que o ato já faz parte do dia a
dia da família.
“A vertical de games é
uma das que mais se beneficiam das carteiras digitais, até pela questão da
faixa etária ser mais jovem e estar mais familiarizada com essa opção de
pagamento”, explica Leonardo Sertã, Head de Desenvolvimento de Mercados do
PayPal para a América Latina. “Cerca de 42,5% dos entrevistados pelo PayPal
usam e-wallets para comprar videogames ou games online, principalmente por
causa da comodidade e da segurança desse tipo de plataforma eletrônica.”
Segundo o estudo, os
consumidores se preocupam com a segurança de suas compras online,
independentemente do serviço, produto ou canal em que compram. Nesse contexto,
a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do
uso das carteiras digitais, como o PayPal.
A seguir, os destaques
da pesquisa Consumo Online
no Brasil, na vertical de games online e videogames.
- De acordo com a pesquisa, 82,8%
dos entrevistados afirmam que o uso de métodos eletrônicos para comprar
(ou pagar por) jogos online aumentou durante a pandemia. E 9 entre 10
deles adquiriram games no período pagando de forma eletrônica.
- Antes de a crise sanitária
começar, em março de 2020, cerca de 50% dos brasileiros compradores online
recorrentes pagavam por jogos online ou videogames diariamente,
semanalmente ou quinzenalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se
seguiram, esse índice bateu os 57%. Deste universo de pesquisados, 89,5%
dizem que vão se manter fiéis a essa forma de consumo.
- 84,7% gostariam de ter mais
dinheiro para comprar jogos online ou videogames.
Meios de pagamento.
- Os cartões de crédito são o
principal meio de pagamento online de jogos (79,3%) – índice que não sofre
alteração de gênero. Em seguida vêm os cartões de débito (43,6%),
preferidos pelos homens (45,1%). Em terceiro lugar, bem próximas, aparecem
as carteiras digitais (com 42,4%).
- Segundo o estudo, quem usa
carteiras digitais para pagar por games online tende a fazer isso com mais
frequência (85% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e
mulheres que compram online usando carteira digital sempre ou quase sempre
é praticamente a mesma (em torno de 84,5%).
- 78% dizem que a compra de games
online já faz parte de seu dia a dia.
- 91,4% dos entrevistados
preferem pagar online por games porque esse método permite acompanhar
melhor os gastos diários e semanais.
- 69,1% estão preocupados com a
segurança dos pagamentos online nesta vertical – índice que cai para menos
de 35% quando o pagamento é realizado via carteira digital.
Boa experiência e
futuro.
- 92% dos brasileiros e
brasileiras gostam da experiência de pagar online por jogos.
- 90,1% afirmam que comprar jogos
online de forma eletrônica ajuda a passar o tempo em casa (sozinhos ou com
a família).
- A pesquisa destaca também que
brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco
anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou
via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias
mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR
Codes.
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Alguns dados globais da
pesquisa “Consumo Online no Brasil”
(que
compreendem os dados de todas as verticais pesquisadas)
Antes de a crise
sanitária começar, em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros entrevistados
faziam compras online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de
pandemia, esse índice bateu em 57%; e os entrevistados pelo estudo acreditam
que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos
brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao
normal – isso significa que passaremos a viver um “normal” diferente do
“normal” que conhecíamos.
Os achados revelam
ainda que a maioria dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online
sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta
da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas
(89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e
costuma planejar suas compras online (87,6%).
A pesquisa foi dividida
em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos
brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com
87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo;
“Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos
por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%;
“Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.
O dados iniciais da
pesquisa “Consumo Online no Brasil” foram divulgados em novembro e estão
disponíveis aqui.
Os dados da vertical de delivery de comida (publicada em dezembro) podem ser
conferidos aqui. E os dados da vertical de mobilidade urbana (publicada
em janeiro) podem ser vistos aqui.
(*) a pesquisa “Consumo Online no Brasil ouviu 1.000 pessoas (todas compradoras online) entre 18 e 55 anos em todas as regiões do País e de todas as classes sociais
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