Últimas

KPI’s logísticos: Saiba como otimizar esses processos na sua empresa

Essa importante ferramenta de métricas pode ser fundamental para destacar seu negócio

Créditos: iStock

O KPI logístico é uma ferramenta que muitas empresas deveriam ter. Trata-se de uma estratégia fundamental para o negócio. KPI (Key Performance Indicator (indicador chave de performance, em tradução para o português) é utilizado para avaliar métricas de processos que a empresa de logística realiza.

Essas métricas são valores quantitativos que podem ser apresentados tanto em números, quanto em porcentagem. Através desses valores, o gestor consegue analisar os pontos fortes e fracos de uma forma clara e objetiva, auxiliando em uma tomada de decisão de forma mais assertiva.
Como funciona o KPI na prática?

Os KPI’s logísticos são usados para o acompanhamento de fatores como fluxo de trabalho, nível de estocagem, trocas e descartes de outros processos. Existem 7 tipos de KPI’s logísticos, que são: Time to Market, OTD (On Time Delivery), On-Time Shipping
OCT (Order Cycle Time):OTIF (On Time In Full):6– Perfect Order Rate.

Por exemplo: Caso você tenha uma loja de roupas, esses KPI’s ajudam a medir a quantidade de roupas adquiridas por semana, mês ou ano, quantas peças possui em estoque, além de quantas entregas foram feitas em um determinado período de tempo.

Caso o KPI seja de loja e-commerce, eles medem o tempo de percurso de uma rota diária, número de entregas realizadas dentro de algum período e capacidade média que cada caminhão consegue levar a cada entrega. Esses estilos são bem específicos, mas já auxiliam em uma mensuração de como o negócio está caminhando.

Qual a importância do KPI na logística?

Como dito anteriormente, utilizar os KPI’s se tornou um diferencial gigantesco nas empresas, pois eles possibilitam otimização dos processos logísticos. De uma forma geral, o KPI é importante por diversos motivos, como permitir uma visão mais clara para o gestor do que deve ser feito, proporcionar comparação com períodos anteriores da empresa, apontar quais objetivos devem ser alcançados, entre outros.

Cada motivo dito anteriormente, é alvo de uma análise que permite traçar uma estratégia completa da empresa. Isso é extremamente importante para se destacar no mercado e das concorrentes, pois no momento em que se define os próximos passos, permite estar à frente dos demais.

Quais as dificuldades da logística que são necessárias para o KPI?

Geralmente ter um negócio traz diversas dificuldades, principalmente se você trabalha com entregas. Caso você realize uma terceirização de frotas é necessário escolher uma empresa de confiança. Caso contrário, problemas em diversos processos do negócio podem aparecer.

Outra dificuldade da empresa que não realiza o KPI, são de atender com os prazos definidos para entrega. Isso pode acontecer não só com a transportadora na hora do embarque, mas também pode ser comum na empresa.

Nenhum comentário