KPI’s logísticos: Saiba como otimizar esses processos na sua empresa
Essa importante ferramenta de métricas pode ser fundamental para destacar seu negócio
O KPI logístico é uma ferramenta que muitas empresas deveriam ter. Trata-se de uma estratégia fundamental para o negócio. KPI (Key Performance Indicator (indicador chave de performance, em tradução para o português) é utilizado para avaliar métricas de processos que a empresa de logística realiza.
Essas métricas são valores quantitativos que podem ser apresentados tanto em números, quanto em porcentagem. Através desses valores, o gestor consegue analisar os pontos fortes e fracos de uma forma clara e objetiva, auxiliando em uma tomada de decisão de forma mais assertiva.
Como funciona o KPI na prática?
Os KPI’s logísticos são usados para o acompanhamento de fatores como fluxo de trabalho, nível de estocagem, trocas e descartes de outros processos. Existem 7 tipos de KPI’s logísticos, que são: Time to Market, OTD (On Time Delivery), On-Time Shipping
OCT (Order Cycle Time):OTIF (On Time In Full):6– Perfect Order Rate.
Por exemplo: Caso você tenha uma loja de roupas, esses KPI’s ajudam a medir a quantidade de roupas adquiridas por semana, mês ou ano, quantas peças possui em estoque, além de quantas entregas foram feitas em um determinado período de tempo.
Caso o KPI seja de loja e-commerce, eles medem o tempo de percurso de uma rota diária, número de entregas realizadas dentro de algum período e capacidade média que cada caminhão consegue levar a cada entrega. Esses estilos são bem específicos, mas já auxiliam em uma mensuração de como o negócio está caminhando.
Qual a importância do KPI na logística?
Como dito anteriormente, utilizar os KPI’s se tornou um diferencial gigantesco nas empresas, pois eles possibilitam otimização dos processos logísticos. De uma forma geral, o KPI é importante por diversos motivos, como permitir uma visão mais clara para o gestor do que deve ser feito, proporcionar comparação com períodos anteriores da empresa, apontar quais objetivos devem ser alcançados, entre outros.
Cada motivo dito anteriormente, é alvo de uma análise que permite traçar uma estratégia completa da empresa. Isso é extremamente importante para se destacar no mercado e das concorrentes, pois no momento em que se define os próximos passos, permite estar à frente dos demais.
Como dito anteriormente, utilizar os KPI’s se tornou um diferencial gigantesco nas empresas, pois eles possibilitam otimização dos processos logísticos. De uma forma geral, o KPI é importante por diversos motivos, como permitir uma visão mais clara para o gestor do que deve ser feito, proporcionar comparação com períodos anteriores da empresa, apontar quais objetivos devem ser alcançados, entre outros.
Cada motivo dito anteriormente, é alvo de uma análise que permite traçar uma estratégia completa da empresa. Isso é extremamente importante para se destacar no mercado e das concorrentes, pois no momento em que se define os próximos passos, permite estar à frente dos demais.
Quais as dificuldades da logística que são necessárias para o KPI?
Geralmente ter um negócio traz diversas dificuldades, principalmente se você trabalha com entregas. Caso você realize uma terceirização de frotas é necessário escolher uma empresa de confiança. Caso contrário, problemas em diversos processos do negócio podem aparecer.
Outra dificuldade da empresa que não realiza o KPI, são de atender com os prazos definidos para entrega. Isso pode acontecer não só com a transportadora na hora do embarque, mas também pode ser comum na empresa.
Geralmente ter um negócio traz diversas dificuldades, principalmente se você trabalha com entregas. Caso você realize uma terceirização de frotas é necessário escolher uma empresa de confiança. Caso contrário, problemas em diversos processos do negócio podem aparecer.
Outra dificuldade da empresa que não realiza o KPI, são de atender com os prazos definidos para entrega. Isso pode acontecer não só com a transportadora na hora do embarque, mas também pode ser comum na empresa.
Nenhum comentário