Live Commerce cria ponte entre espaço virtual e físico
Por Ronald Bragarbyk*, Country Manager da CM.com
Em um mercado dinâmico como o do
e-commerce, é preciso estar atento todos os dias às novidades que surgem.
Oferecer uma experiência totalmente personalizada para os seus clientes atuais
e também para os potenciais pode ser uma ótima aposta.
Para quem utiliza a estratégia de
negócios omnichannel e oferece diferentes canais de comunicação simultâneos e
interligados, existem diferentes métodos de vendas que podem ser colocados em
prática. Com baixo ou alto investimento, há recursos que permitem que o seu
produto ou serviço chegue para um número cada vez maior de pessoas.
Pouco explorado, mas com muito
potencial, o live commerce é um caminho excelente para o crescimento da
empresa, além de beneficiar os clientes com a criação de uma experiência de
compra significativa. Uma pesquisa realizada pelo Reclame
Aqui mostra que 66% dos usuários que assistem a vídeos de uma marca ganham
a confiança necessária para fechar uma compra. Com o intuito de estreitar a
relação entre online e offline, essa modalidade chegou para remover mais uma
barreira e aumentar a transparência na hora da venda. Assim, é possível
fornecer recursos de confiança e estreitar os laços entre clientes e empresas.
Em uma loja de roupas, por exemplo, a
transmissão ao vivo pode ser realizada por meio de mídias sociais, aplicativos
e até mesmo por sites. É um meio de humanizar a venda e garantir que o cliente
tenha um ambiente imersivo com pessoas reais vestindo a roupa que deseja e até
mesmo uma forma de interagir com respostas instantâneas dos espectadores. Você
também pode oferecer um cupom de desconto exclusivo para os participantes ou
mostrar em primeira mão a nova coleção.
O vídeo tem o poder de aprofundar as
conexões e impulsionar as vendas. Neste cenário, os usuários podem comprar
dentro da experiência, ou seja, os lojistas podem indicar páginas relevantes
para ajudar na decisão de compra.
A transmissão ao vivo é capaz de
intensificar as interações e é um excelente marketing por diversos motivos. Em
primeiro lugar, esta ação cria um experimento de vendas sem etapas. Em segundo
lugar, as pessoas estão cada vez mais concentrando suas compras em lojas
online, inclusive adquirindo itens que jamais pensavam em comprar pela
internet. Além disso, as compras ao vivo estabelecem confiança entre o cliente
e o lojista, e pode ser um excelente recurso em datas estratégicas como Dia das
Mães, Black Friday e Natal.
Com isso, você pode vender produtos
diretamente do aplicativo escolhido, interagir instantaneamente com os
espectadores e com clientes em potencial em tempo real, além de salvar seus
conteúdos para que os outros usuários possam continuar comprando produtos em
destaque após a transmissão ao vivo.
As marcas que investem nesse formato e,
ao mesmo tempo, têm a omnicanalidade como premissa para sua atuação, são
capazes de potencializar suas ações de live commerce por meio de interações em
canais diversos, como o Messenger, do Facebook, o inox do Instagram e até
WhatsApp. De maneira simultânea, é possível manter contato com um grande número
de clientes, tirando dúvidas, reforçando atributos e, principalmente,
personalizando e humanizando ainda mais a comunicação.
Mais do que aumentar as vendas, a
combinação de live commerce e interação omnichannel é uma forma importante para
a geração de insights e aprendizados, que contribuem para que a marca tenha uma
comunicação relevante com o cliente de forma perene.
Sabemos que o live commerce não é uma
réplica exata da experiência de compra na loja, mas em um mundo cada vez mais
conectado, por que não abrir esse canal de diálogo?
*Ronald Bragarbyk é country manager da CM.com no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação (TI), Bragarbyk já foi Sales Team Leader da Infobip, e teve passagens pela Aivo, Teleopti, GVT, Itaú e Teleperformance Brasil.
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