Mercado pet: desempenho financeiro e as oportunidades para o futuro
O setor é o sétimo maior em faturamento global
e se torna um dos principais segmentos para novas soluções e serviços
especializados, como a oferta de crédito sustentável para seus clientes PMEs
Segundo dados divulgados pelo Instituto
Pet Brasil (IPB), o mercado pet brasileiro ocupa o 7º lugar mundial em
faturamento, chegando a US$ 145,8 bilhões em 2020. Os dez principais mercados
do setor pet no mundo representaram 77% do total e com a participação de 3,9%
em vendas no varejo do mercado mundial.
O mercado pet está em franco crescimento nesses tempos de pandemia e os
cuidados com os animais de estimação estão cada vez maiores. Com isso, a
economia está se movimentando, é possível observar também que o setor está com
novos empreendedores neste mercado. Foi olhando para esse cenário positivo que
a CashU, startup que chega para
auxiliar fortemente a cadeia produtiva (indústria e distribuidores) com
inteligência de fintech que aumenta o poder de compra de seus clientes PMEs.
Hoje, o Brasil conta com mais de 162 mil estabelecimentos pet, de acordo com o
IPB e para que esse mercado continue crescendo expressivamente, as indústrias e
distribuidores que atuam nesse segmento poderão oferecer crédito para seus
clientes, que muitas vezes são recusados pelas análises de birôs tradicionais
Atualmente, a CashU tem como cliente um dos maiores distribuidores do mercado
PET e a sua solução permite o aumento ou redução de limite de crédito dos seus
clientes, bem como a flexibilidade no prazo de pagamento, ou seja, um aumento
no ganho de compra para PMEs e consequentemente o crescimento no volume das
vendas para o B2B.
Diferente das soluções disponíveis no mercado, a startup permite que os
fornecedores PET ofereçam crédito aos clientes PMEs utilizando o capital
próprio ou de algum parceiro de financiamento da CashU. A flexibilidade desse
acesso ao crédito permite que indústrias e/ou distribuidores tenham uma gestão
do seu capital de giro muito mais eficiente, podendo ter até 100% da sua
negociação de pagamento a prazo assegurada pela startup, como é o caso do
modelo de vendas Buy Now Pay Later, no qual as taxas, geralmente são
bastante atrativas, começando a partir de 1,5%.
Além disso, a CashU desenvolveu uma modelagem matemática de crédito
robusta que, assim como aqueles usados pelas principais fintechs do mundo, é
baseado em machine learning e se conecta com os sistemas de gestão de grandes
empresas B2B para consumir o histórico de transação e pagamento dos seus clientes
PMEs em tempo real. Esses dados são convertidos em algumas centenas de
indicadores que resultam em um score
muito mais preciso e, segundo estudos, três vezes mais assertivo do que
qualquer outra solução disponível no mercado atualmente. A partir do uso do
software, os clientes da CashU conseguem não apenas tomar decisões de grande
relevância para o negócio por meio dos insights, mas também atuar de maneira
mais proativa, uma vez que recebem recomendações como de aumento ou redução de
limite de crédito de forma contínua.
Cenário promissor para o
crédito no Brasil
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel),
Paulo Solmucci, informou, após reunião com representantes dos setores de
comércio e serviços e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que o governo tem
estimativa de liberar R$ 100 bilhões em um plano que pode ser apresentado
nos próximos dias para empresas que vão de MEI (Microempreendedor Individual) a
empresas de médio porte, com faturamento de até R$ 300 milhões por ano.
“Sabemos que a pandemia do COVID-19 fragilizou o poder de compra das PMEs e
os fornecedores dessas cadeias de fornecimento começam a despertar para a
oportunidade de aumento de vendas por meio da oferta de financiamento
sustentável para seus clientes. As empresas que se moverem mais rápido com
ofertas de crédito, conseguirão abocanhar uma parcela das compras das PMEs com
crédito sustentável” afirma o CEO da CashU, Thiago Saldanha.
Perspectivas e tendências
para o mercado pet em 2022
Para 2022, as perspectivas também são otimistas. O IPB aponta que o setor
deve crescer 13,8% em relação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$
46,5 bilhões. O segmento de alimentação dos pets poderá chegar a 53% do total,
enquanto os produtos de higiene e cuidado animal, ou pet care, responderão pela
menor fatia do mercado, de 5,9%.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que o
mercado pet movimentou cerca de R$ 2 bilhões em 2020, foi o 11º maior ticket
médio em vendas online. Compras pela internet não era uma modalidade muito
comum nesse mercado, porém, a pandemia acelerou (e muito) a adoção do
e-commerce entre as empresas pet – que deve se manter e expandir no próximo
ano. Esse, certamente, foi um caminho sem volta.
Há previsão de outras tendências que irão movimentar o mercado, como opções de
convênios, expansão de serviços especializados como terapias alternativas
- acupuntura e hidroginástica para os animais, como também produtos
digitais (app de assinatura de entrega de produtos, contratação de serviços -
cuidadores, passeadores e hospedagem temporária) que foram impulsionados pela
pandemia e tem atraído cada vez mais os tutores.
Para o CEO da CashU, com as características apresentadas, esse projeto
teria uma influência positiva sobre todo o mercado, porém, o retorno desses
projetos seriam ainda maiores se tivessem um elemento de sustentabilidade. Não
se trata de oferecer mais crédito indistintamente, mas de utilizar tecnologia
para alocar esse crédito de forma mais eficiente, liberando recursos conforme a
capacidade de pagamento de cada empresa.
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