Pesquisa Allianz Trade - O que os exportadores esperam para 2022
Estudo prevê redução de 0,8pp do crescimento do
PIB global neste ano após invasão da Ucrânia
Como o atual ambiente internacional está
afetando os exportadores e sua disposição para fazer negócio? A Allianz Trade,
líder mundial em seguro de crédito comercial, decidiu verificar o ritmo das
empresas nos Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Itália e Alemanha.
Duas pesquisas foram realizadas – uma antes do início da invasão da Ucrânia e
outra depois, envolvendo cerca de 3.000 empresas.
A invasão da Ucrânia trouxe de volta
ventos contrários à recuperação econômica global
Antes de mergulhar nos resultados de
nossa Pesquisa Global da Allianz Trade, vamos dar uma olhada em nossas
perspectivas econômicas. Após a invasão da Ucrânia, reduzimos nossa previsão de
crescimento do PIB global para +3,3% em 2022 e +2,8% em 2023 (comparado a +5,9%
em 2021), queda de -0,8pp e -0,4pp, respectivamente. Quase dois terços de nossa
revisão para baixo se devem a choques de confiança e na cadeia de suprimentos,
com o restante devido a preços mais altos de commodities. A inflação global
também se mostrará mais alta e mais rígida (6% em 2022, revisada em +1,9 pp)
devido a preços de energia mais altos e interrupções na cadeia de suprimentos
mais longas do que o esperado, o que contribuirá para as pressões sobre os
preços em igual medida.
“Embora as negociações atuais entre a Ucrânia e a Rússia possam levar a um
caminho para o cessar-fogo, uma nova escalada de ataques não pode ser excluída,
resultando em sanções e contra-sanções ainda mais duras (incluindo o
fornecimento de energia). Em um cenário tão adverso, a inflação global subiria
para 7% este ano, enquanto o crescimento cairia para +2,5% antes que a economia
global entrasse em recessão em 2023 (-0,3%)”, acrescenta Ana Boata, chefe
global de pesquisa econômica da Allianz Trade.
Além disso, esperamos que o crescimento do comércio global seja moderado em
pelo menos 2pp em 2022 para +4% em termos de volume, um pouco abaixo da média
de longo prazo. Abalos na confiança e na demanda resultarão em uma perda de US$
480 bilhões em exportações para a Rússia e países da zona do euro em 2022. No
entanto, os exportadores líquidos de commodities no Oriente Médio e na América
Latina podem se beneficiar de preços mais altos de commodities e potenciais
efeitos de substituição da Rússia. Em termos de custos comerciais, os preços do
petróleo mais altos sustentados podem levar a um novo recorde nas taxas de
frete no segundo trimestre (+40% em relação ao pico anterior). Além disso, os
surtos de Covid-19 na China e a política de zero Covid estenderão os gargalos
da cadeia de suprimentos e manterão os prazos de entrega dos fornecedores
elevados.
Após a invasão da Ucrânia, a proporção
de entrevistados que esperava um aumento no volume de negócios de exportação
caiu de 94% para 78%
O ano passado foi excepcional para os exportadores: no geral, 7 em cada 10
declaram que registraram um desempenho de exportação acima do esperado. Os EUA
e a Alemanha tiveram um desempenho especialmente forte, com 75% e 76% das
empresas dizendo que alcançaram exportações acima do esperado, respectivamente.
No entanto, os exportadores tiveram que se adaptar a um novo normal no comércio
em um contexto de bloqueios persistentes e gargalos de transporte. Como? Nos
EUA, onde as empresas foram mais afetadas por abalos no fornecimento, isso
implicou aumentar os estoques (48%), encontrar novos fornecedores (45%) e
buscar novos mercados de exportação (43%) para impulsionar o crescimento. Mais
de um terço dos exportadores na França, Itália e Reino Unido dizem que também
contaram com a busca de novos fornecedores para lidar com interrupções na
cadeia de suprimentos, enquanto 39% dos exportadores alemães dizem que se
concentraram em novos mercados de exportação, principalmente aqueles próximos
de casa, como a França e Espanha.
Mal saído da crise do Covid-19, e agora enfrentando as ondas de impacto
econômico da invasão da Ucrânia no comércio global, o que os exportadores
esperam para 2022? Antes da invasão da Ucrânia, as empresas pareciam pensar que
2022 lhes traria ainda mais oportunidades do que 2021: no geral, 94% das empresas
esperavam um aumento no volume de negócios das exportações, com as empresas
mais otimistas na França e na Itália (97%). A maioria dos exportadores
planejava expandir seus negócios para novos mercados em 2022 (79%),
especialmente empresas chinesas e americanas (92% e 84%, respectivamente).
Mas a agressão militar na Ucrânia e as sanções massivas impostas contra a
economia russa mudaram a história. “Sem surpresa, a guerra abalou essas
expectativas: a parcela de entrevistados que esperava um aumento no faturamento
das exportações caiu de 94% para 78% (-16 pp). Na Itália e na França, onde as
empresas foram as mais otimistas, 29% (+26 pp) e 23% (+20 pp) das empresas
esperam uma diminuição do seu volume de negócios de exportação em 2022,
respetivamente. Mesmo que a Rússia e a Ucrânia não sejam os principais mercados
finais para os exportadores europeus, a situação da guerra está afetando o
comércio global por meio de efeitos indiretos (cadeias de suprimentos,
matérias-primas, energia) e pesando nas oportunidades de exportação para as
empresas”, acrescenta Françoise Huang, Economista Sênior da Global Trade e APAC
na Allianz Trade.
Os preços da energia sempre foram uma
grande preocupação para os exportadores ( mais ainda desde a invasão da
Ucrânia)
A “grande reabertura” da economia global
em 2021 foi uma montanha-russa para as empresas, pois as interrupções globais
na cadeia de suprimentos fizeram com que os custos de transporte e os preços da
energia subissem para recordes. De fato, as empresas pesquisadas disseram que
os cinco principais riscos que afetaram o crescimento das exportações em 2021
foram a incerteza sobre a demanda devido ao Covid-19 (40%), altos preços de
energia (35%), escassez e custos de mão de obra (35%), custos com transporte
(33%) e escassez de insumos (30%).
2022 trará algum descanso? Mesmo antes da invasão da Ucrânia, as empresas não
estavam totalmente convencidas. Desde a invasão da Ucrânia, os altos preços da
energia tornaram-se ainda mais uma preocupação para os exportadores europeus.
“A parcela de empresas europeias que esperam que os altos preços da energia se
tornem mais um desafio aumentou de 37% para 56%, com maior preocupação nos
países com maior dependência de importações de gás: Itália (66% em comparação
com 46% antes guerra), o Reino Unido (62% em comparação com 47% antes da
guerra) e a Alemanha (52% contra 34% antes da guerra). O fato de a França ter a
menor parcela de empresas preocupadas com os altos preços da energia (46% vs.
37% antes da guerra) provavelmente reflete a implementação do “Plano de
Resiliência” do governo que leva em consideração o custo da conta de energia
para a maioria das empresas”, diz Ano Kuhanathan, chefe de pesquisa da Allianz
Trade.
Mais da metade dos entrevistados na
Europa agora esperam que o risco de não pagamento aumente nos próximos seis a
doze meses
A exposição dos exportadores ao risco de
não pagamento parece ter aumentado ultimamente: nossa pesquisa mostra que, em
geral, os problemas de não pagamento tiveram um impacto moderado ou
significativo na atividade de exportação nos últimos 12 meses para quase 60%
das empresas, com as maiores participações na França (66%), China (65%) e
Estados Unidos (58%). Além disso, apesar da forte recuperação econômica em
2021, do acúmulo de caixa em muitas empresas e de uma sólida recuperação no
comércio global, 50% dos nossos entrevistados declaram que os prazos de
pagamento aumentaram em 2021, especialmente na França (62% das empresas).
Curiosamente, entre as empresas que realizaram a digitalização – o que
esperava-se facilitar as transações – 58% dos entrevistados ainda relataram
prazos de pagamento mais longos.
Além disso, o risco de não pagamento continuará sendo um problema para os
exportadores em 2022: antes da invasão da Ucrânia, aproximadamente 1 exportador
em cada 3 esperava que os prazos de pagamento e o risco de não pagamento
aumentariam. Após a invasão e o consequente impacto na economia global, mais da
metade dos entrevistados na Europa agora espera que o risco de inadimplência
aumente nos próximos seis a doze meses. Da mesma forma, mais de 40% dos
exportadores europeus agora esperam que os prazos de pagamento aumentem após o
início da guerra.
Estratégia internacional: Exportadores
fomentam a produção local e o autofinanciamento
Apesar de todas as preocupações com o
início do fim da globalização, a crise do Covid-19 não provocou uma onda de
reshoring em 2021. Mas a maioria das empresas em nossa pesquisa (79%) ainda
prefere produzir em casa, variando de 74% no Reino Unido para 89% na China.
Como as empresas poderão arcar com suas ambições em 2022? Antes da invasão da
Ucrânia, os fluxos de caixa eram a principal fonte de financiamento para mais
da metade dos exportadores (53%), seguidos por empréstimos bancários (49%) e
crédito de fornecedores (36%). A parcela de exportadores que planejam usar
dinheiro em espécie foi maior no Reino Unido (64%), seguido pelos EUA (57%) e
China (54%).
Após a invasão da Ucrânia, 44% dos exportadores europeus dizem que buscarão
mais investimentos para o desenvolvimento internacional do que o planejado
anteriormente, provavelmente com o objetivo de diversificar os mercados em vez
de recuar ou reduzir as ambições de exportação após a guerra. No entanto, 15%
das empresas não planejam investir ou reduzirão seus planos de investimento
devido à guerra.
Apoio estatal: do salva-vidas à morfina
corporativa?
Nossa pesquisa revela que a maioria das
empresas exportadoras (54%) receberam algum tipo de apoio estatal nos últimos
12 meses, especialmente na China (70%) e na Itália (60%). Além disso, dois terços
dos entrevistados confirmam que esse apoio, em parte, ajudou seus negócios a
sobreviver à crise. Cerca de um quarto dos entrevistados afirmam ter conseguido
também investir em novas capacidades de produção e, como resultado disso,
diversificar fornecedores, enquanto cerca de 20% afirma ter conseguido reduzir
os prazos de pagamento aos fornecedores.
Como os governos podem apoiar ainda mais
as empresas? “Como muitas economias estão lutando contra a escassez de mão de
obra qualificada na Europa, 44% das empresas na França, 45% na Alemanha e 53%
na Itália pedem que seus governos implementem políticas trabalhistas de
qualificação. Além disso, sem surpresa, após alguns anos de políticas um tanto
protecionista dos EUA e um ano de Brexit, quase metade das empresas dos EUA e
do Reino Unido querem que seus governos entreguem novos acordos de livre
comércio”, responde Ana Boata.
Embora o pior da pandemia pareça ter ficado para trás, cerca de 50% dos
exportadores europeus dizem que o apoio estatal com mais empréstimos garantidos
pelo Estado e subsídios diretos ajudaria seus negócios a suportar melhor o
impacto da guerra. De fato, mesmo antes do início da guerra, mais de 30% de
todas as empresas pesquisadas esperavam apoio estatal para financiar suas
atividades em 2022. O apoio financeiro estatal parece ter se tornado um “novo
normal” para algumas empresas.
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