Plataformas de streaming lideram entretenimento digital no Brasil
Em computadores e dispositivos móveis, YouTube
e Spotify dominam a cena, alavancados pelo consumo de música. Categoria é líder
de audiência no País, em todas as faixas etárias, segundo análise da Comscore
São Paulo, abril de 2022 - Com 98% da população digital
acessando websites ou aplicativos móveis dedicado ao entretenimento em dezembro
de 2021, o Brasil faz parte da tendência global de digitalização da sociedade.
É o que indica o relatório da Comscore,
parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia, que
analisa o consumo de entretenimento doméstico no Brasil, com foco em música e
vídeo on-line.
O documento indica que a indústria do
entretenimento se converteu em um provedor de primeiras experiências digitais para
os brasileiros, levando em consideração o acesso a conteúdos relacionados
a programas de televisão, filmes, humor, e, principalmente, música. Em
comparação a outras atividades na rede, esse tipo de conteúdo alcança 98% da
população digital no Brasil, atrás apenas das categorias de serviços (que
inclui e-mail) e notícias, mas acima das redes sociais, sendo responsável por
16% do tempo total de navegação online.
“No geral, o entretenimento no Brasil tem um alto alcance em
comparação a outros países e outras atividades on-line. Em computadores e
dispositivos móveis, YouTube e Spotify dominam a cena do entretenimento, se
tornando principais canais para que criadores de conteúdo e anunciantes
alcancem seu público-alvo”, ressalta Ingrid Veronesi, diretora sênior da
Comscore para Brasil.
Audiência unânime
O relatório da companhia revela, ainda,
que o consumo de entretenimento online é unânime em qualquer faixa etária ou
gênero, alcançando quase 100% de audiência. No entanto, o tempo de consumo tem
variações notáveis entre diferentes idades: os mais jovens (18 a 24 anos)
dedicam quase o dobro do tempo por pessoa ao entretenimento on-line (27 horas
por mês) em comparação àqueles com mais de 45 anos (15 horas por mês).
Em uma análise dos tipos de plataforma e
conteúdos mais acessados, uma seleção de websites indica que, em relação ao
tempo total online, o Spotify ocupa o segundo lugar na preferência dos
consumidores, atrás apenas do YouTube. Já em relação ao total de minutos
consumidos, a plataforma de música ocupa o primeiro lugar, somando 852 minutos
por visitante único em dezembro de 2021, na frente de outras opções de
entretenimento, como YouTube e Netflix.
A preferência em relação à música é
impulsionadora das plataformas de streaming e reflete também nos canais de
YouTube voltados a essa categoria, que capturam quase um terço (30%) do tempo
total consumido na plataforma. Já nas mídias sociais, a categoria Mídia &
Entretenimento representou 43% do total de engajamento em 2021 no Brasil, o que
indica que os usuários se envolvem com seus artistas favoritos, shows e
programação em diferentes telas.
“Dada a adoção entusiasta dos serviços
de entretenimento on-line, é provável esperar que sua importância dentro do
panorama digital aumente. Na verdade, em nossa análise, descobrimos que se
trata de uma tendência estável: durante um período de três anos, desde dezembro
de 2018 a dezembro de 2021, a proporção do tempo total on-line dedicada ao
consumo de filmes, música, entre outros, flutuou entre 15% e 18%. Em dezembro de
2021, alcançou 16%”, declara Ingrid.
O relatório completo da Comscore pode
ser acessado aqui.
Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda
especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de
publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência
digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas
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quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com
confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de
set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente,
confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.
Para mais informações sobre a Comscore, visite o site Comscore.com.
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