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Limpeza ecológica e produtos para estética de carros são um dos destaques do mercado automotivo neste ano

Estética automotiva se torna tendência entre os apaixonados por carros, gerando uma grande procura pelo serviço e um excelente setor para investir

Nos últimos anos o segmento de limpeza ecológica automotiva e de produtos para estética de carros registraram um salto no número de procura, fazendo com que o setor se tornasse uma das tendências no mercado automotivo. Uma das explicações para esse aumento é que os proprietários de veículos passaram a higienizar os seus carros com mais frequência para prevenir a disseminação de Covid-19.

 

Outro motivo é que os amantes de carros passaram a conhecer melhor os produtos especializados para os veículos. Com isso, itens como detergente de cozinha, por exemplo, já não é mais usado para fazer a limpeza de carros, sendo substituído por detergente automotivo, que possui uma combinação de produtos especiais gerando um resultado mais eficaz.

 

Também é importante citar que houve um aumento considerável no número de automóveis no Brasil, além da alta na venda de carros usados. Tudo isso influencia no segmento de estética automotiva, pois quanto mais automóveis rodando, mais alta será a demanda por limpeza.

 

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o Brasil contava com 107.948.371 veículos, sendo que 58.016.405 são automóveis. Além disso, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis usados também estão em alta, no acumulado do ano passado o aumento foi de 59,2%.

 

Dados apontam o aumento no setor de estética automotiva

 

Em uma avaliação feita pela Grand View Research, o mercado de produtos para estética automotiva estaria avaliado em US$ 10,36 bilhões em 2020 e a previsão é de um crescimento anual de 4,3% até o ano de 2028. A procura por lavagens ecológicas também está em constante crescimento, pelo fato das crescentes preocupações com o meio ambiente.

 

Ainda de acordo com a Grand View Research, os produtos para limpeza automotiva lideraram o mercado em 2020, tendo uma participação de mais de 31% no mercado global.

 

Essa alta no mercado automotivo reflete no setor do franchising, que também registrou aumento no segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços automotivos teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões em 2021, já no ano de 2020 a arrecadação total foi de R$ 5.973 bilhões. Gerando um aumento de 8,9% em um ano.

 

Tendências para o setor de estética automotiva

 

Os números em alta do mercado de estética automotiva são reflexo dos maiores cuidados com os carros em casa e das empresas que são especializadas em limpeza automotiva. Principalmente quando falamos daquelas que são focadas em lavagem ecológica, que usam menos água e mais produtos, sendo uma das principais tendências para o mercado neste ano.

 

Antigamente, quando alguém comentava que iria lavar o carro em casa, as opções de produtos que vinham na cabeça eram água, sabão e cera. Isso mudou e agora as pessoas optam por usar produtos especiais, levando mais vantagens para os proprietários e aos veículos. Hoje o dono de um automóvel troca o detergente de cozinha por um detergente automotivo, em vez do pretinho comum, a preferência agora é pelo revitalizador de pneus e no lugar da cera simples temos o vitrificador.

 

Além de utilizar produtos especiais para a lavagem dos carros, os proprietários dos automóveis estão mais propensos a levar os carros para lavar em centro de estética automotiva. Isso se deve ao fato de que, as estéticas são diferentes dos lava jatos, pelo motivo de usarem produtos especiais e métodos para evitar danos e ter uma melhor conservação do carro.

 

Um dos motivos para essas novas direções do mercado automotivo é por conta da durabilidade do automóvel. Se o carro é limpo, tratado e protegido com produtos ou locais especializados, ele irá durar muito mais. Além disso, a conservação do veículo é essencial para garantir esse tempo maior.

 

Lavagem ecológica de veículos em alta

 

A rede de franquias Acquazero Eco Wash está no mercado automotivo desde 2009, tendo como foco principal a limpeza ecológica e estética automotiva. O carro-chefe do negócio sempre foi a lavagem ecológica de veículos utilizando apenas 300ml de água e uma cera de carnaúba.

 

O diretor executivo da rede, Henrique Mol, explica que após a mistura da água com a cera, o produto é aplicado na superfície que precisa ser limpa, amolecendo a sujeira e facilitando a remoção sem o perigo de arranhar ou riscar a pintura.

 

“Com a técnica da Acquazero, o carro fica limpo, encerado e protegido contra males do tempo. A limpeza com o composto de cera não prejudica a pintura e é biodegradável. Após o tratamento, a pintura do veículo fica com brilho e uma película protetora antiaderente e hidrorrepelente”, completa Mol.

 

Além da limpeza ecológica, a Acquazero oferece outros serviços como enceramento, higienização interna, impermeabilização de estofados, limpeza de ar-condicionado, limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, remoção de chuva ácida, polimento de faróis, vitrificação de pintura, oxi-sanitização e outros.

 

Henrique cita que outro ponto que motivou a alta do segmento é pelo fato de estar atrelado ao setor de limpeza, que registrou um crescimento exponencial por conta da pandemia. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a limpeza de seus veículos e hoje as nossas soluções são focadas totalmente nisso.”

 

Atualmente a Acquazero conta com mais de 750 operações e ocupa a 34ª no ranking das 50 maiores franquias pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a expectativa é alcançar 1.300 em 2022. “Queremos gerar mais impacto e relacionamento com o consumidor. Desde o início da pandemia o mercado de limpeza automotiva foi ainda mais favorecido porque as pessoas enxergaram a importância de manter a higienização do carro em dia, e assim evitar a proliferação de vírus e bactérias, além da necessidade de manter a conservação do veículo”, finalizou Henrique.

 

Mercado de produtos para limpeza automotiva segue no mesmo caminho

 

A franquia Zaplus Car – distribuidora de produtos para estética automotiva – nasceu em 2018 em um espaço de apenas 40 m² em Belo Horizonte. Por conta do grande avanço do mercado, em um ano precisou de uma estrutura maior, foi quando a marca mudou para um galpão de 280 m².

 

De acordo com o diretor executivo da rede, Rafael Mol, um pouco depois de mudar para o último local houve novamente a necessidade de um espaço ainda maior. “Hoje, a unidade própria conta com 800 m², ideal para vendas dos itens e também conta com estrutura para capacitação dos franqueados da rede. Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising, estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio.”

 

Mol conta que um dos fatores que contribuiu para alavancar o negócio foi o canal da marca lançado no YouTube. “Começamos a produzir vídeos para ensinar os consumidores a fazerem certos procedimentos com uma linguagem simples e dinâmica, e que tem ajudado muitas pessoas. A estratégia possibilitou crescimento de 300% nas vendas de produtos e alcançou interessados de estados mais distantes em abrir uma operação.”

 

A Zaplus Car é uma revenda de multimarcas e conta com um amplo mix de produtos, como itens para enceramento, limpeza a seco, polimento, higienização interna, acessórios como luvas, escovas, panos e flanelas, pincéis, entre muitos outros. A rede também conta com a venda de equipamentos para o segmento, como aspiradores veiculares, politriz (equipamento usado para polimento de pintura).

 

Rafael pontua que a rede tem como público-alvo final empresas de estética automotiva, lava jato, seja de forma profissional ou pessoas que cuidam apenas do próprio veículo.

 

Atualmente, a rede conta com uma loja própria em Belo Horizonte (MG) e mais 9 em processo de implantação em localidades como Recife (PE), Mogi Mirim (SP), São Paulo – capital, Guarulhos (SP), Contagem (MG), Itajaí (SC), Duque de Caxias (RJ), Salvador (BA) e São Bernardo do Campo (SP). A franquia almeja encerrar este ano com 50 unidades ativas e faturamento de R$ 70 milhões.

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