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Qual a importância dos influenciadores digitais?


 

No marketing, a função de um influenciador digital é exatamente essa, persuadir um determinado público a comprar um certo produto. 

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, influenciar é exercer uma ação psicológica sobre alguém. 

Os novos personagens do marketing são os responsáveis por representar uma marca e realizar a publicidade de alguma de suas mercadorias. A voz desses indivíduos tem sido cada vez mais ouvida e ganhado cada vez mais credibilidade no universo digital.

De acordo com dados levantados pelo Ibope Inteligência, no ano de 2019, a população brasileira conta com 70% de internautas. Dentro dessa estatística, 52% deles acompanham ao menos um influenciador digital em suas mídias sociais.

No final do mesmo ano, outro estudo feito pelo Instituto Qualibest, especialista em pesquisas de mercado, mostrou que 63% dos entrevistados aprovam as indicações de influenciadores e 50% busca informações de algum deles antes de realizar uma compra.

Diante desse cenário, é imprescindível que as marcas apostem nessa nova tendência de alavancar o seu posicionamento e popularidade na internet, por meio de pessoas que discorrem sobre alguma de suas ofertas, de forma estratégica.

Para isso, é essencial escolher um influenciador digital que esteja alinhado aos valores da empresa e que possa transmitir isso a um grupo específico, mostrando credibilidade a respeito dos pontos abordados em uma publicidade.

O estudo sobre o perfil e a segmentação de um profissional que melhor represente uma marca é essencial para o bom funcionamento de uma campanha nas mídias sociais. 

Portanto, as empresas devem estar atentas aos seguintes pontos antes da contratação:

  • Nível de engajamento nas mídias sociais;

  • Número de seguidores nas mídias sociais;

  • Serviços já realizados para outras marcas;

  • Tipos de conteúdo produzidos e publicados;

  • Lifestyle e perfil compatível ao do público;

  • Grau de criatividade e produtividade das mídias.

Essas observações irão prever o resultado aproximado de uma publicidade feita pelo profissional escolhido. O alinhamento perfeito de interesses é essencial para o bom desempenho de uma campanha.

Não adianta uma marca de veterinário especialista em pele, por exemplo, contratar um influenciador de skincare humano para divulgar algum produto ou serviço oferecido pela clínica. Dessa forma, não será possível convencer o público a realizar uma compra.

Como dito anteriormente, o segmento da empresa deve estar alinhado ao influenciador escolhido para representá-la no ambiente digital. 

Assim, a propaganda soará muito mais convincente e natural para os seguidores do profissional e simpatizantes da marca.

Existe uma grande variedade de influenciadores digitais, dos mais variados segmentos, portanto, estar atento a esse mercado é essencial para conseguir bons resultados na divulgação de algo ou no crescimento empresarial.

Além da questão publicitária, esses novos personagens do marketing proporcionam muitos outros benefícios às organizações, com a sua forte presença no universo digital.

Quais os bônus de investir em influenciadores digitais?

Gerar valor a uma marca, por meio de ações estratégicas, é o principal papel dos influenciadores digitais. As campanhas realizadas por eles e a forma de se comunicar com o público são fortes aliadas de empresas que buscam destaque.

Toda a sua credibilidade com os seguidores e a confiança despertada neles são essenciais para o sucesso de uma parceria com uma marca. 

Além disso, ao investir nessas figuras públicas, é possível conquistar os seguintes benefícios.

Estratégias mais assertivas

Diferente dos meios tradicionais de publicidade, que utilizavam materiais impressos e comerciais de televisão ou rádio, destinados a variados grupos de pessoas, a internet e as mídias sociais possibilitam uma melhor segmentação do público de uma marca.

Imagine, por exemplo, que uma escola especializada em curso de exposição ao benzeno, ao invés de investir em propagandas televisivas, decida apostar na contratação de um influenciador digital para divulgar a qualidade da didática oferecida.

Neste caso, ao escolher um influenciador, a escola deve observar se ele produz um conteúdo semelhante ao oferecido pela marca. 

Assim, será mais fácil se comunicar com os prospects certos, de maneira mais efetiva, aumentando a taxa de vendas.  

Maior credibilidade

Quem melhor para influenciar uma compra do que um conhecido? Hoje, os influenciadores digitais exercem o papel que antes era feito pelos familiares e amigos de alguém interessado em um determinado produto ou serviço.

Ao ouvir uma figura pública, automaticamente, o público sente mais segurança e confiança antes de adquirir um produto. 

Com essa nova realidade, lojas de roupas não precisam mais de um espaço físico e nem de um letreiro fachada loja para se destacar.

Para isso, basta fechar uma parceria com alguma influenciadora de moda que utilize a marca e mostre a qualidade de suas peças aos seus seguidores, que poderão ser influenciados e se tornarem, posteriormente, clientes assíduos.

Proximidade com o público

A interatividade das mídias sociais e a relação das empresas com os novos personagens do marketing têm aumentado cada vez mais a proximidade com o público. Por meio de uma figura representativa, é muito mais fácil criar uma relação.

Qual a chance de uma empresa de laudo NR12 se aproximar e fortalecer vínculos com os seus clientes e prospects por meio da televisão ou rádio? Nenhuma, pois estes veículos permitem uma comunicação de via única.

Com um influenciador digital que explique e seja intermediário de uma marca, o engajamento das pessoas interessadas em algum produto ou serviço dela é muito maior, o que possibilita que automaticamente uma proximidade seja estabelecida.  

Maior índice de conversão

Quem nunca pesquisou no Instagram ou no Youtube sobre um produto, antes de comprá-lo? Os influenciadores digitais presentes nesses canais utilizam a comunicação para promover determinados itens e convencer os internautas de realizar uma compra.

É comum que as chances de um usuário dessas redes, interessado na instalação de para raios em casas, contrate os serviços de uma empresa especializada, após ouvir uma figura pública falando bem sobre ela são muito altas.

Essa tem sido a nova forma de persuadir um público-alvo por meio de propagandas indiretas que passam credibilidade, confiança e mostram a experiência dos influenciadores com determinado produto ou serviço, por meio de vídeos de resenhas.

Aumento do faturamento

Suponhamos que uma influenciadora famosa tenha em sua casa uma bela piscina e em um certo dia, ela resolve fazer umas fotos no local e aproveitar a postagem para agradecer a responsável pela manutenção piscina vinil.

É provável que, minutos ou segundo após a publicação, todos os seus seguidores acessem a página da empresa especializada no serviço, pesquisem os preços e se tiverem uma piscina, fechem um contrato de manutenção.

Uma simples interação de um influenciador parceiro de uma marca pode movimentar, consideravelmente, o faturamento dela, ao persuadir, discretamente, pessoas a efetuarem uma compra ou contratação de trabalho.

Maior valor agregado

Como diz o ditado popular, nada melhor do que ver para crer. Assim deve ser com as empresas que desejam se popularizar no meio digital e agregar valor a sua oferta de produtos ou serviços.

Uma empresa de limpeza escritório advocacia, por exemplo, terá muito mais chances de valorização ao trocar simples fotos e anúncios publicitários sobre a higiene dos locais, por uma parceria com um advogado influenciador que filmou a sua experiência.

Ao olhar a qualidade da limpeza feita no escritório, os seus seguidores serão estimulados a pesquisarem mais sobre a empresa responsável. 

Assim, o valor da prestadora de serviços aumentará, automaticamente, diante do público potencial.

Melhor custo-benefício

É melhor investir em um salário mensal ou periódico de um influenciador do que na mídia paga ou em materiais publicitários de alto custo, como os impressos por gráficas. Assim, a taxa de ROI (Retorno sobre o investimento) será muito maior.

Diversos anúncios sobre uma empresa de análise de vibração preditiva exigirão investimentos pontuais e frequentes, para que haja um retorno financeiro das propagandas. Já um influenciador, pode oferecer conteúdos com muito mais alcance.

Em vez de ter que patrocinar os posts estratégicos, em busca de engajamento, a parceria com uma figura pública pode gerar, de uma vez só, uma popularidade muito maior à empresa. Assim, o custo-benefício é muito mais interessante para o marketing.

Considerações finais

Em resumo, os influenciadores digitais são a prova de que a atualidade pode garantir resultados a longo prazo às empresas e marcas que apostam no investimento da parceria e publicidade feitas por esses profissionais.

Além disso, em uma era cada vez mais digital e interativa, é primordial a construção de uma relação de proximidade com o público, com foco em atender às suas necessidades, e não apenas realizar uma venda.

Esses novos profissionais do universo digital proporcionam a construção de um relacionamento cada vez mais íntimo com os clientes, que se sentem seguros e preparados para fechar um negócio ao ouvirem suas opiniões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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