Sales Ops: mais do que uma função, um novo conceito em vendas
*Almir Neves
Nos últimos anos, as
empresas e suas áreas de vendas se tornaram cada vez mais dependentes da
análise do comportamento do consumidor, e isso impactou diretamente no processo
de vendas como um todo.
O gestor passou a ter
um acúmulo de novas atividades e responsabilidades. Além de gerir e acompanhar
o desempenho dos seus vendedores, passou a ser de fundamental importância estar
preparado para compreender o enorme volume de dados disponíveis e o contexto
geral do mercado para conseguir aproveitar todas as oportunidades de melhoria
da jornada de compra dos clientes. E justamente por conta dessa grande
demanda ao gerente comercial é que surgiu a necessidade de criar o Sales Ops.
Uma equipe ou profissional 100% dedicada à parte analítica e estratégica,
permitindo que o restante do time comercial fique mais preparado e focado nas
vendas.
O que é Sales Ops?
A atividade de Sales
Ops é conhecida por vários nomes, como “suporte de vendas”, “eficácia nas
vendas”, “backend de vendas” e uma série de outros títulos relacionados. Mas no
final do dia, a função deste profissional é uma só: garantir o sucesso da
operação.
O principal objetivo do
Sales Ops é realizar e acompanhar o processo de vendas, removendo ineficiência
e otimizando as funções para garantir a execução bem sucedida da estratégia de
uma organização, fazendo assim, com que as vendas melhorem.
E como este
profissional faz tudo isso?
Tudo começa com a
definição e a implementação de uma boa estratégia de vendas. Assim, a equipe ou
o profissional de operações de vendas garante que os vendedores compreendam
tudo o que precisa ser feito, de que forma e em qual ordem deverão seguir. Isso
impacta positivamente não apenas nos resultados comerciais da empresa,
mas também no desenvolvimento profissional e na performance dos vendedores.
Um exemplo de
estratégia muito utilizada é a estruturação do funil de vendas, ou funil de
qualificação.
Ele representa todo o
processo de fechamento de um negócio, desde a captação até a conversão final.
Através do funil, o Sales Ops poderá descobrir
como está a conversão de leads, quais as oportunidades de vendas e quais
estratégias criar para facilitar a venda.
Um outro ponto
importante é a boa comunicação por parte desse profissional. É necessário
estabelecer fluxos sólidos de comunicação em áreas internas no contexto de
vendas, como Sales Enablement e executivos, e também entre demais áreas da
empresa, como CS, Marketing, Vendas e até Produto, para assim, obter
consistência nos resultados e eliminar ruídos.
Junto a essas duas
tarefas podemos citar também a importância do domínio de ferramentas. É de
responsabilidade do Sales Ops selecionar as
ferramentas certas, comunicar as decisões aos vendedores, deixá-las todas
integradas e centralizadas de forma que melhorem e facilitem o trabalho de
todos – seja de quem está gerando ou quem está analisando estes dados – e após
isso, treiná-los no uso das ferramentas e no propósito do processo.
Alguns exemplos de
ferramentas:
Notion: é uma
ferramenta onde você pode reunir tarefas, projetos e muito mais para ser a base
de todo seu fluxo de trabalho.
CRM Score: ferramenta
online, ágil e 100% gratuita que aponta quais os dados realmente inseridos em
seu CRM que são realmente relevantes e quais os pontos que necessitam de
melhoria.
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*Almir Neves é founder da hubkn,
empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento
de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation)
da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e
especialização em Finanças pela FAE.
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através de Inteligência Artificial, o Jordan.
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