Symrise e L'Oreal se unem em iniciativa para desenvolvimento de novas empreendedoras no Rio de Janeiro
Em parceria com a Fundação Dom Cabral, o
projeto beneficiará jovens de Nova Iguaçu e Complexo da Maré
A Symrise
está em constante inovação. Buscando ir além, a empresa alemã - uma das maiores
no mercado global de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes
cosméticos - fechou em 2020 o patrocínio do movimento “PRA> FRENTE” da Fundação Dom Cabral – FDC,
considerada a melhor escola de negócios da América Latina. Os projetos da FDC
ajudam a desenvolver milhares de empresas e líderes de todos os segmentos, da
iniciativa pública, privada e do terceiro setor.
O movimento “PRA>FRENTE”, um dos
pilares do Centro Social Cardeal Dom Serafim da FDC, tem como foco gerar
desenvolvimento econômico e social sustentável por meio da capacitação em
gestão e empreendedorismo de jovens e adultos de periferias e comunidades de
grandes cidades brasileiras. Para isso foi criado um Fundo de Apoio ao Empreendedor
com recursos que serão direcionados ao desenvolvimento de nano, micro e
pequenos empreendedores, como também do ecossistema em que estão inseridos. O
Fundo financiou o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias, conteúdos e
ferramentas de aprendizagem e de gestão com foco em soluções de potencial
transformador, de alto impacto e visão de curto, médio e longo prazos.
Para entrega do projeto, a Symrise se uniu à L’Oréal Brasil que já
atua com ações de capacitação de jovens de Nova Iguaçu e Complexo da Maré, no
Rio de Janeiro, das instituições sociais Casa
do Menor e Redes
da Maré. A L’Oréal
já promove cursos de barbearia, cabelereiro e manicure por meio
do seu programa de sustentabilidade L’Oréal For the Future com objetivo de
oferecer uma renda adicional e uma oportunidade de emprego a estes jovens.
Agora, o projeto “PRA>FRENTE” chega para acelerar o desenvolvimento de
Líderes Comunitários, incubação de Negócios Sociais, geração e Gestão do Conhecimento,
Pesquisas e Centros de Referência focados no Empreendedorismo Feminino.
“Para nós, apoiar o protagonismo
feminino faz parte dos nossos compromissos. Por isso, atuar junto à Symrise e a
Fundação Dom Cabral em um projeto tão significativo como este é extremamente
importante, pois estamos empoderando nossas mulheres para que elas alcancem a
independência financeira e contribuam, desta forma, para o desenvolvimento de
suas comunidades. Ações como esta dão voz ao nosso propósito de construir
a beleza que move o mundo, uma beleza mais sustentável, diversa e inclusiva”,
afirma Letícia Novak, Coordenadora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil.
Além do uso de ferramentas aplicáveis e
com foco em resultados imediatos, a capacitação em empreendedorismo foi
elaborada visando o sucesso e segurança das empreendedoras. A presença digital
também irá ajudar a garantir um alcance em escala e capilaridade ao seu
negócio. “Ao desenvolvermos o “PRA>FRENTE”,
entendemos que é importante articular ações emergenciais aplicadas para o atual
momento com iniciativas que gerem novos modelos de desenvolvimento social e
sustentável. A parceria e articulação com o setor privado, organizações sociais
e o poder público são essenciais para a criação de um ecossistema próspero que fomente
a inclusão social no nosso país”, avalia Antonio Batista da Silva Junior,
Presidente Executivo da FDC.
Na próxima segunda-feira (18), uma aula
inaugural será ministrada na instituição social Casa do Menor São Miguel
Arcanjo, em Miguel Couto, bairro de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. “Temos
muito orgulho de fazer parte desse movimento. Acreditamos que as grandes
transformações que estamos vivendo reforçam uma sociedade cada vez mais
exigente sobre o papel das empresas na criação de ações com impacto e alcance
inclusivo, com foco na diminuição das desigualdades e no desenvolvimento
sustentável e duradouro”, declara Éder Ramos, Presidente Global da Divisão de
Fragrâncias e um dos Embaixadores de Sustentabilidade da Symrise.
A parceria será uma oportunidade de
reforçar que a educação é o melhor ponto de partida para a redução da
desigualdade social e para o impulsionamento de grandes mudanças, bem como
inspirar novas iniciativas em prol da igualdade e desenvolvimento social, da
diversidade e da sustentabilidade”, finaliza Éder.
SOBRE A SYMRISE:
A Symrise é uma fornecedora global de
fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos. Seus
clientes incluem fabricantes de perfumes, cosméticos, alimentos e bebidas,
farmacêuticos, produtores de suplementos nutricionais e alimentos para animais
de estimação. Em 2020, vendas de aproximadamente € 3,5 bilhões de Euros fizeram
da Symrise a principal fornecedora global do segmento de aromas e
fragrâncias. Com sede em Holzminden, Alemanha, o Grupo é representado por
mais de 100 localidades pelo mundo, com sedes na Europa, África, Oriente Médio,
Ásia, Estados Unidos e América Latina. A Symrise trabalha junto de seus
clientes no desenvolvimento de novas ideias e conceitos prontos para o mercado,
compondo produtos que fazem parte do dia a dia. O sucesso econômico e a
responsabilidade corporativa estão indissociáveis como parte desse processo.
Symrise – sempre inspirando mais...
SOBRE L’ORÉAL PARA O FUTURO:
O programa de sustentabilidade L'Oréal para
o Futuro, foi lançado em junho de 2020. Com base em resultados tangíveis, o
Grupo está se comprometendo a operar dentro dos limites do planeta e se adaptar
ao que pode suportar, conforme definido pelo ambiente Ciência. A L'Oréal está,
portanto, implementando um novo programa de transformação interna, com
objetivos quantificáveis, para limitar o impacto de todas as suas atividades no
clima, água, biodiversidade e recursos naturais. Estas novas metas incidirão
não só no impacto direto do Grupo, mas também no seu impacto alargado,
relacionado com a atividade dos seus fornecedores e a utilização dos produtos
pelos seus consumidores.
No clima, o objetivo geral da L'Oréal
para 2030 é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todos os âmbitos
em 50% por produto acabado. Como membro da iniciativa ‘Business Ambition for
1.5 ° C’, o Grupo também se comprometeu com emissões líquidas zero até 2050. Em
2025, todas as suas unidades terão alcançado a neutralidade de carbono. Entre
outros compromissos estratégicos, a L'Oréal também se comprometeu a reciclar e
reutilizar 100% da água usada em seus processos industriais até 2030, e 100%
dos ingredientes de base biológica para fórmulas e materiais para embalagens
serão rastreáveis e virão de fontes sustentáveis até o final da década, nenhuma
estará ligada ao desmatamento.
Para enfrentar alguns dos desafios ambientais e sociais mais urgentes que o mundo enfrenta, a L'Oréal também está alocando 100 milhões de euros para investimentos de impacto dedicados à regeneração e ao desenvolvimento da economia circular, e 50 milhões de euros para um fundo de doação de caridade para apoiar mulheres altamente vulneráveis.
Nenhum comentário