Voando alto: VOA Hotéis foca agora em grandes hoteleiros
José Eduardo Mendes e Gustavo Xavier, cofundadores da VOA Hotéis
RIO DE JANEIRO, ABRIL
DE 2022 - A
startup VOA Hotéis foi fundada em 2019 com o objetivo de profissionalizar a
hotelaria independente do Brasil, elevando os resultados de empreendimentos de
pequeno e médio porte. Agora, quase três anos depois, a startup planeja alçar
voos mais altos com nova estratégia para ganhar escala, mirando em propriedades
maiores, de médio e grande porte, e pensa em uma rodada de investimento em
2022. No comando dos negócios estão José Eduardo Mendes, fundador e CEO da VOA
Hotéis e também sócio fundador da agência de viagens online Hurb (ex-Hotel
Urbano) e Gustavo Xavier, ex-banqueiro de investimentos da empresa de consultoria
financeira Lazard. A meta é ousada: chegar a 250 empreendimentos sob gestão até
o final do ano.
Segundo Duda, a mudança
de mindset fluiu de maneira natural à medida que a empresa foi chamando a
atenção de grandes hotéis que buscavam força comercial, distribuição e
tecnologia.
“Quando começamos com a
VOA, a ideia era sermos atrativos, gerando uma mudança positiva e eficaz na
vida dos pequenos e médios hoteleiros. Essa era nossa estratégia de
crescimento, até que passamos a abraçar estabelecimentos maiores e percebemos
que eles têm mais dificuldades, pois os custos são mais altos. Daí para esse
segmento entrar para o radar da empresa foi um pulo", diz o executivo. O
portfólio já inclui nomes como o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, com 413 apartamentos.
Uma forma encontrada
para atrair parceiros foi a flexibilização de seus modelos de negócios. Um dos
exemplos dessa mudança foi a retirada da multa para rescisão de contratos e a
obrigatoriedade da padronização das propriedades, que passa agora a ser
opcional. Além disso, a empresa, que antes trabalhava com remuneração sobre
faturamento de hospedagem, criou um modelo de taxa de incremento de vendas que
os hotéis têm gostado muito, principalmente os maiores.
Atualmente, a VOA
soma 85 hotéis em seu portfólio, distribuídos em 17 estados, incluindo São
Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e
Paraíba. Os esforços são direcionados para todas as regiões do país, mas com um
olhar especial para o Nordeste, onde a empresa está em fase de prospecção em
mercados como Natal, Bahia e Fortaleza.
Balanço
Passado o ápice da
crise, a VOA Hotéis já enxerga uma 2022 promissor. Sem abrir nomes, Guga fala
de um hotel de Bonito (MS) chegou a crescer 226% em faturamento entre janeiro
de 2021 e 2022. E resultados parecidos foram registrados em outras localidades
como interior paulista e Região dos Lagos, no Rio. “Temos cases de propriedades
com perfis diferentes com bons resultados. Este ano, vamos trabalhar forte
distribuição, desenvolvendo estratégias para a baixa temporada ainda na alta,
estabelecendo ações de curto, médio e longo prazo”, revela.
Entre janeiro de 2021 e
2022, a VOA Hotéis elevou sua capacidade de distribuição em 100% em canais que
convertem vendas — o que ajudou a empresa a alcançar bons resultados. No início
do ano passado, a startup atuava com 135 canais com vendas, número que subiu
para 280.
Guga adianta que a rede gerou R$ 15 milhões em vendas em janeiro de 2022. “Tivemos um excelente pickup com vendas para os meses seguintes, totalizando 40 mil room nights. Cerca de 70% das reservas foram para datas em fevereiro, março e abril, enquanto os 30% restantes para mais de 90 dias”, comemora o executivo.
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