Você sabe o que é metodologia DISC?
A metodologia DISC é muito adotada por empresas dos mais variados setores, tendo como objetivo conhecer um pouco mais os colaboradores.
Todos os profissionais podem conquistar o sucesso, mas isso fica muito mais fácil para que eles exerçam atividades adequadas ao seu perfil pessoal e profissional. Para identificar esses aspectos, utiliza-se a metodologia DISC.
Isso porque os funcionários que realizam atividades alinhadas ao seu perfil comportamental se sentem muito mais felizes e realizados dentro da empresa.
É necessário lembrar que não existe um perfil melhor ou pior, uma vez que qualquer estilo comportamental pode se adaptar a diferentes funções. O que muda é o esforço necessário para desempenhar essas tarefas.
Justamente, por isso, é crucial que a organização saiba reconhecer o perfil comportamental de seus profissionais, pois quanto mais parecido ele for com o cargo, melhor será a performance do indivíduo.
As companhias têm em mãos a metodologia DISC que mensura pontos fracos e fortes, de modo que os gestores possam traçar objetivos compatíveis com as características dessas pessoas.
Pensando nisso, vamos explicar o conceito de metodologia DISC, como esse recurso pode ser usado dentro da empresa e explicar o significado da sigla.
Entenda o conceito de metodologia DISC
A metodologia DISC surgiu na década de 1920, no livro As Emoções das Pessoas Normais, escrito por William Moulton Marston. Foi uma tentativa de aplicar a psicologia em pessoas comuns, fora do cenário clínico.
Assim, o autor desenvolveu a metodologia para demonstrar suas ideias em relação às emoções do ser humano.
Durante cerca de 10 anos, ele constatou que os estímulos visuais e verbais recebidos pelos participantes provocavam reações neurológicas e físicas.
Para chegar até o método que um fabricante de cilindro de oxigênio grande pode aplicar atualmente em seus funcionários, o autor também passou a dar estímulos para mensurar reações e agrupar pessoas com as mesmas características.
Depois disso, provocar estímulos novamente e os reordenar em grupos. Ao finalizar o estudo, Marston havia identificado 4 fatores comportamentais, são eles:
Dominância;
Influência;
Estabilidade;
Conformidade.
A partir disso surgiu a metodologia DISC, que mostra quais são as qualidades e pontos que precisam ser melhorados na personalidade de uma pessoa.
As empresas podem entregá-la para ajudar no desenvolvimento dos colaboradores, o que consequentemente melhora os resultados da corporação.
Os funcionários são agrupados dentro dos 4 grupos de traços de personalidade, tendo em vista que todos possuem essas características inerentes.
Por que as empresas devem usar?
Usar esse recurso é uma forma de conhecer diferentes tipos de personalidade, além de reconhecer combinações e descobrir de que maneira as ações do cotidiano afetam as pessoas no ambiente empresarial.
Por exemplo, dentro de um fabricante de mesa saarinen canto, também é uma forma de e tem de ficar capacidade de comunicação, capacidade organizacional, maneiras de evitar um conflito, reações, dentre outros pontos.
O gestor, por sua vez, é capaz de tomar decisões proativas e assim colocar as pessoas em ambientes onde elas se sentem realmente confortáveis e treinadas, consequentemente, vão reagir de maneira positiva e entender suas tarefas.
Os gestores podem usar ferramentas para aplicar a metodologia DISC de maneira totalmente online, e assim compreender as diferentes personalidades que compõem a equipe.
Só que muito além de saber quais são os pontos fortes e fracos, essa estratégia também traz muitas vantagens.
Por exemplo, por meio dela, as pessoas aumentam o seu autoconhecimento e reconhecem o modo como respondem a conflitos, resolvem problemas, como se comportam em situações estressantes e o que as motivam.
Essa ação também melhora as relações de trabalho e permite que o gestor conheça as estratégias de comunicação que funcionam melhor com o time.
Com isso, o trabalho em equipe flui positivamente e reduz qualquer aspecto que possa gerar conflitos e atrapalhar a performance.
Um despachante especializado em conversão placa Mercosul também desenvolve habilidades de vendas e conhecimento, compatíveis com diferentes perfis de consumidores.
Por fim, a metodologia também ajuda a gerenciar e entender quais são as prioridades dos colaboradores e de que modo elas podem ser trabalhadas.
Entendendo a sigla
Conversando rapidamente com uma pessoa, é possível perceber se ela é mais reservada ou mais extrovertida, dentre outras características mais visíveis da personalidade.
No entanto, existem outros traços mais difíceis de identificar e que só com o tempo são percebidos, mas dentro de uma empresa, o tempo necessário para conhecer um colaborador pode significar perda de qualidade.
Na metodologia DISC são trabalhados os perfis dominantes, influenciadores, estáveis e conformistas. A dominância que possui um perfil executor, que são pessoas que sempre procuram fazer o melhor e ser as melhores.
Dentro de uma empresa especializada em antigo revestimento, são aqueles colaboradores mais dinâmicos, independentes e totalmente focados nos resultados.
Eles procuram posições que trazem mais autoridade sobre outras pessoas dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, são mais ambiciosos e competitivos, conseguem enfrentar grandes obstáculos e dificilmente recuam perante desafios.
Por outro lado, pessoas com perfil pouco dominante são mais reservadas se moderadas na hora de agir. Procuram evitar conflitos, por meio de postura diplomática, cuidadosa em relação à comunicação e mais conservadora.
Uma personalidade mais influente se ajusta ao perfil comunicador. São aqueles funcionários que compreendem que fazem parte de uma equipe, portanto, suas vitórias também são vitórias da equipe.
A influência é muito comum em pessoas amigáveis, dinâmicas, sociáveis, extrovertidas e comunicativas. Possuem uma natureza otimista e conseguem confiar nos outros.
Também são muito persuasivas e com isso conseguem motivar os demais a buscarem resultados, além de cultivar um sentimento de satisfação entre as pessoas.
Em contrapartida, indivíduos de baixa influência são mais sérios, formais e reservados em suas relações com os colegas de trabalho. Também são pessoas mais lógicas e racionais na hora de tomar uma decisão.
Dentro de um fabricante de painel de aeroporto também podemos encontrar pessoas com mais estabilidade, ou seja, aquelas que possuem um perfil planejador.
São mais estáveis e ponderadas, pacientes, organizadas, boas ouvintes, leais e empáticas. São aqueles funcionários mais focados nas atividades que precisam desenvolver no dia a dia.
Além disso, também procuram adotar uma postura pacificadora diante de qualquer divergência e procuram constantemente harmonizar o ambiente de trabalho.
São indivíduos que preferem resultados de longo prazo, situações permanentes e que buscam sensação de segurança.
Entretanto, também existem profissionais com baixa estabilidade, e estes costumam ser mais ousados, possuem iniciativa e são mais flexíveis.
Em suas carreiras, gostam de trabalhar com diferentes atividades e executam várias tarefas simultaneamente.
Por fim, pessoas com altos índices de conformidade possuem um perfil analista, são capazes de pensar fora dos padrões e justamente por isso também conseguem pensar dentro deles.
Dentro de uma empresa de higienização ar condicionado automotivo, são aquelas pessoas que gostam de lógica, regras, procedimentos bem definidos e formalidades.
Outra característica marcante é o fato de serem detalhistas, portanto, executam suas tarefas nos mínimos detalhes.
Também são mais ponderadas, por isso, diante de uma situação de conflito, costumam analisar tudo o que está envolvido para encontrar uma boa solução.
Este profissional também é mais reservado, portanto, pode ser que prefira não ter tantas intervenções em seu trabalho e não goste muito de explicar como e o que está fazendo.
Em um fabricante de medidor de umidade algodão, profissionais com perfil analista também prezam pela qualidade de seu trabalho e acreditam que ela seja muito superior à agilidade.
Em vista disso, talvez não gostem muito de prazos e nem de cobranças em relação ao prazo de entrega. Se sentem mais atraídos por atividades técnicas e que sejam capazes de estimular sua capacidade crítica e analítica.
Esse tipo de pessoa também busca resultados de longo prazo e com alta qualidade, desde que possam trabalhar no seu tempo.
Por outro lado, um profissional que tem um perfil de baixa conformidade é um pouco mais firme, independente e sabe ser audacioso quando é necessário.
Em uma companhia especializada em manutenção de condomínio, é aquele que tem mais facilidade para assumir riscos.
Considerações finais
Sendo assim, a metodologia DISC permite que as empresas conheçam um pouco mais sobre seus colaboradores, e assim possam dividir as tarefas, de acordo com as características principais dos membros da equipe.
Essa ferramenta pode ser usada em várias frentes, como a promoção do autodesenvolvimento e para melhorar o processo de gestão de pessoas dentro da corporação.
Também pode ser aplicada durante recrutamento e seleção, para identificar profissionais compatíveis com as vagas disponíveis.
Outra possibilidade é usar a metodologia para desenvolver treinamentos, identificar líderes e aumentar o capital humano. Tudo isso vai fazer com que os profissionais se sintam mais motivados para trabalhar, melhorando os resultados da corporação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário