4 mitos que prejudicam a experiência digital do usuário
Desconstruir conceitos e percepções enraizadas sobre o
comportamento do usuário em sites e aplicativos são os primeiros passos para
executar bons projetos, afirma especialista
Roque Sales, Head de Design da Zappts
Divulgação
Assim como no mundo físico,
a primeira impressão é o que mais impacta o usuário ao navegar por um site. O
Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen, plataforma de tecnologia
financeira, destaca que 70% dos 2 mil entrevistados para o estudo não oferecem
uma segunda chance para marcas que disponibilizam experiências ruins, sejam
elas no ambiente físico ou digital.
“Toda marca precisa
construir uma experiência autêntica para o seu usuário, de forma que ele
entenda que aquilo é único e somente ela pode oferecer”, afirma Roque Sales,
Head de Design da Zappts, empresa de tecnologia focada em desenvolver soluções
digitais para grandes marcas.
A empresa, que atua com
players de diversos segmentos, em especial do setor financeiro, de seguros e
varejo, tem como um dos seus principais pontos a criação de experiências
digitais personalizadas para os usuários de seus clientes.
“Aqui na Zappts,
desenvolvemos soluções digitais que possibilitam uma experiência fluida e
memorável para o usuário final, sempre alinhados aos objetivos dos nossos
clientes e garantindo diferenciais competitivos. ”, conta Sales.
Mitos que podem afetar
a experiência de usuários
A experiência do
usuário pode acontecer tanto no ambiente físico como no digital. Ela precisa
estar associada aos valores da marca e às necessidades do consumidor. Nesse
sentido, o profissional dessa área não pode se deixar levar por vieses e vícios
do mercado ou da própria empresa, pois a experiência sempre dependerá daquilo
que é mais importante para o usuário.
Segundo pesquisa do
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2021, cerca de 82%
dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, e 98% das pessoas que
possuem internet móvel ou fixa fazem o acesso a partir de um smartphone.
Os números mostram que o brasileiro participa do universo digital
principalmente por meio dos dispositivos móveis.
Construir uma boa
experiência de navegação para este usuário certamente está entre as principais
preocupações dos profissionais de tecnologia. Diante deste cenário, os
designers e desenvolvedores devem analisar diversas situações que englobam o
processo de estruturação de uma plataforma digital.
Não se prender a
conceitos ou vícios da área pode auxiliar na evolução do trabalho e na
consolidação do produto final. Sales explica alguns dos “mitos” muitas vezes
disseminados na área e que não podem nortear o trabalho de um designer de
experiência, também conhecidos como UX Designers. Confira:
- Todas as páginas de um site devem ser
acessíveis em 3 cliques
Um dos maiores mitos
entre os profissionais de UX Design e principalmente entre usuários é o de que
toda página dentro do ecossistema de um site deve ser acessada em 3 cliques.
Apesar de se ter um maior engajamento entre usuário e plataforma, nem toda
página pode ou deve ser acessada em 3 cliques. Uma maior organização dos
tópicos aliadas a técnicas de arquitetura da informação podem tornar a
navegação do usuário mais agradável.
- Seu usuário não é como você
Outro mito bastante
difundido entre designers e desenvolvedores é basear a usabilidade da navegação
na própria experiência. Por exemplo, ao criar um site para o público
adolescente, o UX Designer não pode colocar-se no lugar de um jovem, mas deve
criar ferramentas que agradem este determinado público e testá-la. Além disso,
os processos de research e discovery executados pelos designers devem ter como
ponto central o usuário, de maneira que o exercício da empatia seja uma das
características do projeto.
- A aplicação está lenta, mas está
funcionando
A lentidão das
plataformas pode influenciar diretamente a experiência do usuário, sendo uma
vantagem competitiva em muitos segmentos que utilizam os sites como principal
canal de contato com o público, por exemplo. A demora no carregamento de uma
página na internet pode causar estresse e desinteresse do usuário, portanto,
apesar de estar funcionando, a aplicação deve ser fluida e com tempo de
resposta ajustado.
- O
cliente define todos os direcionamentos
Ao construir um site,
designers e desenvolvedores devem ouvir seus clientes com atenção para a
formatação do projeto. O profissional de UX Design, nesse sentido, é crucial na
condução desse processo, uma vez que ele é quem vai mapear os gostos e o
comportamento do consumidor com a marca. Layout, cores e ferramentas são alguns
dos tópicos levantados em reuniões entre designers, desenvolvedores e clientes.
O consenso deve prevalecer entre as partes, mas a palavra do profissional
contratado para isso deve ser sempre considerada como prioridade por parte do
cliente que o contrata.
Desmistificação da
experiência do usuário
Os designers de
experiência do usuário têm potencial de serem grandes agentes de mudança, não
apenas dentro das empresas, mas em toda a sociedade. Manter-se atualizado às
mudanças culturais e comportamentais é fundamental para a construção de
projetos que façam a diferença no dia a dia das pessoas.
Além da constante
atualização, a empatia pelos usuários deve nortear o trabalho do designer
durante toda construção do projeto que realiza, para que os percalços e
dificuldades possam ser superados sem maiores transtornos.
Recentemente, a Zappts,
lançou gratuitamente o ebook "Tendências de Design de Experiência que sua
empresa precisa ficar de olho", desenvolvido por Roque e disponível para
os profissionais e entusiastas da área através do link: https://conteudos.zappts.com/ebook-tendencias-de-design-de-experiencia.
Sobre a Zappts
Há 7 anos no mercado, a Zappts realiza a aceleração digital de grandes marcas como a Porto Seguro, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burguer King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. Referência na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, a empresa atua em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil. Saiba mais em: https://www.zappts.com.br/
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