A evolução do varejo no mundo: o que aprendemos com a NRF#22?
*Por Tiago Serrano, da SoluCX
O setor de varejo é, sem dúvidas, um dos
maiores e mais importantes segmentos do mercado. Para se ter uma ideia de sua
dimensão, uma pesquisa realizada pela eMarketer, uma das mais conhecidas
empresas de pesquisa de mercado do mundo, mostrou que em 2022, as vendas totais
do segmento deverão chegar a quase US$27 trilhões. Em um setor com essa
dimensão, estar alinhado às tendências e novidades é fundamental para quem
deseja ter sucesso.
Com isso em mente, a National Retail
Federation, a maior associação de comércio varejista do mundo, organiza todos
os anos a Retail’s Big Show, ou NRF, como é conhecida. A feira é a mais
importante do segmento e acontece em janeiro, na cidade de Nova York. Durante o
evento, palestras e workshops dividem espaço com os estandes de exposição, onde
encontramos gigantes do varejo e pequenas startups, que mostram quais as
principais novidades do mercado.
Apesar de acontecer nos Estados Unidos,
o que é mostrado na NFR tem impacto direto em empresas do mundo todo e se torna
tendência em diversos mercados, inclusive no brasileiro. Por isso, neste artigo
irei falar mais sobre algumas tendências do varejo que podem e devem ser
aplicadas ao mercado brasileiro, para que as empresas e empresários do segmento
no país possam se desenvolver.
- Omnichannel mais do que nunca é
obrigação:
Em um mundo totalmente conectado, onde o
público mais jovem está assumindo um papel de destaque dentro das estratégias
comerciais das empresas, o conceito de estar atuando em diferentes plataformas
deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação.
Enquanto para empresas mais
tradicionais, o omnichannel ainda é considerado um recurso moderno, aos olhos
da geração Z e Alpha, que são os nascidos após os anos de 2000 e 2010,
respectivamente, estar inteirado dos recursos do omnichannel é obrigação,
afinal, eles já nasceram em um ambiente onde a integração do virtual com o
físico deixou de ser um desejo para se tornar uma realidade.
Hoje o omnichannel é quase uma
commodity. Principalmente em tempos de pandemia, quem não está praticando esse
conceito acaba estando fora do mercado, afinal, ele se tornou o básico do
varejo.
- Metaverso é a bola da vez:
Se o conceito de omnichannel já está no
limite de se tornar obsoleto, a novidade é o Metaverso. Ganhando popularidade
no último ano, principalmente após as mudanças no antigo Facebook, o termo sem
dúvidas, foi a palavra da NRF#22 e deve ser um ponto de atenção para o mercado.
O metaverso é hoje o que o omnichannel foi no passado, um conceito onde todos
estão apostando e todos querem falar sobre.
Apesar do destaque, o conceito ainda é
motivo de muitas dúvidas e discussões, afinal, apesar de todos concordarem com
o grande poder de impacto que essa tecnologia possui, as empresas ainda estão
descobrindo como se deve, ou não, utilizar essa tecnologia.
No cenário em que estamos hoje, ninguém
ainda sabe muito bem qual plataforma utilizar, como utilizá-la, como ter
destaque e o que fazer com a empresa dentro do mundo do metaverso. As empresas
estão fazendo grandes investimentos para entender como tudo isso funciona,
porque uma coisa sabemos: quem for criativo e conseguir pegar o início desse
processo vai ter oportunidades incríveis no futuro.
- A importância do ESG dentro do
varejo:
Se o metaverso foi o principal tema da
feira, ESG ocupou o segundo lugar. A sigla, derivada de “Environmental”,
“Social” e “Governance”, orienta a preocupação das empresas com boas práticas
de governança e temas sociais e ambientais. Os valores de ESG são um dos
principais indicadores ao qual devemos estar atentos.
O foco nesse tema é totalmente
justificado em uma sociedade que está cada vez mais preocupada com as
consequências de suas ações para o coletivo. É fundamental que as empresas
estejam alinhadas aos valores do seu público. Especialmente em um
contexto tão concorrido em que existem infinitas opções de um mesmo produto
disponíveis para os cliente em poucos cliques, as ações de ESG podem significar
a diferença entre perder ou fidelizar um cliente.
- Tecnologia: qual utilizar em um
mercado cada vez mais dinâmico:
Se no passado um problema recorrente
para as empresas varejistas era a falta de tecnologia para colocar em prática
alguma ação, hoje, essa situação é completamente diferente. Com os avanços
tecnológicos, encontramos uma série de soluções que parecem ter sido tiradas de
filmes de ficção científica e esses conceitos se tornam muito mais comuns e
acessíveis a todos. A tecnologia não é mais um limite. Não importa a solução
que você pensa em colocar em sua loja, existe uma iniciativa tecnológica para
te atender.
É necessário e de extrema importância
entender que com as infinitas possibilidades relacionadas à tecnologia, um
outro problema surgiu: o excesso. Na busca por inovar e oferecer aos clientes
soluções incríveis e disruptivas, muitas empresas cometem um erro: sacrificar a
boa experiência por uma jornada mais tecnológica. O grande desafio hoje é
selecionar o que, entre as muitas opções disponíveis no mercado, serve para
você, o que de fato é assertivo para o seu tipo de negócio. É necessário ter
foco para que não se tenha muitas iniciativas tecnológicas e, no final, não
consiga desenvolver nenhuma delas. É preciso se perguntar: o que vai realmente
levar valor para o meu negócio?
Em um mundo de tecnologias, existem
outros pontos que acredito que sejam importantes de serem ressaltados como:
realidade aumentada, automação avançada, o uso de dados, criptomoedas e NFT.
Esses tópicos merecem ser levados em consideração e chamam atenção como tendências
próximas e palpáveis do varejo.
Em um mundo onde avanços surgem a cada
segundo e o mercado está em constante transformação, estar atento às inovações
e novas oportunidades é essencial para quem busca sucesso em qualquer segmento,
especialmente no varejo.
Os ciclos de vida das tecnologias estão
cada vez mais curtos. Cada vez mais tecnologias nascem, se desenvolvem, vão
para o mercado e ficam obsoletas com maior velocidade, por isso, é fundamental
acompanhar a feira todos os anos para não ficar para trás, achando que está
atualizado.
Sobre a SoluCX
A SoluCX é uma empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS por meio de um software de gestão da experiência do cliente. A startup nasceu em São José dos Campos/SP e desde 2017 se consolidou no mercado, realizando, por ano, mais de 30 milhões de pesquisas de satisfação transacionais a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos.
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