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Baseada em práticas da Europa e EUA, fintech brasileira ajuda a democratizar o acesso de crédito para PMEs

Com recursos tecnológicos, o modelo de negócio da CashU conta com uma análise de crédito três vezes mais assertiva  do que as soluções disponíveis no mercado brasileiro

Atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) são as que mais têm dificuldades em conseguir acesso ao crédito no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, junto às principais instituições financeiras, mostra que, em 2021, apenas 9% do crédito foi destinado às PMEs, grupo este que corresponde a quase 30% do PIB, além de 50% de empregos com carteira assinada no Brasil. Foi analisando este cenário que a CashU entra para oferecer uma análise de crédito três vezes mais assertiva, para que empresas B2B possam conceder o crédito ideal para a PME que busca essa alternativa.

Trazendo já na bagagem, em menos de um ano de operação, a análise de crédito de mais de 500 mil PMEs para grandes empresas do segmento pet, vestuário e food service, além de reduzir em 80% os custos operacionais das empresas, entregando também para o mercado um aumento de mais de 150% de limites aprovados, a CashU se baseia nas melhores práticas que bancos e fintechs americanos, europeus e chineses adotam há mais de duas décadas. A fintech utiliza a tecnologia chamada machine learning para fazer análises de crédito mais assertivas. Esse recurso tecnológico faz com que empresas que concedem crédito ao mercado, possam extrair informações completas sobre as PMEs, como históricos de pagamentos e transações entre elas e clientes, sendo possível analisar o perfil de quem está buscando pelo crédito comercial, permitindo também maiores prazos e limites de créditos. 

Outros diferenciais da CashU são: proteção contra risco de inadimplência e formas de pagamento estendidas e integradas ao e-commerce ou software de automação comercial. Além disso, a fintech conta também com o modelo de vendas Buy Now Pay Later, com taxas de crédito começando a partir de 1,5%, sendo a primeira a atuar com essa solução no Brasil. Os produtos da fintech já nasceram adaptados ao Real Time Commerce e são facilmente integrados aos pontos de vendas (online ou offline) das empresas que contam com respostas em tempo real, evitando assim possíveis interrupções na jornada de compra de seus clientes e aumentando conversões de vendas. 

Conciliando tudo isso, as soluções da CashU têm sido um ganha-ganha no mercado brasileiro. Para os vendedores (indústria e distribuidor), a fintech oferece soluções de crédito que aumentem suas vendas, enquanto os compradores (varejistas) ganham em poder de compra. Já para as PMEs de diversos segmentos, é uma possibilidade a mais de ter seu crédito aceito evitando interrupções na jornada de compra de seus clientes e aumentando conversões de vendas. 

“Oferecemos para o mercado uma solução três vezes mais assertiva. Para cada análise de crédito calculada pela nossa solução, três refletem o risco real para a empresa. Com isso, permitimos que as indústrias, distribuidores e também os marketplaces em fase de digitalização ofereçam crédito aos clientes PMEs, utilizando o capital próprio ou de algum parceiro de financiamento que temos na nossa base. A flexibilidade desse acesso ao crédito  permite que nossos clientes parceiros tenham uma gestão do seu capital de giro muito mais eficiente, podendo ter até 100% da sua negociação de pagamento a prazo assegurada por nós, ” comenta Thiago Saldanha, CEO e fundador da CashU.

No final de 2021, a fintech anunciou a captação de R$ 6,1 milhões em rodada seed liderada pela ABSeed e com participação dos fundos Caravela, ScaleXOpen e Bertha Capital, além de investidores anjos. Com o aporte, a expectativa é que a CashU possa aprimorar ainda mais sua tecnologia e expandir sua base de clientes, levando sua expertise para mais negócios. Atualmente, a fintech oferece um leque de possibilidades para seus clientes, que varia da concessão de crédito comercial (por meio de prazos de pagamento e limites de crédito maiores), soluções de Buy Now, Pay Later, Full Protection (seguro de crédito) e até linhas de capital de giro de longo prazo para financiamento de expansão da sua base de clientes PMEs. 

Quem está por trás da CashU?

O grande diferencial da CashU está no time construído. Thiago Saldanha é empreendedor em série, formado em direito pela Universidade São Paulo, com atuação em operações de M&A de grandes clientes nacionais e internacionais no Lefosse Advogados, e tem a experiência de quem fundou uma rede de lojas com mais de 100 funcionários e 50 milhões de faturamento. 

Há quatro anos, resolveu transformar sua dor em oportunidade e estruturou um fundo de antecipação de recebíveis. Após o MBA realizado em uma Faculdade de Columbia (2019) e pós graduação (Ignite) em Stanford (2017), fundou a CashU juntamente com Yuri Resende, data-scientist empreendedor formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Gestão Operacional pela Universidade de Columbia e atualmente candidato a PhD no departamento de Decisão, Risco e Operações da Universidade de Columbia. 

Sobre a CashU

Fundada em 2019, pelos empreendedores Thiago Saldanha e Yuri Fonseca, que se conheceram na Universidade de Columbia, e também pelo desenvolvedor de software João Torquato, a CashU é uma empresa que empodera a cadeia produtiva (indústria, distribuidores e marketplace B2B) com inteligência de fintech para que eles ofereçam soluções que aumentem a suas vendas e o poder de compra de seus clientes PMEs. A startup nasceu com a missão de transformar o modelo de análise de crédito, negociação de prazos de pagamento a PMEs e proporcionar mais autonomia e assertividade aos seus clientes nessa gestão, por meio de uma modelagem matemática, possibilitando que qualquer marca possa atuar como uma empresa financeira, e, ao mesmo tempo, democratizando o acesso ao crédito por parte das PMEs que atuam em diversos segmentos.

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