Baseada em práticas da Europa e EUA, fintech brasileira ajuda a democratizar o acesso de crédito para PMEs
Com recursos tecnológicos, o modelo de negócio
da CashU conta com uma análise de crédito três vezes mais assertiva do
que as soluções disponíveis no mercado brasileiro
Atualmente, as pequenas e médias
empresas (PMEs) são as que mais têm dificuldades em conseguir acesso ao crédito
no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, junto às principais
instituições financeiras, mostra que, em 2021, apenas 9% do crédito foi
destinado às PMEs, grupo este que corresponde a quase 30% do PIB, além de 50%
de empregos com carteira assinada no Brasil. Foi analisando este cenário que a CashU entra para oferecer uma análise de
crédito três vezes mais assertiva, para que empresas B2B possam conceder o
crédito ideal para a PME que busca essa alternativa.
Trazendo já na bagagem, em menos de um ano de operação, a análise de crédito de
mais de 500 mil PMEs para grandes empresas do segmento pet, vestuário e food
service, além de reduzir em 80% os custos operacionais das empresas, entregando
também para o mercado um aumento de mais de 150% de limites aprovados, a CashU
se baseia nas melhores práticas que bancos e fintechs americanos, europeus e
chineses adotam há mais de duas décadas. A fintech utiliza a tecnologia chamada
machine learning para
fazer análises de crédito mais assertivas.
Esse recurso tecnológico faz com que empresas que concedem crédito
ao mercado, possam extrair informações completas sobre as PMEs, como históricos
de pagamentos e transações entre elas e clientes, sendo possível analisar o
perfil de quem está buscando pelo crédito comercial, permitindo também maiores
prazos e limites de créditos.
Outros diferenciais da CashU são: proteção contra risco de inadimplência e
formas de pagamento estendidas e integradas ao e-commerce ou software de
automação comercial. Além disso, a fintech conta também com o modelo de vendas
Buy Now Pay Later, com taxas de crédito começando a partir de 1,5%, sendo a
primeira a atuar com essa solução no Brasil. Os produtos da fintech já nasceram
adaptados ao Real Time Commerce e são facilmente integrados aos pontos de
vendas (online ou offline) das empresas que contam com respostas em tempo real,
evitando assim possíveis interrupções na jornada de compra de seus clientes e
aumentando conversões de vendas.
Conciliando tudo isso, as soluções da CashU têm sido um ganha-ganha no mercado
brasileiro. Para os vendedores (indústria e distribuidor), a fintech oferece
soluções de crédito que aumentem suas vendas, enquanto os compradores
(varejistas) ganham em poder de compra. Já para as PMEs de diversos segmentos,
é uma possibilidade a mais de ter seu crédito aceito evitando interrupções na
jornada de compra de seus clientes e aumentando conversões de vendas.
“Oferecemos para o mercado uma solução três vezes mais assertiva. Para cada
análise de crédito calculada pela nossa solução, três refletem o risco real
para a empresa. Com isso, permitimos que as indústrias, distribuidores e também
os marketplaces em fase de digitalização ofereçam crédito aos clientes PMEs,
utilizando o capital próprio ou de algum parceiro de financiamento que temos na
nossa base. A flexibilidade desse acesso ao crédito permite que nossos
clientes parceiros tenham uma gestão do seu capital de giro muito mais
eficiente, podendo ter até 100% da sua negociação de pagamento a prazo
assegurada por nós, ” comenta Thiago Saldanha, CEO e fundador da CashU.
No final de 2021, a fintech anunciou a captação de R$ 6,1 milhões em rodada
seed liderada pela ABSeed e com participação dos fundos Caravela, ScaleXOpen e
Bertha Capital, além de investidores anjos. Com o aporte, a expectativa é que a
CashU possa aprimorar ainda mais sua tecnologia e expandir sua base de
clientes, levando sua expertise para mais negócios. Atualmente, a fintech
oferece um leque de possibilidades para seus clientes, que varia da concessão
de crédito comercial (por meio de prazos de pagamento e limites de crédito
maiores), soluções de Buy Now, Pay Later, Full Protection (seguro de crédito) e
até linhas de capital de giro de longo prazo para financiamento de expansão da
sua base de clientes PMEs.
Quem está por trás da
CashU?
O grande diferencial da CashU está no time construído. Thiago Saldanha é
empreendedor em série, formado em direito pela Universidade São Paulo, com
atuação em operações de M&A de grandes clientes nacionais e internacionais
no Lefosse Advogados, e tem a experiência de quem fundou uma rede de lojas com
mais de 100 funcionários e 50 milhões de faturamento.
Há quatro anos, resolveu transformar sua dor em oportunidade e estruturou um
fundo de antecipação de recebíveis. Após o MBA realizado em uma Faculdade de
Columbia (2019) e pós graduação (Ignite) em Stanford (2017), fundou a CashU
juntamente com Yuri Resende, data-scientist empreendedor formado em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Gestão
Operacional pela Universidade de Columbia e atualmente candidato a PhD no
departamento de Decisão, Risco e Operações da Universidade de Columbia.
Sobre a CashU
Fundada em 2019, pelos empreendedores Thiago Saldanha e Yuri Fonseca, que
se conheceram na Universidade de Columbia, e também pelo desenvolvedor de
software João Torquato, a CashU é uma
empresa que empodera a cadeia produtiva (indústria, distribuidores e
marketplace B2B) com inteligência de fintech para que eles ofereçam soluções
que aumentem a suas vendas e o poder de compra de seus clientes PMEs. A startup
nasceu com a missão de transformar o modelo de análise de crédito, negociação
de prazos de pagamento a PMEs e proporcionar mais autonomia e assertividade aos
seus clientes nessa gestão, por meio de uma modelagem matemática,
possibilitando que qualquer marca possa atuar como uma empresa financeira, e,
ao mesmo tempo, democratizando o acesso ao crédito por parte das PMEs que atuam
em diversos segmentos.
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