Boleto Parcelado: 60% dos consumidores não possuem cartão de crédito ou limite para grandes compras, segundo levantamento
A facilidade do meio de pagamento e o número de
parcelas disponíveis chamam atenção na modalidade conhecida como BNPL, ou
crediário digital
Nos últimos anos, a inclusão financeira
foi impulsionada pela tecnologia e a popularização dos neobanks, mas, ainda
assim, quase 48 milhões de brasileiros ainda não possuem conta bancária,
segundo dados do Banco Central. Por muitas vezes esse público perde poder de
compra e não consegue adquirir itens com valores mais caros, como eletrônicos e
eletrodomésticos.
O Crédito Digital, também conhecido como
Buy Now Pay Later (BNPL)
surge como uma alternativa, uma forma de pagamento mais democrático que permite
que as pessoas possam comprar de forma parcelada pagando via boleto bancário,
mesmo sem cartão de crédito ou conta em banco. A Provu,
fintech pioneira nesta modalidade de pagamento no Brasil, realizou uma pesquisa
quantitativa online com quase 1.200 pessoas em todas as regiões do país que
utilizaram o meio de pagamento nos últimos seis meses. Segundo dados coletados,
32,4% não utilizam nenhum tipo de cartão de crédito para fazer suas compras e
não conseguem pagá-las de forma parcelada e 9,14% sequer é correntista de algum
banco.
O levantamento ainda mostra o que os
motivaram a escolher esta forma de pagamento: 37,6% declararam que tinham
curiosidade e interesse em conhecer esse novo método de parcelamento; já 36,4%
deles não tinham limite disponível para compra; e 23,6% não fazem uso de cartão
de crédito. O levantamento ainda mostra que 46,3% dos clientes compraram
produtos eletrônicos (como celulares, notebooks e tablets) e 37,2% adquiriram
eletrodomésticos (como geladeira, televisão, máquina de lavar
roupas).
Para 45,5%, o que chamou atenção foi a
facilidade na hora da compra; 29,7% gostaram do número de parcelas disponíveis
para compra e; 16,1% por não depender ou precisar utilizar o limite do cartão
de crédito.
“Isso mostra que o crediário digital é
uma forma de pagamento fácil e democrática. Mesmo pessoas que não têm cartão ou
conta bancária conseguem comprar produtos mais caros pela internet e sem ter
que guardar dinheiro para pagar à vista. Esse meio de pagamento devolve o poder
de compra dessas pessoas”, comenta Rafael Corrêa, chefe de BNPL da Provu. O
produto Provu Parcelado cresceu 95% nos dois últimos meses de 2021 e a fintech
pretende aumentar em 10 vezes o volume de vendas ainda este ano. O serviço já
está disponível nas maiores plataformas de e-commerce, como Linx, Vtex e
NuvemShop e grandes lojas virtuais, como Polishop, Electrolux, Mondial e Copel.
Sobre a Provu
A Provu é a fintech que vive o Brasil e o sonho
dos brasileiros. A companhia surgiu em 2015 com o propósito de revolucionar o
acesso ao crédito e amparar os clientes com soluções financeiras para que
consigam ter poder de compra, realizem sonhos e saiam de dívidas
abusivas.
A fintech conta com um time de 300
profissionais espalhados por todo o Brasil e já atendeu mais de 100 mil
clientes, oferecendo mais de R$ 750 milhões em crédito.
Atualmente, a empresa conta com dois
produtos: Seguindo o conceito de Buy Now Pay Later, o Provu Parcelado
permite compras em até 24x sem cartão de crédito, ideal para pessoas com baixo
limite ou até mesmo desbancarizadas. A solução também é interessante para os
lojistas, que alcançam um novo público, aumentam o ticket médio das vendas e
ainda recebem à vista e sem taxas.
Já o Provu Empréstimo Pessoal oferece crédito entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil de forma 100% digital, sem garantias e com taxas justas e personalizadas.
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