Últimas

Brasil possui 3 trilhões em crédito a ser concedido, mas processo encarece e tem pouca agilidade

Nova fintech, baseada em automação e inteligência artificial nos processos de crédito, tem como objetivo analisar crédito de acordo com as necessidades da instituição credora, oportunizando facilidade, rapidez, robustez e segurança

O Brasil possui mais de R$ 3 trilhões em crédito a ser concedido, segundo dados do Banco Mundial (2016), Trading Economics. Banco Central do Brasil: Análise do Mercado de Crédito no Brasil – Oliver Wyman. Mas esbarra em um mercado com pouca maturidade digital para ofertar uma análise de crédito com eficiência para impactar na redução dos custos operacionais e na agilidade comercial e, consequentemente, gerar juros menores e redução da inadimplência.

É o que destaca a especialista em negócios digitais Josefina Gonzalez, da Credit-On, startup curitibana que visa realizar transformação digital na área de crédito, ofertando “inteligência de análise de crédito para pessoas jurídicas e físicas ao mercado. Somente no setor das CaaS, Credit As a Service, são mais de R$ 2,5 bilhões em créditos analisados e concedidos a empresas e pessoas físicas, de acordo com a ABFintechs".

“A transformação digital ainda não chegou fortemente neste mercado, que, de forma geral, mantém processos semiautomatizados”, ressalta, complementando que entre os impactos deste cenário está principalmente a universalização do crédito da pessoa física, o que, em um país como o Brasil, onde parte significativa da população brasileira (pelo menos 45 milhões de pessoas, segundo estimativas do mercado) é “desbancarizada”, significa muito. Já para as pessoas jurídicas que precisam de crédito, significa passar por processos automáticos e autônomos com políticas de crédito padronizadas, formalizadas e estruturadas de cada instituição credora, gerando uniformização e robustez da análise de crédito, concedendo limites de crédito adequados à realidade e necessidades desse mercado.

Percebendo esta lacuna, a Credit-On lançou no mercado uma plataforma digital que tem como objetivo realizar análise de crédito personalizada e automática, para pessoas jurídicas e físicas, com forte redução do custo operacional para as instituições credoras.

“Quanto mais automação, melhor a análise de crédito, menor os custos aos requerentes. Nosso sistema, por exemplo, se baseia em automação (RPA – robotic process automation) e inteligência artificial. Utilizamos dados de inúmeras fontes privadas e públicas e documentos digitais disponibilizados pelas empresas clientes tomadoras de crédito, como, por exemplo, balanços. Essas informações são coletadas automaticamente e utilizadas na política de crédito da empresa credora, embarcada dentro da plataforma digital. A análise é realizada. Tudo, reitere-se, de forma automatizada”, explica.

Divulgação/Cred

Nova fintech curitibana lança no mercado plataforma com inteligência artificial para análise de crédito mais rápida e precisa 

Segundo a executiva, a automação de todo o processo de análise de crédito suportado pela inteligência artificial constrói uma operação automática, autônoma, padronizada e robusta. Entrega-se uma análise de crédito em segundos ou poucos minutos, contra horas, dias e semanas e, em casos especiais, meses, dependendo do risco do crédito, e dentro de um processo semiautomático, como os convencionais.

Como benefício, a precisão dos dados fornece à empresa credora segurança na concessão dos recursos financeiros. Esta, somada à diminuição do tempo e das despesas operacionais da análise, reduz o custo global da operação. Também mitiga risco de crédito, com a inadimplência. O risco comercial, com possíveis perdas de oportunidades em função do tempo de concessão do crédito, também é minimizado pela agilidade da análise automática.

Na ponta, portanto, pessoas jurídicas e físicas terão opções mais adequadas às suas necessidades e em condições mais acessíveis de crédito, conforme sublinha Josefina Gonzalez. “Tudo isso provoca uma oportunidade de ‘preço’ de crédito mais acessível ao mercado.”

Isso vale também para empresas do mercado financeiro, em que a análise de crédito faz parte do “core business” (ponto central) do negócio. 

PARA SABER MAIS: https://crediton.tech

Nenhum comentário