Brasil possui 3 trilhões em crédito a ser concedido, mas processo encarece e tem pouca agilidade
Nova fintech, baseada em automação e
inteligência artificial nos processos de crédito, tem como objetivo analisar
crédito de acordo com as necessidades da instituição credora, oportunizando
facilidade, rapidez, robustez e segurança
O Brasil possui mais de
R$ 3 trilhões em crédito a ser concedido, segundo dados do Banco Mundial (2016),
Trading Economics. Banco Central do Brasil: Análise do Mercado de Crédito no
Brasil – Oliver Wyman. Mas esbarra em um mercado com pouca maturidade digital
para ofertar uma análise de crédito com eficiência para impactar na redução dos
custos operacionais e na agilidade comercial e, consequentemente, gerar juros menores e redução da inadimplência.
É o que
destaca a especialista em negócios digitais Josefina Gonzalez, da Credit-On,
startup curitibana que visa realizar transformação digital na área de crédito,
ofertando “inteligência de análise de crédito para pessoas jurídicas e físicas
ao mercado. Somente no setor das CaaS, Credit As a Service, são mais de R$ 2,5
bilhões em créditos analisados e concedidos a empresas e pessoas físicas, de
acordo com a ABFintechs".
“A
transformação digital ainda não chegou fortemente neste mercado, que, de forma
geral, mantém processos semiautomatizados”, ressalta, complementando que entre
os impactos deste cenário está principalmente a universalização do crédito da
pessoa física, o que, em um país como o Brasil, onde parte significativa da
população brasileira (pelo menos 45 milhões de pessoas, segundo estimativas do
mercado) é “desbancarizada”, significa muito. Já para as pessoas jurídicas que
precisam de crédito, significa passar por processos automáticos e autônomos com políticas
de crédito padronizadas, formalizadas e estruturadas de cada instituição
credora, gerando uniformização e robustez da análise de crédito, concedendo
limites de crédito adequados à realidade e necessidades desse mercado.
Percebendo esta lacuna,
a Credit-On lançou no mercado uma plataforma digital que tem como objetivo
realizar análise de crédito personalizada e automática, para pessoas jurídicas
e físicas, com forte redução do custo operacional para as instituições
credoras.
“Quanto mais automação,
melhor a análise de crédito, menor os custos aos requerentes. Nosso sistema,
por exemplo, se baseia em automação (RPA – robotic process automation) e
inteligência artificial. Utilizamos dados de inúmeras fontes privadas e
públicas e documentos digitais disponibilizados pelas empresas clientes
tomadoras de crédito, como, por exemplo, balanços. Essas informações são
coletadas automaticamente e utilizadas na política de crédito da empresa
credora, embarcada dentro da plataforma digital. A análise é realizada. Tudo,
reitere-se, de forma automatizada”, explica.
Nova fintech curitibana lança no mercado
plataforma com inteligência artificial para análise de crédito mais rápida e
precisa
Segundo a executiva, a
automação de todo o processo de análise de crédito suportado pela inteligência
artificial constrói uma operação automática, autônoma, padronizada e robusta.
Entrega-se uma análise de crédito em segundos ou poucos minutos, contra horas,
dias e semanas e, em casos especiais, meses, dependendo do risco do crédito, e
dentro de um processo semiautomático, como os convencionais.
Como benefício, a
precisão dos dados fornece à empresa credora segurança na concessão dos
recursos financeiros. Esta, somada à diminuição do tempo e das despesas
operacionais da análise, reduz o custo global da operação. Também mitiga risco
de crédito, com a inadimplência. O risco comercial, com possíveis perdas de
oportunidades em função do tempo de concessão do crédito, também é minimizado
pela agilidade da análise automática.
Na ponta, portanto,
pessoas jurídicas e físicas terão opções mais adequadas às suas necessidades e
em condições mais acessíveis de crédito, conforme sublinha Josefina Gonzalez.
“Tudo isso provoca uma oportunidade de ‘preço’ de crédito mais acessível ao
mercado.”
Isso vale também para
empresas do mercado financeiro, em que a análise de crédito faz parte do “core
business” (ponto central) do negócio.
PARA SABER MAIS: https://crediton.tech
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