Cinco dúvidas mais frequentes sobre Novo Ensino Médio
Depois de quase seis meses de implementação,
novo currículo ainda gera incertezas entre estudantes e familiares
Já faz quase um semestre que as escolas
brasileiras precisaram começar a implementar o Novo Ensino Médio. E, embora as
mudanças sejam positivas, no sentido de aproximar a escola da realidade
vivenciada pelos estudantes no ambiente extraclasse, ainda restam muitas
dúvidas sobre de que forma essas alterações no formato do Ensino Médio afetam o
cotidiano dos jovens.
Para a coordenadora de evolução de
conteúdo da Conquista Solução Educacional, Alessandra Cavichia Atanazio, “um
Novo Ensino Médio era mais do que necessário e urgente. Ele lança um olhar
atento e cuidadoso às juventudes, oportuniza propostas mais flexíveis e
vinculadas aos interesses e objetivos desses estudantes, além de engajar os
jovens em seu processo de aprendizagem”. Ela elenca cinco dúvidas mais comuns
sobre o novo formato e explica cada uma delas.
- O que mudou na estrutura do
Novo Ensino Médio?
Ele propõe uma reestruturação curricular
e reorganiza essa etapa da Educação Básica em duas frentes principais: a Formação
Geral Básica (FGB), parte comum do currículo, tendo como norteador a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Itinerários Formativos (IFs), parte
flexível, apoiados nos Referenciais Curriculares para Elaboração de Itinerários
Formativos.
A carga horária do Ensino Médio passou a
ser de 3 mil horas. Dessas, 1,8 mil devem ser dedicadas à FGB, enquanto as 1,2
mil restantes, aos Itinerários Formativos. A escola pode ampliar a carga total
para além das 3 mil horas, mas isso só pode acontecer na oferta de mais IFs, e
não na FGB.
- O que muda na atuação dos
professores de Ensino Médio?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
não sugere o abandono dos componentes curriculares tradicionais, mas define
direitos e objetivos de aprendizagem em quatro áreas do conhecimento:
Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da
Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A proposta
é integrar dois ou mais componentes do currículo escolar, fortalecendo a
relação entre eles. Por isso, os professores precisam trabalhar de maneira
interdisciplinar.
- O que significa dizer que o
currículo está mais flexível?
Uma das características do Novo Ensino
Médio, a flexibilização curricular oferece aos alunos a chance de escolher
parte dos conteúdos que vão estudar. Ou seja, o que para eles faz mais sentido
de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais. Os Itinerários
Formativos são justamente essa parte flexível do currículo e devem representar,
no mínimo, 1,2 mil horas da carga horária total.
São três tipos de Itinerários. Primeiro,
há os que se destinam a aprofundar os conhecimentos da FGB. Isso pode ser feito
por áreas de conhecimento ou com formação técnica e profissional. Depois, há
aqueles que complementam a carga horária, chamados de eletivas. Por exemplo, o
aluno escolhe se aprofundar na área de Linguagens e suas Tecnologias e cursa a
Língua Espanhola como uma eletiva. Há, ainda, o Projeto de Vida, que é
obrigatório. Esse componente tem o objetivo de contribuir para o autoconhecimento,
para o desenvolvimento pessoal e para a trajetória profissional.
- Atividades que a escola já
desenvolve podem ser elencadas como Itinerários Formativos?
Podem e devem. É muito importante
considerar a realidade e o contexto de cada instituição de ensino. Cada uma
delas tem autonomia para propor outras unidades curriculares dentro dos
Itinerários Formativos. Por exemplo, se a escola participa de Olimpíadas, as
horas podem ser registradas na matriz como uma eletiva. Da mesma forma,
projetos, oficinas, clubes e jogos são algumas das possibilidades de incluir no
currículo atividades que já fazem parte do cotidiano escolar.
- O que já se sabe sobre o novo
Enem?
Assim como o Ensino Médio, o Enem também
vai mudar para acompanhar a nova proposta. De acordo com o Ministério da
Educação (MEC), a prova será constituída por dois instrumentos: o primeiro
relacionado à Formação Geral Básica e o segundo, aos Itinerários Formativos,
que vai variar de acordo com a escolha do estudante.
Sobre a Conquista Solução Educacional
A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução.
Nenhum comentário